quinta-feira, 31 de março de 2011
DESABAFO DE UMA INTERNAUTA
Desde que entrei de fato na profissão de jornalista percebi o quanto as empresas na Paraíba são parecidas e quanto os verdadeiros profissionais competentes estão à mercê dos caprichos de políticos corruptos, diretores mal amados e sem a menor noção do que realmente é jornalismo. Mas, vamos por parte. Os bons profissionais, e aqui incluo também o pessoal da parte operacional, são os que mais trabalham, e os mais humilhados. São os sacos de pancadas. Além de realizarem suas tarefas, cheia de estresse, eles ainda agüentam as broncas que deveriam ser dadas aos intocáveis. Intocáveis? Os intocáveis são aqueles que fazem m. nenhuma, recebem muito bem, das empresas, para fazer o “morde e assopra” nos partidos e políticos e ainda mamam nas tetas do Estado e/ou de Prefeituras. Encaixam-se nessa casta também, os leitores de TP, apresentadores que chegam faltando meia hora para começar o programa, lêem os textos, no ar, e vão embora. E ganham muito bem pra isso. Os diretores dão a desculpa de “credibilidade” aos programas. Pessoas desse tipo levam os louros às custas do suor de outras. Por trás das câmeras e dos microfones está toda uma equipe que rala pra tudo dar certo e que sofre nas mãos de diretores sem escrúpulos. Há exceções, mas contam-se nos dedos. Fica aqui minha indignação com a falta de integridade nos veículos de comunicação e de pessoas que se acham e se dizem jornalistas, comunicadores. Espero que quem faz o Bucho Furado tenha isenção para publicar esse desabafo. Assina: Ana Caroline
NO VITRINE DO CARIRI O AFOGADO PODERIA ESTAR VIVO
O que mais poderia ter acontecido com uma pessoa afogada senão a morte? Será que mesmo afogado alguém do portal Vitrine do Cariri estava ainda nutrindo esperanças de vida para a vítima? Não dá nem pra comentar tal manchete. Pelo jeito as aberrações jornalísticas não estão restritas ao litoral paraibano, não. Como vem muita gente do interior pra capital pra tentar praticar jornalismo por aqui, é bem provável que haja uma contaminação e que as rodovias sirvam como veias que espalham os males espalhados nas redações por aí. Estamos de olho e procurando cada vez mais ficar imunizados dessas epidemias. Esta captura foi enviada pelo nosso colaborador Júnior Quaresma; um dos incansáveis seguidores do cordão do bucho furado.
WSCOM E O REPLAY DO ERRO
Ao que nos parece o pessoal da WSCom está com muito espaço sobrando e sai metendo os mesmos títulos pelo portal afora. Encontramos as repetições acima nesta quarta. Além de saírem preenchendo os espaços que abundam, cometem duas vezes o mesmo erro. O que será que o senador Cícero pretendia lamentar afinal? Todos nós, bem informados, sabemos o quê, mas o leitor não está para decifrar enigmas e sim para obter a informação correta. Jornalista que se preza não escorrega no português nem se dá ao luxo de escrever sem revisar. Apelemos para as bênçãos do santo protetor da língua portuguesa São Francelino. Que ele interceda pela salvação da nossa sofrida e maltratada gramática. Com aquele som tenebroso de igreja: AMÉÉÉÉÉÉÉMMMM.
PB AGORA E O "FAKE" DO BBB 11
O pessoal do PBAgora deve ter assistido a outro programa que deu R$ 1,5 milhão. Como se diz no popular esse BiBB 11 deve ser um "fake" do BBB 11 da Globo. Engraçado que o nome da ganhadora é igualzinho ao da que faturou o prêmio na emissora dos Marinho. Em qual canal estava passando esse reality show BiBB 11? Será que vai ter o 12? Será a volta do TV Pirata fazendo trocadilho? A pressa inimiga da revisão tá só na espreita pra pegar gente pelas redações de João Pessoa. Estamos de olho!!!
