sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL AOS AMIGOS E AOS "CONTRAS"

FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos,
Que respiraram fundo e fizeram das dificuldades, fora e dentro das redações, momentos de aprendizado de como ser companheiro e um bom profissional

FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos,
Que conseguem trilhar o caminho com dignidade, sem precisar puxar o tapete de ninguém, fato quase que banal no nosso meio


FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos,
Que souberam conquistar pessoas e vitórias sem usar da maldade e que conseguiram deitar à noite e dormir sem remorsos

FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos,
Que não deixaram se corromper pelo dinheiro fácil para divulgar mentiras e calúnias

FELIZ NATAL
Pra vocês, que tiveram um gesto amigo, um papo, um alento e estenderam suas mãos aos que mais precisaram

FELIZ NATAL
Pra vocês, que foram à luta, trabalharam honestamente em tantos lugares para ter um salário digno
 
FELIZ NATAL
Pra vocês, que presenciaram a pobreza do mundo a fundo, mas nem por isso perderam a esperança

FELIZ NATAL
Pra vocês, que são amigos, e pra vocês, que ao “contras” presentearam com o silêncio

FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos, que nos acompanham diariamente e que entendem o verdadeiro proprósito do nosso trabalho


FELIZ NATAL
Pra vocês, Amigos do “contra”, que também nos acompanham, tentam nos “pegar”, que sabem do nosso trabalho, até entendem, mas não aceitam as críticas

E O GAIATO DO BF GRITA LÁ DA COPA: FELIZ NATAL PRA TODO MUNDO E ESTAMOS DISPONÍVEIS PARA CEAR NA CASA DE VOCÊS. PARA ISSO É SÓ ENVIAR CONVITE EM NOME DA EQUIPE DO BUCHO FURADO PARA AS REDAÇÕES DAS TVS CABO BRANCO, TAMBAÚ, ARAPUAN, CLUBE, CORREIO E MASTER.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CONEXÕES DE SEGUNDA – VÉSPERA DE NATAL

Entre as conexões de segunda ficamos tão entretidos com o Conexão Master que quase esquecemos do seu clone o Conexão Arapuan, pilotado pelo nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres. O encontro entre D. Aldo Pagoto e o Pr. Estevam nos fez lembrar que o Natal está bem perto e que esquecemos muitas vezes quem deve ser realmente homenageado. Os dois líderes religiosos foram felizes em suas colocações objetivas e racionais. De parabéns toda equipe de produção do Conexão Master que nos trouxe não a religião, mas a religiosidade que pode unir todos os homens. Pena que não foi o programa todo. Muitas vezes o Conexão Master estica o horário quando o assunto é política. Bem que poderiam dar mais tempo aos dois religiosos para podermos receber suas colocações e também para brindar os telespectadores com palavras de conforto e espiritualidade. Ficamos com aquele gostinho de quero mais. Perderam o grande filão da noite que, inesperadamente, surgiu: a lei da palmada. Houve um grande movimento no twitter quando o assunto foi abordado pela bancada. Toda essa atenção ficou bem menos atraente quando da entrada do Procurador do Estado Gilberto Carneiro falando em números de forma não muito esclarecedora. Do outro lado o Conexão Arapuan com Aracilba Rocha e Ruth Avelino cumpriu mais uma escala de revezamento para forçar a barra nos conturbados números do aumento salarial dos servidores públicos. Quem conhece um pouco de contabilidade sabe bem como tratar números. Estamos de olho!!!

DIÁLOGOS DE UMA REDAÇÃO

Há muito que queríamos relatar alguns diálogos que acontecem em certas redações da nossa pobre imprensa paraibana. Muitos colegas nossos não possuem o menor pudor em expor suas intimidades mais escabrosas diante de qualquer um que adentre seus ambientes de trabalho.

- Ontem quase não dormi. Estou morta.
- Por que?
- Fiz amor com meu amor horrores.
- E o que ele fez?
- Ele fez tudo e muito mais.
- Vixe que fiquei toda molhada agora.
- E no próximo fim de semana vou viajar e gastar.
- Vai com seu amor?
- Pra que? Pra empatar? Nammm.
- Que devassidão é esta?
- Quero só aproveitar e soltar a franga. Pra que guardar dinheiro?
- Pois eu estou toda assada. Quase não consigo sentar.
- Nem me fale uma coisa dessa que me arrepio todo.
- Eita que ainda estou com o cheiro dele no meu peito.
- Só no peito? hahahahaha
- Que horas são:
- Corre que o programa vai entrar.
- Entrar onde? Nem pensar que tô precisando de Hipoglós.
- Acorda biba e vai trabalhar. Solta esse Face.

