quarta-feira, 27 de junho de 2012

EFEITO LUCIANOS ALTERA CONJUGAÇÃO VERBAL

Como é bom ver e ouvir tantos colegas de profissão se contradizendo e defendendo princípios que dias atrás combatiam, ou ainda criticando princípios, hoje, que defendiam antes. Tem, como diz o matuto, uma “ruma” de “profissionais” na nossa imprensa que está falando outra “ruma” de especulações misturadas com besteir, a sem saber que rumo tomar enquanto os chefões não ditam o caminho. Idas e voltas, reviravoltas, acusações, estranhamentos de ex-colegas, agressões, tudo isso que está acontecendo no mundo político foi amplamente discutido pelos nossos colegas Welingoton Farias, Heron Cid e Fabiano Faltando Gomes durante o programa Correio Debate desta quarta, assim como em outras rádios. Mas o que nos impressionou mesmo foi a frase expelida por Fabiano Faltantocomagramática quando definiu bem as manobras para se alcançar o poder numa eleição. Nas palavras dele “para ganhar uma eleição eu me aleio até com o cão”. Isso mesmo “aleio” do verbo “aleiar” que difere de se “aliar” a alguém no intuito de almejar algo. Acreditamos que o efeito “Lucianos Unidos” está provocando uma verdadeira reviravolta na cabeça dos analistas políticos que demonstram em sua sabedoria não saberem nada. Nem a conjugação do verbo aliar tão praticada entre os políticos brasileiros. Que o santo protetor da nossa Gramática, São Francelino, interceda por nós pobres ouvintes de rádio na nossa capital. Estamos de olhos e ouvidos ligados!!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

DE VACA DESCONHECER BEZERRO

Os acontecimentos dos últimos dias serviram para termos mais uma constatação: com pouquíssimas exceções a imprensa paraibana não tem vida própria, não possui opinião fixa, não tem fôlego. É como se vivesse numa eterna UTI sobrevivendo e apelando por visitas médico-políticas que mudam de medicação constantemente e com essas mudanças também mudam os posicionamentos, as ideias, as opiniões. Meses atrás Luciano Agra era tudo de bom e era o melhor prefeito de João Pessoa. Hoje é considerado um traidor e apenas um cara que pegou a casa arrumada só pra tirar a poeira. Antes era um técnico de amplo conhecimento sobre a nossa cidade e capacitado para administrar a capital paraibana. Hoje é tão somente um cara qualquer que só está onde está por causa da vontade caridosa do governador. Vergonhoso ouvir a 98FM, ontem, no momento em que nosso colega Fabiano Faltando Gomes se declarava profundamente sentido com o momento delicado por que passa o governador do estado como se este estivesse precisando de um colo pra tentar superar os últimos acontecimentos políticos na nossa cidade. Isso tudo se referindo ao suposto afastamento abrupto do ex-prefeitável Nonato Bandeira e da meia jogada no ventilador pelo prefeito de Jampa. A comoção revelada pelo radialista quase nos fez ligar para a rádio a fim de lançar a campanha/rastag: #ajudeomagoadormir. Mande uma mensagem de acalanto para... É assim que caminha nossa imprensa: navegando de acordo com os ditames políticos diariamente como se não houvesse outro assunto pra discutir. Como se não houvesse coliformes fecais e agrotóxicos na nossa água de todos os dias. Quem não abre a boca durante um banho que grite agora ou cale-se para sempre. Como se todo dia não morresse gente nas periferias. Como se as nossas escolas fossem um paraíso para os estudantes. Como se a Paraíba fosse o jardim do Éden e que somente os políticos, que são os maiores responsáveis por todas as misérias, tivessem vez e voz nos nossos meios. Fabiano é apenas um deles. Outros mais existem de paletó e gravata por aí tentando revelar na fala e nos gestos o que a alma não está imbuída. Daqui pra sábado muita “água vai rolar por debaixo da ponte”. Pena que é um tipo de água mais contaminada que a da Cagepa. Estamos de olho!!!