PB HOJE DE TODO JEITO E DO JEITO ERRADO
Hoje a gente tá com a "mulesta do infeliz das costa ôca". A quantidade de portal que resolveu deixar a revisão de lado já tá passando dos limites da nossa capacidade de digitar. Tem gente da equipe do BF com L.E.R - Lesão por Efeito Repetitivo e tem neguinho aqui na redação com "Lesêra" de ver tanta negligência dos nossos colegas redatores. O que será esse tal de "de do governo" que o PBHoje divulgou ou tentou divulgar? Um coisa sabemos tá faltando, pros nossos colegas de lá, aprender a conjugação, em todos os tempos, do verbo Revisar. Como ninguém tá aqui só pra meter a chibata vamos traduzir. Revisão = ato ou efeito de rever, de fazer nova leitura. Estamos de olho de todo jeito e do jeito certo!
FOTO NO PB1 SALVA MANCHETE
Além de jornalistas capacitados para a função dá pra notar que, em alguns sites do nosso estado, tá faltando gente em condições de diagramar e revisar as postagens. No PB1, desta quarta, encontramos esta manchete sem "êra nem bêra" como se diz no interior. Se não fosse a foto ninguém poderia decifrar o que o Procon estaria divulgando. Mas, tudo isso que nos parece distração é a revelação do que o nosso jornalismo está passando. Pessoas despreparadas estão invadindo as redações, os estúdios de rádio e tv e se dizendo jornalistas ou sendo considerados como tal. Aonde vamos parar? Responda o leitor.
quarta-feira, 30 de março de 2011
FIM DA DESFIGURAÇÃO HUMANA XI
Guardem bem esta imagem. Em poucos dias ninguém lembrará mais o que fez essa moça. Alguns lembrarão do seu rosto sem saber de onde a conhecem. Foi assim que a Globo encerrou, nesta terça, mais um "seriado" de bizarrices, de depreciações do ser humano, de desfiguração do certo e do errado, da mistura proposital das piores características que uma pessoa pode ter. Nós do BF sentimos pena de Pedro Bial quando, em momentos de quase devaneio cerebral, se referia aos participantes do BBB 11, e de todos os outros dez, como heróis, vencedores, destemidos e por outros tantos conceitos que qualquer indivíduo de bom senso dispensaria quando comparado aos "brothers". A qualificação do que é um ser humano passou pelas piores e mais degradantes situações que o programa proporcionou. Sabemos que nossa opinião é coincidente com a de muitos brasileiros, porém não poderíamos nos abster de publicá-la. No decorrer desses 11 anos de reality show vimos alguns raros momentos de lucidez e inteligência passarem pelas câmeras, mas podemos afirmar que praticamente toda vitrine exposta foi de cérebros atrelados a biceps e triceps, a indumentárias eróticas, a revelações pornográficas, a exposições do corpo. Que os milhões de brasileiros telespectadores desse formato televisivo esqueçam as misérias e as faltas de virtudes demonstradas nesses 3 meses de veiculação do BBB. Que esqueçam dele com a mesma rapidez que esquecemos dos seus participantes, os quais não oferecem um mínimo de ação virtuosa que pudesse servir de incentivo a qualquer telespectador. Olhem para a foto e lembrem-se que esse 1,5 milhão conquistado não faz parte da realidade do nosso povo. Se houvesse na tv, uma escala de degradação do homem, em forma de programa, o BBB poderia ser considerado o fundo do poço.
INFORMAÇÃO PODE DAR JUSTA CAUSA?
Um internauta amigo nos informou que há uma comissão meio disfarçada de amigos entre os funcionários da TV Tambaú com o objetivo de descobrir se alguém da equipe do BF trabalha lá. Comenta-se, pelos corredores, que será dada uma demissão por justa causa a quem pertencer ao blog mais bucho furado da Paraíba. Quem pratica este tipo de terrorismo entre os colegas de profissão mostra um total desconhecimento do termo "justa causa". A quem de direito, por favor, estude a famosa Consolidação das Leis Trabalhistas para não ser mais um especulador de coisas que não tem conhecimento. Para se fazer um pronunciamento se faz necessário estudar, ter conhecimento de causa. Estamos de olho!!!