E assim se gasta a maior parte do expediente. Produção que é bom quase não tem. E ainda tem gente que reclama do salário que recebe. Esses personagens nem deveriam estar trabalhando. Deveriam mesmo é estar perambulando à noite pelas calçadas da Epitácio Pessoa. Tristeza pra nossa categoria. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

VENDERAM SARDINHA POR SALMÃO

Um dos grandes defeitos de nós brasileiros está em achar que sempre somos os melhores na música, nas artes plásticas, na computação, nas pesquisas e tudo mais. Mas como nosso assunto é imprensa, o que nos causa ainda espanto e a forçada de barra de muitos programas esportivos e seus jornalistas metidos a comentaristas em nos empurrar de goela abaixo a supremacia de Neymar como se fosse um novo Garrincha. Durante toda a semana vimos e ouvimos as pobres comparações entre o Santos e o Barcelona. Os exageros da nossa imprensa caíram por terra neste domingo quando Neymar e seu Santos pode ver de perto como se comporta uma equipe preparada para ser a melhor do mundo. Messi fez seu papel como mais um integrante de um time que não se resume a ele como santo salvador. Messi é um craque e neste item o nosso “Moicano” está bem longe do jogador do Barcelona. Quem assistiu ao jogo presenciou uma aula de como se jogar com técnica, arte e acima de tudo com dedicação fruto de um planejamento. Hoje nós podemos até arriscar que o time espanhol é uma seleção com capacidade de disputar uma Copa de Futebol. Homogeneidade e entrosamento demonstrou toda equipe do Barcelona e é assim que se ganha um jogo e, além do mais, de goleada. Nós do Bucho Furado ficamos somente imaginando o que a equipe do Esporte Espetacular estava fazendo enquanto via o nosso Santos levar um banho de futebol beirando a perfeição praticado pelo rival? A turma da Globo deve ter mexido em quase todo o programa acreditando que mesmo que viesse a derrota, não seria tão escandalosa. Ainda bem que não foi o exagerado e furão Galvão Bueno que fez a transmissão. O Barcelona além de ser o melhor do mundo também conseguiu outro feito: calar a nossa imprensa que fica vendendo sardinha por salmão quando compara Neymar e equipe com Messi e o Barcelona. Imagine só o nosso leitor o que vamos aguentar quando a Copa for no Brasil? Estaremos de olho!!!

TRISTES CONFRATERNIZAÇÕES

Semana passada foi uma semana de muitas confraternizações. Nós do Bucho Furado estivemos em algumas, mas as que mais nos impressionaram foram duas: a da Tambaú e a da Arapuan. A da afiliada do SBT foi feita na sombra, pra não dizer arrego, da festa do programa Criador e Cia numa churrascaria em Mangabeira que estava lotada até a tampa. A rádio peão diz que a comida acabou rapidamente e comida pra nossa imprensa é fundamental pra ninguém ficar falando depois. Já estão. A outra, a da Arapuan, foi tão boa que comentam que nem o dono apareceu. Soubemos também que muitos funcionários não se sentiram a vontade para festejar já que festa de confraternização sempre rola uma falsidade aqui outra acolá como se todo sofrimento do mundo acabasse ali. Engraçado que as duas emissoras, há algum tempo, estão fazendo contenção de despesas. Daquelas que não pagam horas extras na maior cara de pau, colocando em sacrifício seus empregados. E ainda querem que suas equipes tenham a mesma dedicação de outros tempos. Pura ingenuidade. Caso não tenham conhecimento fica aqui um ditado bem conhecido e oportuno para a Arapuan e a Tambaú: saco vazio não se põe em pé. É assim que alguns colegas nossos se sentem diante de tantos desatinos das direções dessas empresas. Esquecem que o salário, no final do mês, é simplesmente o pagamento de uma dívida. Dívida que os patrões possuem para com seus funcionários já que estes dão primeiro seu esforço para, somente após 30 dias, terem sua compensação. E quando essa compensação não vem acompanhada das horas feitas a mais? Insatisfação que leva à baixa qualidade. Ou os diretores não conseguem enxergar isso, ou merecem um óleo de Peroba. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PELEJA NO REINO DA EXPANSÃO