DAQUI PRA SÁBADO... HAJA VIDENTE

Numerologia política de uma semana conturbada: 7 dias da última semana pras convenções que apresenta 7 candidatos ao cargo de prefeito de João Pessoa. 7 que dividindo por 7 altere o quociente e talvez não dê 1. Samba de crioulo doido que tá deixando muito jornalista metido a vidente de cabelo em pé ou talvez careca de tanto coçar o crânio, que tá fazendo muito político perder o sono e até com alguns apelando para os pros “santos” protetores do mago. Há quem reze de pés juntos que Ciço já acendeu uma vela aos pés do Cavalo do Cão se apossando do território pensando na ferroada que pode dar depois da eleição. Por sua vez há quem garanta também que Zé já aterrissou junto ao Porteiro do Inferno e gritou de lá pra Ciço: tamo junto. Estamos tentando decifrar quem vai ficar com a Pomba Gira, o Infeliz das Costa Ôca, com os Anjos Decaidos, o Indecifrável da Lagoa e a Coisa Sem Nome do mercado do peixe em Manaíra. Como o dono das estátuas está muito calado junto com sua candidata é bem possível que daqui pra sexta ainda tenha mais gente desistindo da candidatura só por causa das superstições que rondam nossos políticos e por causa de boatos de um possível relatório bombástico. Será? Estamos de olho e, prevenidos, rezando pra todos os santos a fim de que os ânimos se acalmem pro bem da nossa população.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

REDE (DE)BATE AS CONEXÕES DE SEGUNDA DE NOVO

Apesar de o Conexão Alex Master ter desenvolvido uma boa entrevista extraindo do prefeitável Cícero Lucena algumas respostas que a população esperava e com uma boa interação dos tuiteiros paraibanos, ainda assim o Rede Debate da RCTV manteve uma bancada onde prevaleceu a inteligência, o bom uso da nossa Língua, sem afetações (esperamos que continue assim) e com uma rápida entrevista, via telefone, com o ex-prefeitável Nonato Bandeira nos fez refletir sobre como sobreviverão as Conexões de Segunda que estarão cada vez mais submetidas às rígidas regras eleitorais. O Conexão original e o Rede Debate nos fez até esquecer do Conexão Clone Arapuan que se é Arapuan é também candidato a cair na audiência começando logo pele demora entrar no ar enquanto a concorrência começa mais cedo e retém a maior parte dos telespectadores. O Rede Debate, apesar de bem informar o telespectador, nos brindou com a feiúra de colocar foto do entrevistado praticamente na frente dos componentes da bancada, fotos acima. Nós capturamos e deixamos que nosso leitor dê seu conceito com tamanha falta de noção da produção da RCTV. Estamos de olho!!!

NA PRESSA DE POSTAR ESQUECEU OS SEUS

Não é incomum cometer um errinho aqui ou acolá e até nós do Bucho Furado, uma vez ou outra, cometemos algum como um “s” infiltrado no meio de uma palavra, duas palavras coladas... Mas trocar “ss” por “c” no nome de uma das principais atrações da emissora na qual é diretor? Explicamos. É que a vibração do nosso colega Henrique Kirilauscas em compartilhar com os seus 1.145 seguidores a vitória da novela Carrossel do SBT em cima da super produção Rebelde da Record, o fez atropelar o a nossa Língua. O verbo ‘frear’ ganhou um “i” inexistente e Carrossel teve seus “ss” substituídos por um “c”(captura acima). Horas depois nosso leitor assíduo Kirilauscas fez a devida correção e deixou tudo certinho até mesmo apagando a postagem anterior. “Para noooooossa alegria” as mãos rápidas do gaiato de plantão do Bucho Furado capturaram a desatenção do manda-chuva da TV Tambaú. Estamos de olho e mais rápidos que os partidos que babam pelo apoio do nosso prefeito Luciano Chutou o Pau da Barraca Agra.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ONTEM, HOJE E SEMPRE

Chega a maior festa do nordeste do Brasil e mesmo neste mês a síndrome de estranheirismo para com o que é nosso, ainda toma conta das nossas rádios. É como se o forró não estivesse nas veias do povo que representa resistência, otimismo, religiosidade; sentimentos ditos e traduzidos nas canções que embalam nossas almas há décadas. A todos os nossos leitores uma pequena amostra do autêntico ritmo nordestino. Quem não se mexer ou cantar que levante a mão. Segunda a gente volta mais "cheinhos' com muita pamonha, canjica e milho verde. Ótimo São João para todos.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ENQUANTO ISSO NA TV TAMBAÚ...