BF VIRA FONTE PARA IMPRENSA
Depois de publicarmos nossa indignação pelo fato de o portal G1 ter dado um furo na nossa imprensa com a matéria sobre um paraibano que construiu um carro, semana passada, descobrimos pela rádio peão que as tvs que foram atrás de filmar o construtor do carro tiveram como fonte este blog. Será que os nossos jornalistas amigos nem visitam os portais do sul para saber o que eles estão publicando? Bom saber que além de o pessoal, das redações, estar se divertindo com nossas postagens, está também se informando para confeccionar suas pautas. Eita que a gente tá parecendo pavão quando exibe o rabo.
terça-feira, 29 de março de 2011
CEBOLINHA VIRA JORNALISTA NA PARAÍBA
Com a derrubada do registro de jornalista, nós do BF em investigação sigilosa, descobrimos que Cebolinha foi contratado pelo portal MaisPB. A prova está na manchete acima. Cebolinha, como é de praxe, engoliu o "r" de esquerda e tacou a "esqueda" dele. Esqueceu "deleita". Por essa Maurício de Souza não esperava. Em qual redação andará Mônica? Imaginem só quando contratarem Cascão. Ninguém fica na redação. Estaremos de olho e bem distantes.
O VICE-GOVERNADOR E OS TEMPOS DE CRIANÇA
Os responsáveis pelos "belos" cenários das tvs locais não pesquisam, não testam, não sabem o significado de Ergonomia. Na realidade os cenários são feitos para agradar aos donos das empresas e que se lixem os entrevistados e os olhos dos telespectadores. No caso do Conexão Arapuan, clone do Conexão Master, quem inventou o cenário deve ser devoto de Iemanjá. Vai ter azul daquele jeito só na pedra de anil ou no tecido brim solasol, acho que é assim que escreve, ou escrevia. Como vemos pela foto o coitado do nosso vice-governador não tem sorte com cadeiras nos estúdios de tv. Já tinha sofrido no Correio Debate e passou a sofrer mais ainda no estúdio da TV Arapuan. E prestando mais atenção no banquinho de bar que meteram Rômulo ele é o mesmo do cenário da cozinha do Manhã da Gente da mesma emissora. Como é que gastam tanto dinheiro com outras coisas e não gastam com uma cadeira que dê conforto ao convidado? O entediante programa politiqueiro dura 2 horas. A rádio peão comenta que quem participa do Tubo e Conexão Arapuan torna-se criança novamente ao ficar dependente de Hipoglos 3 vezes ao dia nas partes íntimas. Tivemos pena do simpático Rômulo Gouveia.
UFPB FAZ O TEMPO PARAR
Um dos integrantes do BF dando uma passada pelo portal da UFPB encontrou em plena 9h da manhã, desta segunda, todas as notícias que eram destaque na sexta anterior. Conclusão: as notícias ficaram postadas sexta, sábado, domingo e manhã desta segunda. Será que tá faltando gente por lá ou a UFPB está sem nada pra informar pra população? Tem quem diga que um laboratório da instituição tem uma máquina que faz o tempo parar. No site eles já conseguiram. O agravante é que a primeira notícia dava conta de um programa da TV Caisinal UFPB da semana passada. Estamos de olho e não paramos!!!
PITANGUY PARA SALVAR CARA DO BOTAFOGO
Quem terá sido o autor deste ato criminoso? Desfigurar um time? Algum leitor do BF pode nos informar se o Botafogo está internado no Hospital de Trauma e qual o estado de saúde dele? Quando é que sai o próximo boletim do Trauma? Nós do BF sintonizamos com a paz e queremos acreditar que o estado em que se encontrava o time era na realidade "desfalcado". O portal Paraíbaonline deve tá economizando nos plantões e está colocando repórter policial pra cobrir esporte. Dá nisso. Estamos de olho!!!