Ô Dudu faça o favô ajude os paraibano
Amigo não vem com essa que eu sou pernambucano
Mas você disse pra mim que a Fiat era boa
Pois fique sabendo agora
Quem tá vindo é Caoa

Bem que minha vó me disse
Que campinense é foda
Tá de olho em Suape
Pra mandar carro pra fora

Mas Dudu me dá um troco
Não me deixa feito bobo
Fique calmo companheiro que eu tenho coração
Já tá tudo acertado pra vinda dos alemão

E pra gente do quintal não vem mais nada não?
Só se o povo chinês for fazer escravidão.
Você já esqueceu?
Aqui é o Reino da Expansão!

Essa treta num tá boa
Por aqui vamo pará
Uma coisa só eu peço
Pra você não me enrolá

Se você falou demais
Pro povo paraibano
Suba logo na tribuna
E diga que foi engano

Por aqui quase não durmo
Dizem que vem até turco
Pra trazer dinheiro, eu quero
Deixá grande meu Pernambuco

Mas você pode descansá
Que catorze vai chegá
Vamo tá junto de novo
Pra campanha nós ganhá

Você que só me usa
Deixe de isso falá
Em catorze já tô forte
Só pra Cássio dispensá

Se continua assim
Contigo não falo mais
Me arranje logo emprego
Ou sai reto Satanás

Autor: gaiato metido a repentista do Bucho Furado

TV CARA DE PAU

A captura, acima, fizemos no twitter da TV Virtual UFPB, mesmo porque é somente nessa rede social que a “emissora” sobrevive. O que dizer de uma "emissora" que desloca sua equipe para gravar uma reportagem que nunca vai ao ar. E por um motivo muito simples: desde junho/julho a dita tv não veicula absolutamente nada. Pena para uma instituição, a UFPB, que tem a obrigação de preparar mão de obra para o mercado e esse preparo não passa das precárias estruturas do curso de Jornalismo e Rádio e TV. Para os forasteiros que aqui estiveram no Fórum de TVs Públicas, a tal TV Virtual UFPB deve estar funcionando a pleno vapor. Essa deve ter sido a ilusão simulada durante o evento. Mas como não deu quase ninguém da Paraíba, os visitantes devem ter saído daqui com falsas impressões. Imaginemos se o diretor da TV Iberoamericana, sr. Alberto Garcia, na foto acima, decidir pedir uma cópia da reportagem que ele acredita que participou? Mais. E se algum participante do Fórum procurar as reportagens no site inexistente da tv ou no youtube? Decepção. Bem que agora que a gente falou é capaz de algum espertinho publicar no youtube só pra fazer o “fake”. Mais tristes ficamos ainda em saber que nesta TV Virtual UFPB estão profissionais reconhecidos pelo mercado como o sr. Bob Wagner, sr. Fernando Caldeira, Daniele Huebra, Werneck Barreto, Welington Farias. Já descobrimos também que a nova data para a inauguração da TV Virtual UFPB é março. Será março de 2012? Esperamos que sim. Antes tarde do que nunca. Será que nosso colega Welington Farias vai dar o Troféu Cara de Pau de 2011 para esta “TV” durante o programa Correio Manhã? Estamos de olho!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PROCURADOR DESMENTE JORNALISTA

Fatos como o que relatamos abaixo nos causam tristeza e desestímulo para com a nossa profissão. Um dos nossos objetivos é o de debater sobre o jornalismo rasteiro que se pratica em nosso estado. Depois de lermos a carta do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas, resolvemos reproduzí-la, em parte, por sentirmos que ela está em sintonia com os propósitos deste blog. Que os muitos estudantes do Curso de Comunicação, futuros Jornalistas e Radialistas, leiam e se informem a respeito do que os esperam no mercado de trabalho e para que possam fazer frente a casos como estes.

JORNALISMO IRRESPONSÁVEL
Eduardo Varandas Araruna
Não costumo responder ao que a imprensa publica a respeito de minha atuação como membro do Ministério Público da União. Sempre defendi a liberdade de expressão plena dos jornalistas e creio que um Estado Democrático de Direito não existe com censura à informação.