As chuvas que caíram na grande João Pessoa, nesta terça, fizeram boa parte da nossa imprensa amanhecer o dia, correr pra redação e repensar todas as pautas que estavam agendadas. Alagamentos, prejuízos, atrasos, sofrimentos, desespero dos mais pobres, lama, doenças do período, polícia, bombeiros, defesa civil, tantos temas para se pautar neste dia e a TV Tambaú encerra seu Tambaú Notícias com duas reportagens frias de esporte do fim de semana mostrando um céu que nem por força de todas as estátuas do Mago foi visto na nossa capital. E nós capturamos é claro (fotos acima). O que será que está acontecendo com a produção do Tambaú Notícias pra pegar rebarba desse jeito quando “o mundo estava se acabando” lá fora? Será que as chuvas encharcaram as câmeras da emissora? Uma desculpa que nenhuma redação decente podia alegar, nesta terça, é a falta de assunto. Pelo fraco Tambaú Notícias que assistimos faltou algo na redação da afiliada do SBT e não foi pauta. Estamos de olho!!!

BLOG DE POLÍTICA DESINFORMADO

Como somos bisbilhoteiros em todos os sites, blogs, portais do nosso estado, sem falar dos outros meios, conseguimos capturar uma verdadeira pérola no blog do nosso colega Petrônio Pepê Torres. Não é que Pepê trocou o partido de Wilson Braga para o PMDB? Desde a fundação do PSD que o deputado se transferiu pra lá e deu adeus para seus ex-companheiros do PMDB só que o blog do Petrônio Tôrres que tem como slogan “Política e nada mais” cometeu essa gafe indesculpável. Se o blog do Petrônio cuida só de política e comete essa falha imagine se cobrisse outros assuntos... Estamos de olho!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

REDE (DE)BATE CONEXÕES DE SEGUNDA

Voltando à nossa rotina das segundas, começamos assistindo ao Rede Debate, RCTV, comandado pelo nosso colega Hermes de Luna e não conseguimos mais nos concentrar nos Conexões de Segunda. Simpatia nossa? Não já que todos os programas da noite de segunda estavam baseados na renúncia do prefeito Luciano Agra. O motivo principal foi a formação da bancada do Rede Debate que conseguiu, nesta segunda, reunir mentes inteligentes e privilegiadas sem agressões gramaticais e sem afetações políticas como presenciamos em outros programas televisivos paraibanos. Apesar de o Conexão Master debater números oficiais da insegurança paraibana e do Conexão Clone Arapuan ficar remoendo o partido oficial do programa tentando fazer futurologia, a conversa aberta com divergências esclarecedoras entre nossos colegas Welington Farias, Giovane Meireles e José Vieira Neto coordenados por Hermes de Luna nos fez “pregar” o olho na no Rede Debate com sua mesa em formato de triângulo isósceles na RCTV. Pena que nem todos os assinantes da operadora Net assistem o RD por causa de contratos antigos.O Rede Debate não trazendo entrevistados para o estúdio o torna mais elogiável e mais desafiante para os jornalistas. Que Hermes consiga manter a mesma linha editorial alcançada nesta segunda "sem conexões... indo direto ao assunto". Estamos de olho!!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

VERGONHA E CENSURA OCULTA

Paraíba celeiro de tantos e tantos artistas populares e as rádios, pelo menos da capital, ignoram o momento que mais movimenta o povo nordestino; o das festas juninas. O fato se agrava mais ainda em sendo o ano do centenário de Gonzagão. É de envergonhar a comunicação paraibana o desprezo para com o mais autêntico ritmo da nossa terra. As bandas que traduzem a degradação do homem, da mulher, do ser humano não param de tocar como se de forró fossem. Nada mais que satisfações comerciais. Apesar de não gostarmos não censuramos suas veiculações. O problema é a censura oculta, entre programadores e donos de emissoras, que não dão espaço aos autênticos representantes do nosso sangue nordestino. Dominguinhos, Nandos, Santanas, Elbas da vida que existem aos montes e são ignorados. Zabumba, triângulo, sanfona, padeiro que quando sós fazem um barulhinho, mas que quando se juntam fazem todos e de todas as idades sentirem algo inexplicável que mexe com a alma. Não há quem não se renda ao som do Forró. Até os turistas se decepcionam quando, no nosso estado, encontram bandas do sul; da terra de onde vieram. Aos programadores, donos e a quem interessar nosso questionamento: o que Aviões tem mais que Jorge de Altinho, Amazan, Flávio José, Jackson, Marinês, Biliu, Valdonis, Genival? Pode ter mais dinheiro, mas som não têm, nordestinidade não. Pousam o ano todo enquanto os nossos verdadeiros irmãos ficam sem pista pra aterrissar; sem palco. Nem mesmo os famosos departamentos comerciais e de marketing das emissoras conseguem formular um programa musical em homenagem ao mais autêntico som que corre nas nossas veias. O que mais vende senão o sentimento, a emoção? Quem duvida que os sentimentos se revigoram ao som de um trio de Forró? Quem não sabe responder é porque nunca dançou, nunca parou pra ouvir. Esse é apenas mais um desabafo dos integrantes do Bucho Furado. Falta uma semana para o São João e até agora as rádios não descobriram esse mês tão especial. O povo nordestino respira um ar que as rádios ainda não descobriram. Junho reune mais familiares que o próprio Natal, pelo menos em nossa região. Politicagem suja e tendenciosa não falta. Estamos de olhos e ouvidos ligados!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