MUDANÇAS E DESTAQUES
Encerrou-se um ciclo na TV Tambaú. O sr. Cacá Martins despediu-se, nesta segunda, dos funcionários e colegas de profissão na emissora que o acolheu por vários anos. Assim também o fez Rachel Shererazade que deixou os quadros da Tambaú. Os dois têm algo em comum: saem da Paraíba para alçar postos mais altos e com mais dedicação. Cacá vai definitivamente para Natal comandar e reformular totalmente a grade da TV Ponta Negra e Rachel, como todos sabem, embarca para São Paulo para nos dar o orgulho de entrar em rede nacional no SBT. A Paraíba em destaque com Mayana Neiva, Márcio Tadeu (novela Morde e Assopra) e Rachel no SBT. Quem trabalha e persiste consegue sem ser necessário bajular e, ou puxar o tapete de colegas como presenciamos em alguns locais. Parabéns a todos. Estamos de olho!!!
BF DENUNCIA DESCASO COM A NOSSA LÍNGUA
Como em outras postagens do BF, denunciamos a falta de cuidado com a nossa gramática nas tvs locais. Muita gente pensa que só jornalista deve saber escrever e na realidade é obrigação escrever correto e falar correto. Mas além dos jornalistas existem os operadores de caracteres que estão a todo instante digitando suas legendas e colocando no ar. Mais um profissional na mira deste blog. Na postagem, acima, verificamos a retirada do acento de "denúncia" que sem alteração nas sílabas virou "denuncia" o que pôs por água abaixo toda a oração. Penitência para o digitador: surra de uma hora por dia com a gramática brasileira na parte que se refere a Homônimos Homógrafos e visitas frequentes ao santuário de São Francelino em algum cursinho pela cidade.
sábado, 26 de março de 2011
ENTREVISTAR NÃO É PRA TODO MUNDO
Depois de décadas apresentando jornais na TV Cabo Branco, e até bem, definitivamente entrevistar não é a praça de Edilane Neandertal Araújo. Já foram feitas diversas experiências, com pouco sucesso, para que a moça, não tão moça assim, enveredasse pelo campo da reportagem, mas o que vimos é um engessamento. Ela não foi formada nas equipes de rua como se diz por aí. Sempre esteve presa ao conforto do ar refrigerado dos estúdios. O resultado foi o que vimos, nesta sexta, na entrevista em estúdio do ex-governador Cássio Cunha Lima. Enquanto Luci Fininha Lima e Bruno Danielsam Sakaue mostravam desenvoltura, Edilane tava amarrada precisando ler a pergunta escrita para ela no papel. Pessoal da Cabo Branco, por favor, evite essa forçada de barra. Mas, pra não deixar Edilane só, nesse meio também encontramos, bem deslocada, Alessandra Torres quando Rui Dantas e Heron Cid conduzem o Pingo Quente (criatividade zero pra esse nome). Atenção diretores de jornalismo das tvs locais, o telespectador não é burro. Nem nós do BF. Estamos de olho!!!
POLÍTICA NÃO. PORTUGUÊS A QUEM INTERESSA
No editorial, desta sexta, no site de Luís Olhasó Torres aparecem alguns atos terroristas à nossa gramática. No primeiro destaque deveria estar escrito: a resposta tem que ser buscada. O verbo sempre está em sintonia com seu amigo sujeito; no caso "resposta buscada". Ainda no primeiro exemplo, a outra oração deveria ser escrita assim: a classe política não pode dizer a si mesma. Neste caso gramatical o gênero feminino atrai outro gênero feminino. E não é o que o leitor está pensando não. No segundo destaque encontramos um acento que virou a cara pro outro lado, o que não é permitido a ele. O verbo ser na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo possui um tipo de cobertura singela a qual chamamos de acento agudo inseparável quando a vogal "E" vira o verbo ser. Português a quem interessa. Assim como jornalismo interessa a toda população, a escrita correta também. Tentar rebuscar um texto pode dar nisso. Como já é noite, é chegada a hora de fazermos uma silenciosa oração pela sobrevivência das concordâncias verbais e nominais para o nosso protetor São Francelino.
PRESSA INIMIGA DE LUÍS
Como podemos ver, nesta sexta, dois títulos que o jornalista Luís Olhasó Torres publicou em seu site afrontaram a nossa gramática. No primeiro a escrita correta seria: Ruy convida Cássio e Wilson Santiago e os dois poderão... No segundo, como o jornalismo, que se diz político, na Paraíba não deixa o ex-governador em paz com manchetes diárias sobre ele, o verbo foi para a terceira pessoa do plural talvez porque Zé tomou uma proporção muito além do que realmente é nos dias de hoje. Mas, como isso não é desculpa, para ser fiel à nossa língua pátria, o verbo deveria estar conjugado no singular em concordância com o sujeito correspondente. Pelo jeito, a pressa tá se tornando uma epidemia nas nossas redações. Preocupante. Penitência para Luís: um rosário completo para São Francelino, de joelho num grão de milho. Dói um pouquinho, mas dói menos.