Contudo, ainda que eu seja um republicano, não devemos confundir liberdade de expressão com abuso de direito. Pois é! Sendo eufemístico, foi a isso, no mínimo, que o jornalista LUÍS TÔRRES procedeu em seu blog, ao estourar a manchete sensacionalista “TCU DESMENTE VARANDAS E NEGA CONCLUSÃO DE RELATÓRIO CONTRA CRUZ VERMELHA NA PB”.
Não devo explicações ao referido “folhetim” virtual. Não tenho o menor pudor em assegurar que meu trabalho é sério, imparcial e compromissado EXCLUSIVAMENTE com a legalidade e a Justiça. Aliás, se assim não o fosse, tamanha a quantidade de interesses que contrario neste feudo, os marginais de colarinho branco e gravata italiana já teriam estampado escândalos comigo na grande imprensa.
De toda sorte, a postura do senhor Luís Tôrres feriu minha moral ilibada e minha conduta funcional, e à sociedade, somente a esta, devo explicações na condição de homem público.
Asseguro que o post do jornalista é inverídico, irresponsável, tendencioso e transgressor da ética e dos primados da comunicação social. Desprezando os erros crassos cometidos por ele, confundindo TCE com TCU, MPU com MP-PB, reafirmo que, em nenhum momento, o TCU desmentiu a nota emitida pela assessoria de comunicação do MPT. Estou, em mãos, com auditoria realizada pela Secretaria de Controle Externo do TCU, por minha solicitação, onde os auditores, agentes públicos federais concursados, apontam CONCLUSIVAMENTE inúmeras irregularidades existentes na terceirização praticada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

BUCHO FURADO PROMETE E CUMPRE

Estivemos infiltrados na festa de confraternização da Secom na terça e na festa da Fiep nesta quarta e ninguém nos cumprimentou? Conversamos com muitos colegas de profissão e ninguém nos identificou? E pra quem duvida, vamos às revelações.
Festa da Secom
1 - Vimos vários colegas jornalistas e radialistas: Alex Filho, Pâmela Bório, Ivani Leitão, Ainoã Gemendo Geminiano cantando e tocando, Maria Helena Rangel, Haryane Arruda, Pe. Albeni, Dr. Roberto Cavalcanti, Eduardo Carlos, Nana Garcez, vereadora Raissa Lacerda, Laís Silveira, Bob Wagner, Fábio Bernardo, Henrique Kirilauscas, Gisa Veiga, entre outros.
2 - Não vimos: Haceldama, Verônica Guerra, Alexandre Coronago, Fábio Araújo, Caca Barbosa, Nilvan Ferreira, Luís Cabelodetoldo Torres (estranhamos), Gutemberg Cardoso, Jonas Batista, Marília Lima, Fabiano Gomes (estramos também), Emerson Hajadente, Samuka, entre outros.

Festa da Fiep
1- Estiveram lá: Verônica Guerra, Ivani Leitão, Dr. Roberto Cavalcanti, Dr. Buega Gadelha, Jonas Batista, Alexandre Coronago, Fábio Araújo, Cacá Barbosa, Raquel Monteiro (esteve na da Secom também), Laís Silveira, Bob Wagner e sua esposa, Fernando Santana (esteve também na da Secom), Vall França, Laura Cantinho de Parede, Rafaele Leite Desnatado (tava na da Secom também entrevistando), Jamacy Andrade (trabalhando pela Correio),

E pra quem ficou se debatendo sobre quais integrantes do Bucho Furado estiveram nessas festas, talvez tenha algum infiltrado na foto abaixo. Seria Papai Noel? Façam suas apostas. Estamos de olho!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

HOJE TEM CONFRATERNIZAÇÃO

Chegando o fim de ano, os abnegados do Bucho Furado já começam a tirar algumas folgas já que tá difícil folgar nas empresas e passar o Natal ou o Ano Novo em casa. Estamos de olho nas BLs por aí. Para aguçar um pouco nossa imprensa e demais curiosos, nós do Blog Bucho Furado estaremos na confraternização da Secom da Prefeitura de João Pessoa. Eita que vai ter muita gente olhando desconfiada pra um lado e pra outro. Mas nós estaremos infiltrados e disfarçadamente tranquilos. Afinal, depois de tantos meses, estamos totalmente invisíveis e ressaltamos que se houver alguém por aí se permitindo estar no meio das dúvidas de quem pertence a este blog não acredite. Nenhum dos integrantes do Bucho Furado ainda foi revelado. Nossa segurança é mais forte que o Banco Central. Estamos de olho também em nós mesmos!!!

