sexta-feira, 1 de agosto de 2014

MOBRAL NELES

Antes dos nossos comentários, nada agradáveis para com os "jornalistas" do paraiba.com.br, vamos mostrar de forma bem didática o que, aparentemente, não foi detectado.
1. Polícia - Sujeito feminino singular - marcado com círculo vermelho
2. apreende - Verbo da 2ª conjugação no singular - sublinhado em azul
3. frustam - Verbo da 1ª conjugação no plural - sub-li-nha-do em azul
4. prendem - Verbo da 2ª conjugação no plural - sub-li-nha-do em azul

Nesta captura marcamos, com tristeza, uma das maiores agressões contra uma das regras que regem a nossa Gramática: sujeito e verbo fora de sintonia. "Polícia frustram" pode? "Polícia prendem" pode? Se a construção dessa oração estiver correta, só nos resta tirar nosso humilde Blog Bucho Furado do ar e procurarmos, com urgência, nosso santo salvador Francelino Soares, que nos 'ilumina' todas as segundas-feiras na CBN João Pessoa com o quadro 'o que se diz por aí'. Parabéns para a produção da Rádio CBN que consegue mostrar algo de interesse da população e instrutivo, além das picuinhas políticas que movem a máquina jornalística na província paraibana. Em tempo: alguém sabe qual o motivo de termos separado as sílabas em sublinhado? Mobral neles. Estamos de olho!!!

2 comentários:

Pedro Quaderna disse...

1. O pior é que, na imprensa paraibana, a forma é compatível com o conteúdo jornalístico: assim como há desleixo com o vernáculo, também o há com as regras básicas do bom jornalismo. 2. Vocês separaram as sílabas, para mostrar que o correto é "sub-li", e não "su-bli", como em su-bli-me. 3. No texto que encima esta caixa de texto, com alerta sobre as regras de moderação, vocês cometeram erro de concordância parecido com aquele que criticaram na manchete: "comentários (...) serão automaticamente excluídas". De qualquer forma, parabenizo o blog pelo tema proposto.

Anônimo disse...

Já que começaram com o merchandising, por favor, terminem: a q horas passa o programa de Francelino?