CONVERSA AO PÉ DO OUVIDO

Diretor – Bom dia che...
Dono – Bom dia nada. Que M... de programa é esse?
Diretor – O programa policial da casa
Dono – EU SEI SEU... Seu...
Diretor – Calma chefe
Dono – CALMA P... NENHUMA. O PROGRAMA TÁ UMA M... HORRÍVEL NÃO TEM LINHA EDITORIAL. TÁ PARECENDO UM MANGUE...
Diretor – Mas o senhor está muito nervoso. Calma che...
Dono – X$#@X#X$#X$#X#X#X#. (palavrões indecifráveis)
Diretor – Mas, mas, mas... O senhor vai ver na próxima pesquisa em agosto...
Dono – Ver o quê? Que tá caindo cada vez mais? Isso todo mundo já sabe. Até aquele povo do Bucho Furado sabe. Só você não sabe?
Diretor – Calma chefe. Não é bem assim...
Dono – NÉ NÃO. REALMENTE. É PIOR.
Diretor – Alô... alô... alô? Ai minha diabetes...
Enquanto esse diálogo fictício acontecia num dos setores de uma certa tv aqui em João Pessoa, os colegas ao lado do diretor ficavam relembrando o velho ditado: quem com ferro fere um dia será ferido. Entre sorrisos disfarçados e torcidas para que a ligação se estendesse, havia uma alma santa que, amiga do diretor massacrado, ficava em suas orações nada convincentes. A bendita alma dizia: senhor interceda pelo nosso diretor humilhado e colocai vossa mão sobre o dono desta bagaça, desculpe, dessa bagunça, ops..., dessa organização. Ajuda senhor para que a Oi interrompa logo esta ligação, pois tudo vai sobrar pra gente mesmo. Há quem diga que esta reza foi prontamente atendida após 24 minutos de espera do telemarketing da ágil Oi. Após a fervorosa reza apelando pro Cavalo do Cão, pro Infeliz das Costa Ôca e até pra Mãe Renilda, tudo voltou ao normal de todos os dias: emissora sem rumo e culpado pra todo lado, menos o diretor.
Esta é uma história de ficção criada pelo gaiato de plantão deste blog que andava sumido. Pelo jeito voltou mais afiado. Será? Estamos de olho!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A DEPRECIAÇÃO DO MEIO

Paramos para ouvir alguns horários da emissora Miramar FM e desistimos de classificá-la de rádio. O conceito que o rádio construiu desde sua criação do final do século XIX e início do século XX está muito além das bobagens e das falácias apresentadas em muitos horários na Miramar FM. Ouvir essa rádio é constatar que quando esperávamos ver o fundo do poço, descobrimos que ele é mais fundo ainda. Com raras exceções alguns pseudo-radialistas que integram o quadro da FM 107 conseguem mostrar “o lado negro da força” governamental em demonstrações estarrecedoras de que estão ali programados em trilhos pré-determinados por alguém. Os que lá trabalham, descobrimos, não possuem Carteira de Trabalho assinada por quem de direito. Locutores que se prestam a atacar políticos de oposição ao governo do estado e ao governo municipal de João Pessoa gratuitamente, sem que esses sejam chamados aos estúdios para que possam expor suas ideias, mostram pra que estão no ar. A Miramar FM é hoje a real encarnação do mais funesto e repugnante uso da comunicação nivelada pelo baixo nível cultural e informativo. Arriscamos dizer: pobre dos ouvintes que sintonizam a 107 FM. Além de estar infringindo a lei, já que é uma rádio com destinação educativa, a Miramar FM serve apenas para constatarmos que a ética é coisa rara na nossa pobre imprensa e que a depreciação do meio ainda pode ser pior do que possamos imaginar. Estamos de ouvidos ligados também!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