CONEXÕES DE SEGUNDA. SE ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA...

Enquanto as discussões pequenas tomam conta dos recantos políticos tentando sempre promover alguma ilusão na sociedade paraibana e, infelizmente, com apoio de boa parte da nossa imprensa, nosso estado vizinho cresce, cresce e cresce sem nem saber da existência da capitania paraibana. Esse tema foi o que moveu todo o debate no Conexão Alex Master ao mesmo tempo que o Conexão Arapuan, apresentado pelo nosso colega Luis CabelodetoldoTosado Torres, trouxe as discussões das contas políticas e econômicas do Tribunal de Contas do estado. Sem atrativo público. Para dirimir dúvidas dos avanços no Reino em Expansão é só o nosso leitor dar uma boa olhada nas capturas, abaixo, que fizemos em vários dias diferentes nos portais de notícias. Estamos de olho e temerosos que o Reino em Expansão, já já, comece a se apropriar de algum lugarejo da capitania subordinada por falta de espaço por lá.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TV 'VIRTUAL' UFPB. PRA FORASTEIRO VER

Uma coisa que não se pode reclamar do pessoal da TV VIRTUAL UFPB é que eles sabem fazer divulgação. Só não se pode é confiar nessas divulgações. Há anos que nós, profissionais da área, esperamos para ver a tal tv que, ao que parece, existe apenas para algumas cabeças pensantes da Universidade Federal da Paraíba. Ela entrou no ar, funcionou, e depois sumiu. Engraçado é que nem os alunos do Curso de Comunicação que tanto querem ver a legalização do diploma, não sabem de nada a respeito de programas, nem muito menos do sinal que não existe. Meses atrás postamos sobre o fato da TV VIRTUAL UFPB não estar veiculando nenhum programa no tal canal 22 da NET. E, já passados, mais meses não vemos nada no ar. No começo desse ano disseram que o canal aberto estaria funcionando ainda em novembro. Ops, esse novembro deve ser o de 2012. E agora aparece o banner que promete para breve o que há anos a comunidade acadêmica e o mercado aguardam. O destaque que ampliamos revela parte do banner que esteve em exposição no Fórum de tvs públicas que aconteceu semana passada. Ficamos a imaginar que para os forasteiros o banner deve ter surtido efeito, porém para os paraibanos é somente mais uma pintura em cima de muro velho. Até quando vão fabricar notícias como estas? Vamos aguardar. Semanas atrás ligamos para a redação da emissora e ninguém soube dizer quando ela entraria no ar. Quem tentou nos responder, mais gaguejou que respondeu. Bem que podiam mudar o nome de TV UFPB pra TV TWITTER UFPB. Ela só existe mesmo no mundo virtual do twitter sorteando livros sem muita importância para a área. Como jornalistas remanescentes do velho Departamento de Comunicação, Decom, nem ousamos encerrar esta postagem com o “estamos de olho”. De olho em quê?

O VALOR DA VÍRGULA

Não é de hoje que a gente escreve a respeito. A falta de uma vírgula pode mudar totalmente um significado. No caso que capturamos no portal ClickPB dá pra notar que a falta das vírgulas causa prejuízo ao sentido que queriam dar na oração. Sem as vírgulas pode parecer que é uma segunda lei como se já existisse uma primeira. Um descuido muito comum nos textos publicados por nossos colegas de profissão. Abaixo mais alguns escorregões dos portais PolêmicaPB e G1Paraíba. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MAIS UMA BAMBAMBAM?

Uma tal de @sophiaofdreams, não sabemos por que causa de desespero, vem achincalhando os nordestinos e em especial os piauienses. Conforme nossa captura acima, ela não está poupando preconceitos e até mesmo seu ódio contra seus irmãos brasileiros. Mas enquanto a OAB e outras entidades devem mover processo contra a desinformada Sophia Fernandes, nós do Bucho Furado vamos processá-la também pela agressão contra nossa Gramática que ela deixa registrada em seu twitter. A torcedora do Grêmio é tão fanática pelo seu time que nem se deu conta de ter acentuado a palavra “Gremista”. A preconceituosa e “desgramatizada” Sophia está mesmo é precisando fazer uma viagem à nossa Paraíba para uma prolongada visita ao Santuário do nosso Santo Protetor da Gramática São Francelino. Será que ela terminou o ensino Fundamental? Estamos de olho!!!

*** Logo abaixo tem pérolas especiais.

PÉROLA I - SEM CENSURA

Já tínhamos guardado algumas pérolas para esta semana, mas todas caíram por terra com uma única desbocada do nosso amigo Fabiano Faltando Gomes que esta semana extrapolou, se é que ele ainda tem algo pra extrapolar, todos os desrespeitos para com o telespectador quando, tentando fazer firula em cima de um acidente de trânsito, saiu com a seguinte insanidade na televisão:

- Vou botar pra f...der – Fabiano Anacleto Gomes

Essa frase ele relatou para tentar descrever a situação de um motorista envolvido em um acidente automobilístico acusado de soltar as cachorras no momento da colisão. Ficamos a imaginar o que deve se passar na cabeça do nosso amigo radialista, jornalista, empresário, doutor em comunicação. Segundo informações que nos chegam do gaiato de plantão, o que o sr. Fabiano TámeameaçandoMajor Gomes quer mesmo, no dito popular, é aparecer. Aquele menino da sala que ninguém dá muito crédito e que para poder ser visto, solta um palavrão quando ninguém espera. Seria uma necessidade embutida de querer chamar a atenção para si? Mostrar pra todo mundo que é tal e coisa e coisa e tal? Esperamos que antes que a psicologia explique o próprio Ministério Público junto com a Anatel possam interferir e classificar desmandos como estes lá pras duas da madrugada. Pena que tem um dono que permite tudo isso. Estamos de olho!!!

PÉROLAS II – INCOMODANDO A REGÊNCIA

Todo mundo sabe daquela musiquinha que enche o saco quando algum amigo começa e não quer parar mais. Aquela que conta que um elefante incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam muito mais. E vai em frente. Três elefantes incomodam muita gente... Quatro elefantes incomodam muito mais. Pois bem. Descobrimos que um grande colega nosso pode lançar uma nova versão para ela e isso, claro, é motivo de mais um destaque nosso para multimídia que infelizmente faz oposição ao PDPC – Paratido dos Defensores do Português Correto, Fabiano Gramático Gomes. Baseados em declarações dele mesmo, vamos revelar a versão inédita da música citada acima.

- Um elefante encomoda muita gente...
- Dois elefantes encomodam, encomodam muito mais.
- Três elevantes encomodam, encomodam muita gente...
- Quatro elefantes encomodam, encomodam, encomodam, encomodam muito mais.

E por aí vai. Até o infinito. Infinito dos atentados à nossa Língua Pátria. Como será que ele conjugaria o verbo “incomodar” em todos os tempos verbais? Pra quem acha que “a TV Correio vence a Cabo Branco em 80% dos programas locais”, não há motivo para se incomodar mais com nada. E pra não ficar só nesse incômodo, tem só a última dessa semana do mesmo autor falando com sua colega Gláucia Araújo.

- Você tá meia cansada – Fabiano Gramático Gomes

Depois dessa ela deve ter ficado toda cansada e não só meio cansada. Incomodada também.
Estamos de olho!!!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SUJEITO LONGE DO VERBO DÁ NISSO

Por nossa captura no portal Paraiba.com dá pra notar que muitas orações são esticadas ao ponto de causar confusão e desviar a atenção de quem realmente merece na frase. O sujeito da oração é: Lista. Então o verbo contar deveria estar, obrigatoriamente, concordando com a Lista que está escrita no singular. Mais uma pressa inimiga da nossa Gramática. Bem que podiam fazer uma reciclagem na nossa Língua Pátria nas redações dos nossos meios. Nós do Bucho Furado já estamos em plena cota de fim de ano para fazer uma caixinha pra já entrar 2012 fazendo uma visitinha ao Santuário de São Francelino, em algum cursinho da cidade, ou para tentar levar toda a nossa redação para uma reciclagem aos pés da beata Zara, ou seja, Zarinha. Se alguém souber de algum cursinho gratuito, por favor, nos avise, pois não temos patrocínios e tudo aqui sai de cotas propostas no bloco dos abnegados do Bucho Furado. Estamos de olho e aguardando colaborações. 