CONEXÕES DE SEGUNDA E REDE DEBATE

Após a saída do secretário de Comunicação da Paraíba e atual prefeitável Nonato Bandeira, a escala de revezamento do Conexão Master e do Conexão Clone Arapuan ficaram mais ao gosto dos diretores dos programas e de suas produções um tanto já adestrados. Nesta segunda tivemos a constatação de que a tal escala de revezamento que ficava pregada nas portas dos Conexões ficou tão estagnada que nem mesmo os jornalistas envolvidos aguentavam mais. Ouvindo a fala dos integrantes do Conexão Clone Arapuan deu pra sentir que eles já estão de saco cheio com tantas entrevistas repetitivas que vinham acontecendo desde o início do programa sempre no entorno do governo estadual e do governo municipal de João Pessoa. Se Luis Torres, Marcos Pires, Carlos Roberto e Tião Lucena opinaram que a entrevista com o cientista político Jaldes Menezes era muito boa pra sair dos trilhos em que vinha o programa... Imagine nós telespectadores. O que não mudou mesmo foi a mania de todo mundo vestir a casaca de futurólogo tentando afirmar com suposições que não afirmam nada. É assim que todo ano os videntes de plantão fazem as previsões que atiram pra todos os lados. Fazer jornalismo nesses moldes até o gaiato de plantão do Bucho Furado faz. Em contraposição às conexões de segunda, agora o assinante da Net tem também o Rede Debate, na RCTV, que sem entrevistado nenhum consegue prender a atenção do telespectador com as divergências de opiniões, principalmente as do nosso colega Welington ‘Fodinha’ Farias. Estamos de olho!!!

SURTO GRAMATICAL

 
 
Fazendo a nossa ronda diária nos portais paraibanos constatamos que o efeito Feriadão-PSB-PT abalou alguns colegas nossos ao ponto provocar um surto gramatical. Entre singular e plural unidos indevidamente, palavras inventadas e acentos inexistentes houve uma verdadeira desatenção nos portais WSCom, no ParaibaJa, no MaisPB e até no blog do nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres que foi pescar uma foto daquelas encontradas no Google e nem prestou atenção direito a um acento na palavra “desafio”. O autor da placa preparou uma pegadinha e Cabelodetoldo Torres caiu direitinho. Estamos de olho e rezando pra São Francelino interceder em favor da nossa sofrida imprensa. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

CADÊ GONZAGÃO?

Esperamos passar pelo menos a primeira semana de junho pra fazermos a cobrança: cadê Gonzagão? Em pleno centenário do Rei do Baião e as rádios, pelo menos de João Pessoa, não fazem nem ameaçam dar um espaço a Luís Gonzaga. E não esperamos que essa tarefa caiba às populares não. Ainda aguardamos pelas rádios Tabajara, Cabo Branco e Nova Tambaú FM. Isso mesmo. Essas três rádios, principalmente, deveriam dedicar um bom espaço diário ao filho de Exu revivendo os grandes sucessos e mostrando toda influência que Gonzaga deixou para a Música Popular Brasileira. As rádios que disputam o público mais exigente e que se classificam como classe A ou adulta e tudo mais, através dos números no último Ibope, deveriam saber que seus ouvintes possuem esclarecimento suficiente sobre quem foi e quem ainda é Luiz Gonzaga; o Rei do Baião. Pode alguém estar pensando: o que tem a ver Gonzagão com a programação dessas rádios? Nós perguntamos por que não? Os maiores cantores e compositores do Brasil reverenciam Luiz Gonzaga. Será preciso Caetano, Gil, Marisa Monte, Maria Rita, gravarem algo de Gonzagão para que a composição saia da marginalidade radiofônica? Será preciso que algum desses intérpretes fale em praça pública o que representa Gonzagão na a nossa cultura para que as rádios veiculem suas músicas? A falta das composições e interpretações de Gonzaga neste mês de junho, principalmente, demonstra a falta de preparo dos programadores musicais de João Pessoa. Se algum programador ou diretor de rádio ler este desabafo e concordar conosco que faça valer toda representação de Gonzagão neste ano do seu centenário não esquecendo seus vários seguidores/discípulos: Jorge de Altinho, Santana, Dominguinhos, Elba, Zé Ramalho, João do Vale, Jackson, Antônio Barros, Osvaldinho do Acordeon, entre outros. Já se passou um terço do mês que muda o astral do nordestino e ainda não ouvimos as devidas homenagens ao Rei do Baião. Cadê Gonzagão? Estamos “de olho”!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

AOS NOSSOS LEITORES

Colegas nossos descansados da vida estão enviando certos comentários com insinuações de possíveis integrantes deste blog e até mesmo usando palavrões para conceituar profissionais da imprensa. Gostaríamos de avisar que a partir de agora não mais publicaremos comentários que possam servir de posterior uso maldoso contra qualquer pessoa que seja. Nossas postagens não denigrem pessoas, portanto não daremos espaço para coisas que não estimulam a reflexão ou mesmo a boa conversa. Lembramos a todos também que temos o ip (endereço do computaor) de cada comentário para podermos detectar de onde procedem. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

DESCULPAS NOSSAS

Pedimos desculpas a alguns leitores do Bucho Furado pois ninguém menos que o próprio gaiato, que vive de plantão por aqui, foi cutucar onde não devia e excluiu alguns comentários do blog. Como punição ele está proibido de fazer suas análises por dois dias nem que ele grite lá da copa. Estamos de olho nela a partir de agora.

terça-feira, 5 de junho de 2012

DE LADINHO NA RCTV

Pela nossa captura do programa Rede Debate (nome sem pé e sem cabeça), da RCTV, dá pra notar que quem programou o cenário do RD não planejou muito bem onde os participantes iriam sentar. Entre os jornalistas que aparecem, normalmente, estão a experiente Lena Guimarâes, Welington Farias, Heron Cid e Hermes de Luna. O que nos intriga mesmo é que nenhum enquadramento prestigia a única mulher da bancada. Conforme nossas capturas acima Lena sempre está de ladinho e quase não dá pra visualizar seu rosto. Ela fica até incomodada com suas pernas que ficam à vista num enquadramento mais aberto. Dá pra notar pelas vezes que ela mexe em suas pernas. Até a mesa sem graça aparece mais que as "estrelas" do programa. Dá a impressão que a base é feita de fórmica com alumínio como se fosse uma caixa de guardar equipamentos. Welington Farias é outro que também está quase sempre de lado. Pelo jeito a RCTV foi colocada no ar às pressas somente para que todos divulgassem que ela estava funcionando. Repetindo um bocado de programas da TV Correio até a gente do Bucho Furado coloca uma tv no ar, mas sobre isso vamos falar noutra postagem tentando decifrar essa Rede Correito TV que não está em rede com ninguém e que nem em canal aberto tem sinal, mas é uma "Rede" pelo menos no nome. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

INERTE, ULTRAPASSADO. SERÁ?

Todo mundo já ouviu histórias de que o “besta” é o último a saber, que o pai não via nada dentro de casa, que a mãe fez vista grossa e não prestou atenção e coisas do tipo... Em muitos casos de acusações, traições, maldades, o interessado fica sabendo de resultados, nada agradáveis, até depois do vizinho. E é nessa linha de pensamento que enquadramos os leitores do portal da Universidade Federal da Paraíba, o ufpb.br. Desde a tarde da sexta, dia 1 de junho, todo estado sabe que uma decisão judicial determinou que a reitoria da UFPB providencie em até três dias úteis, após comunicado, o segundo turno das conturbadas eleições para reitor. Como os responsáveis pelo portal da UFPB não colocaram nenhuma notícia a respeito das possíveis providências para a determinação judicial, nos ocorre que ou são desinformados ou inertes. Qual será o motivo de não se informar pelo menos que providências estão sendo tomadas para se cumprir a determinação da Justiça Federal? O leitor do portal de notícias da instituição que fique a deriva? Todo cidadão com um mínimo de informação sabe que decisão judicial se cumpre. Talvez ainda estejam tentando alguma apelação para reverter a situação, mas mesmo assim o leitor do ufpb.br mereceria uma postagem qualquer que desse um norte a respeito de tão discutida eleição com urnas impugnadas e tantos outras determinações difíceis de se decifrar. Para nós o site da UFPB nada mais faz que o que muitos outros praticam em nosso estado: descuido para com o leitor. Até mesmo o portal WSCom que em muitos momentos é alimentado de informação pelos organizadores da candidatura situacionista publicou a notícia às 15h38 da sexta dia 1, destaque acima. Será que nenhum responsável pela agência de notícias da UFPB viu essa informação? Outros portais deram a notícia logo após o WSCom que, misteriosamente, foi o primeiro a publicar. E como estamos sempre de olho, capturamos a escorregada dos responsáveis pelo portal UFPB que destacamos também acima: arranjaram um “n” no meio de “manutenção”. Pressa inimiga da revisão. Estamos de olho!!!