PROCURANDO O SUJEITO. DÚVIDAS GRAMATICAIS

No caso parecidíssimo, quase cópia, nas duas manchetes que capturamos nos portais Paraíba Já e PB Agora uma dúvida persistiu em perturbar nossas pobres mentes: quem são os sujeitos das orações? Em que tempo deveria estar o verbo “Divulgar” considerando-se que o sujeito seria nomes ou nomes das vítimas. Caso estejamos certos, os dois portais erraram feio em não registrar o verbo no plural. Mas há quem diga que também é permitida essa escrita levando-se em consideração que alguém divulgou. Mas a questão é: onde está esse alguém? Esperamos que nossos leitores mais abalizados na Língua Pátria, possam nos esclarecer e também fazer seus comentários para outros colegas nossos que estão, neste momento, a debater nas redações a respeito da pressa em postar que muitas vezes se mostra inimiga da escrita correta. Estamos de olho e aguardando nossos colegas gramáticos nos comentários.

CONEXÕES DE SEGUNDA COMBINAM EM PESQUISA

Por três semanas seguidas o Conexão Master, TV Master, combina com seu clone da TV Arapuan em algum ponto. Na noite desta segunda a coincidência se deu no tema pesquisado via twitter. Nada demais tendo em vista a repercussão de pesquisas recentes em cima do atual governo do estado. Voltando para os temas abordados, ficamos com o Conexão Master que trouxe o prefeito Veneziano Cabeludo de Campina já que o Conexão Arapuan cumpriu mais uma tabela de revezamento com o astuto secretário do estado Nonato Bandeira que, com um cérebro privilegiado, respondeu a todos os questionamentos cumprindo seu papel de fiel escudeiro governamental em detrimento dos opositores. Mais proveitoso para a sociedade foi o debate exercido pelo Conexão Master “pressionando” Vené para as devidas respostas das acusações feitas no programa anterior pelo deputado Romero Rodrigues. Vené sempre com destreza na prática do bom uso da gramática tão em falta no meio político. Como a gente sempre espera algo mais de um programa político, como são os dois Conexões, nossa votação ficou em 5 a 2 em favor do Conexão original, o da TV Master. Em reta final de ano já podemos até arriscar quem vem pela frente nas conexões de segunda. Faltam três programas para cada um até que chegue 2012. Alguém duvida que o prefeito de João Pessoa e o governador não estarão nas conexões de segunda até o fim de 2011? Estaremos de olho!!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PREFEITO FAZ ESCOLA

Como toda imprensa sabe, mas somente alguns ousam tocar no assunto, certas declarações corajosas do nosso prefeito Luciano Agra anteciparam, repentinamente, as férias do jornalista Helder Moura que saiu do ar da noite para o dia. Só que esse “cala boca” do prefeito comprador em cima do jornalista falador vem tendo efeitos colaterais não tão explícitos. Semana passada dois casos chegaram à redação deste blog o que deixou alguns integrantes de queixo caído. Integrantes ainda com pouco tempo de profissão. Revelaremos. Soubemos que alguns meios da nossa capital receberam algumas recomendações nada democráticas quando das declarações daquele empresário que faz denúncias sobre supostas compras de livros irregulares. As recomendações? É que não havia necessidade de enviar equipes de reportagens para cobrir tal fato. Claro que quem recebeu esta recomendação imediatamente fez cumprir a determinação, ops, a recomendação. E fez-se a escuridão sobre tal fato “desimportante” para conhecimento da sociedade. Afinal quem quer saber do que acontece na Assembleia Legislativa, local onde se decide boa parte do destino dos paraibanos? Perda de tempo em transformar declarações sem fundamento em reportagem. Besteira. A outra revelação veio da Praça da Independência. Logo da Independência. É que a história do botijão de gás que explodiu na praça envolveu, em seguida, uma certa conversa entre a direção do Colégio Pio X e alguns jornalistas de emissoras que lá estavam. Uma certa confusão envolvendo um possível funcionário do colégio e um cinegrafista amador resvalou para jornalistas que estavam cobrindo o fato do botijão o que provocou mais uma recomendação, via telefone, para que não houvesse veiculação da confusão. Resultado: frustração para quem pretendia exercer a função jornalística. Assim como a prefeitura da nossa capital, o referido colégio também é cliente e veicula seus comerciais nos meios de comunicação. Quanto vale uma reportagem em nosso estado? Um comercialzinho responde. Estamos de olho!!!

ENQUANTO NOSSA IMPRENSA TENTA ESCONDER...