ENQUETE DO BUCHO FURADO

Após recebermos a foto acima decidimos criar a seguinte enquete: em qual empresa de comunicação do nosso estado foram colocadas estas placas com pedido nada usual? Claro que nós, do Bucho Furado, já descobrimos onde estavam estas duas etiquetas. Foram retiradas recentemente. Cabe ao nosso leitor deixar seu voto/opinião no espaço dos comentários. Após recebermos a foto, fizemos imediatamente uma reunião de pauta para debatermos quais motivos teriam levado à autoria das etiquetas? Estamos aguardando as opiniões.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

REUNIÃO NAS ENTRELINHAS DO IBOPE

Na tarde desta sexta aconteceu uma reunião na TV Tambaú para discutir e avaliar os números da última pesquisa do Ibope. Na realidade esta reunião vem bem atrasada como tantas ações da afiliada do SBT em João Pessoa. O departamento de Marketing (há quem reze de pé junto que tem um por lá) na intenção de contribuir procurou as entrelinhas nos números do Ibope pra tentar apresentar resultados que nem o próprio departamento entende. Mas aqui vão algumas possíveis desculpas para a estagnação em que se encontra a TV Tambaú.
1. Se mehorou um pouquinho em algum aspecto vão dizer que já é o efeito da era Valdez.
2. Se piorou em algo vão dizer que é reflexo da era Val França
3. Se estacionou é porque... porque...
Um infiltrado nosso revelou que alguém na reunião disposto a despistar os verdadeiros motivos da estagnação da Tambaú saiu com essa: estamos em uma fase de mudança no panorama mundial o que interfere na disponibilidade dos telescpectadores e consequentemente nos investimentos dos clientes provocando onda contemporânea, mas passageira, de possíveis baixas nos índices pesquisados. Um silêncio tumbal se fez e alguém perguntou: tem um cafezinho? Outro participante mais vibrador teve a coragem de gritar: pessoal vamos vestir a camisa da empresa, vamos lá. A pergunta que não quer calar é se essa camisa vai ser doada pela empresa ou os abnegados vão ter que comprar? Se o teor da reunião da Tambaú está assim nem queremos pensar nas reuniões da Arapuan. Como de praxe sempre que tem resultado de pesquisa dando lá embaixo a TV Arapuan, misteriosamente, o diretor pitizeiro fica enfermo e nem dá as caras pelos corredores do Sistema Gregoriano. E o gaiato grita lá copa: saudades do velho Caso de Polícia com Clemilson Souza que sem sensacionalismo nem apelações divinas conseguia disputar o primeiro lugar na preferência popular. Estamos de olho!!!

DUAS CONSTATAÇÕES

Pela nossa captura da tuitada da jornalista e primeira dama do estado Pamela Bório dá pra perceber duas revelações:
1. Pamela deve ser ouvinte fiel do programa A Hora do Rush da Paraíba FM já que o jargão “a boa do dia”, destaque acima, é usado diariamente e exaustivamente, pelos que comandam o programa, para revelar os destaques jornalísticos de cada dia. O curioso é que essa rádio não está entre as mais amistosas do marido da jornalista; governador Ricardo Coutinho.
2. “Para nooooooossa alegria” constatamos que a jornalista não tem muita afinidade com abreviaturas já que escreveu “KL” para o vocábulo quilograma o qual tem como abreviatura correta “kg”. E isso vira munição para nossas postagens corretivas.
Assim como a primeira dama escreve, também é bem comum encontrarmos jornalistas escrevendo outras abreviaturas com horas (h), metros (m), quilômetros (km), litros (l) com um ‘s’ inexistente no final. Alguns leitores podem até achar que essas observações são implicâncias nossas e que estamos dando importância ao que não merece. Só que de pequenos em pequenos erros vamos nos acostumando com eles e começamos a admitir outros maiores nos afastando da escrita correta. Somos defensores de que o jornalismo também possui o fator pedagógico com a nossa Língua. Escrever correto é requisito inquestionável para quem se dispõe a ser Jornalista. Estamos de olho!!!