A de Pernambuco mostra que a Fiat veio para lá e lá é que vai crescer. Pela nossa captura no portal NE10 dá pra notar que muitos colegas jornalistas paraibanos chegam a beirar a mentira quando reproduzem releases institucionais tentando mostrar que seremos agraciados com a instalação da montadora italiana no estado vizinho. Atenção para a nossa seta acima. Lá pelas bandas do Reino da Expansão tem italiano, chinês, japonês, e mais um bocado de “ês” que se sente atraído pelos portos e pelas condições que o Reino proporciona. Alguém consegue encontrar o nome de alguma cidade paraibana na reportagem exibida no portal NE10 de Recife nas telas que capturamos? Claro que não porque simplesmente não haverá. E ainda tem colega que tenta disfarçar que somos quintal criando falsas ilusões para nossa população. E antes que algum atormentado político venha nos acusar de sermos contra alguém, assumimos que realmente somos contra, mas contra a mentira e as falsas revelações que alguns jornalistas tentam empurrar de goela abaixo. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CAMPANHA ELEITORAL 2012 NO MAIS PB

Conforme captura nossa do portal Mais PB, a campanha eleitoral do ano que vem está muito mais ativa na imprensa imprensada que mesmo entre os políticos. Pelo título dá pra notar que a possível ameaça fica em segundo plano para se dar destaque ao parentesco do possível acusador. Afinal qual a relação em ter ameaçado alguém e ser sobrinho de alguém? No caso de ser sobrinho de um candidato a candidato a prefeito de João Pessoa, somente no ano que vem, para o portal, tem algo a ver. E sendo da oposição ainda mais. E sendo um forte concorrente do atual prefeito mais ainda. E nessa possível ameaça tendo o cuidado de relacionar com o senador Cícero Lucena, como se diz por aí, é prato cheio. A referência exposta para criar uma nuvem tenebrosa em relação ao senador candidato a prefeito foi tão intencional que até esqueceram se o ameaçado é jornalista ou radialista, ou os dois, conforme destaque acima. E assim caminha a nossa pobre imprensa preocupada em satisfazer partidos políticos em detrimento à boa informação ou pelo menos à uma informação mais isenta. Estamos de olho!!!

COMO SE NÃO BASTASSE PERNAMBUCO

Agora a gente tem também Rio Grande do Norte, mais especificamente Natal e seu Carnatal. Ontem sem mais nem menos, nós de João Pessoa, nos deparamos com a transmissão do carnaval fora de época do estado vizinho. Será que além de sermos capitania de Pernambuco só dando apoio aos investimentos milionários que são feitos lá, teremos que nos submeter também às festas do RN? Até os patrocinadores de lá passaram por aqui. Tem patrocinador que a gente nem sabia que existia. Como o Carnatal não é um evento de um dia só, pelo jeito, vamos ser quintal da folia de Natal o fim de semana completo. Será que a TV Tambaú virou afiliada da TV Ponta Negra? O pessoal do Rio Grande do Norte engole o Axé há 21 anos com as mesmas músicas cantadas por Bel Marques, Netinho e demais companheiros baianos. Será que Natal não tem nenhuma banda, nenhum cantor regional pra valorizar as coisas da casa não? Pra completar a tristeza, a qualidade da imagem e do som estava muito ruim e, conforme fotos acima, não colocaram nem a logomarca da TV Tambaú nas imagens. A Tambaú ficou mesmo de repetidora. Estamos de olho!!!

PÉROLAS DA SEMANA

Em consideração às muitas reclamações que recebemos por não termos postado semana passada, aqui vão as pérolas, algumas, que conseguimos capturar.

- Foram todo mundo para a rua – Marcelo Metidoapabular Tas
- Eu quero que os parainbanos sejam feliz – Julio Pabuloso bambambam
- No itube – Heron Achaqueé Cid Moreira
- De repente entrou 2 homens – Hilomar Caneta Araújo
- Esse é a nossa missão – Samuka Humildade Duarte
- Aqui a gente defende os injustiçados – Samuka Piada Duarte
- Crimes ilucidados – Fabiano Voltou Gomes
- Há 3 meses atrás – Fabiano Voltouforte Gomes
- 3 meses. Em média 90 dias – Fabiano Matemático Gomes
- Meus peso para o amigo – Emerson Hajadente Machado
- Mas se você querer... – Jomar Bombril Brandão

Após esta escrita toda equipe do Bucho Furado fez uma oração para São Francelino pedindo proteção para possíveis influências dos autores citados acima. Estamos de olho!!!