BF RECOMENDA PUNIÇÃO PARA O AUTOR
E ainda tem tanta gente que não é a favor do diploma de Jornalista para exercer a função. Uma coisa, nós do BF, podemos afirmar; que lá nos bancos da universidade aprende-se a língua portuguesa o suficiente para não cometer tais aberrações como as destacadas no link do Correio Manhã da TV Correio. Pluralizar o numeral "cinco" por causa de "pessoas", escrever capital com "c" maiúsculo e hemodiálise sem o "h" dá pra revelar bem o nível de conhecimento do responsável por crimes como estes e que são dignos de punição com várias horas, por dia, de dedicação a todos os entes gramaticais contidos na NGB - Norma Gramatical Brasileira. Estamos de olho!!!
REVISÃO TÁ FICANDO NO PASSADO. ALGUÉM DUVIDA?
O deputado e o leitor do BF podem até não duvidar, mas nós começamos a duvidar que um pirão de zarinhada pra o pessoal do MaisPB poderia alimentar muito bem o bucho vazio de gramática na redação do portal. Algum leitor duvida do erro cometido acima? Estamos de olho e sem dúvida nenhuma.
sexta-feira, 25 de março de 2011
BATEU SAUDADE EM SAMUKA
Pela indicação de um seguidor do bucho mais furado da imprensa paraibana, nós encontramos a gaguejada que Samuka Boidoido Duarte deu, quarta feira, gritando o nome da TV Arapuan e logo depois sendo corrigido por alguém no estúdio. Claro que eles cortaram o nome da Arapuan no site, mas dá pra entender bem o que veio antes. Dê play e comprove. Nós do BF perguntamos: será que o coração, de Samuka, tá apertado de saudade ou de medo do próximo ibope? Mais pra frente comprovaremos. Estamos de olho!!!
PÉROLAS, PÉROLAS E MAIS PÉROLAS
Para ninguém correr pro colo da mamãe, vamos ocultar os autores.
1 - A primeira promessa não foi comprida - nós do BF (a gente erra e assume)
2 - Pessoas que possivelmente mora aqui - repórter com tempo na TV Tambaú
3 - E a popolação de Bayeux... - Plantão da Cidade (TV Tambaú)
4 - Se eu disser tá dizido - Caso de Pólícia (TV Tambaú)
5 - Vou começar do início - Rede Verdade (TV Arapuan)
6 - Vamos trazer mais informações que ainda cabe no rádio - 98FM pela manhã
7 - Você já tem os novos números sobre o número de vítimas? - J. Nacional
8 - Está aí os 3 rapazes - Correio Verdade (um dos pássaros)
9 - Os policiais militares já se encontra no local - (o mesmo pássaro)
10 - Aquele xêxo foi usado - (o pássaro de novo)
11 - São pessoas próxima a mim - C. Verdade (o outro pássaro)
12 - Sobrevoando as marges da maré. Olha só a image - (o pássaro do 11)
12 - A secretária vai interditar a BR 230 - JPB2
13 - Lixos que são trazidas pela correnteza - repórter novata TV Tambaú
14 - Os médicos estão irredutíveis e disse que... - repórter ao vivo no JPB2
15 - Esperam que as suas decisões continua senso a mesma - Correio Debate 98FM
16 - Pra mim informar o sertão - Correio Manhã
17 - Crianças podem ir para doação - Correio Manhã
18 - A gente volta amanhã depois da novela Renascer(na Redord?) - Jornal da Correio(ontem)
Já tem gente suficiente pra (a)fundar a ISSF - Igreja dos Seguidores de São Francelino. O problema vai ser convencer os errantes a procurarem essa salvação. Nós do BF já somos adeptos.
1 - A primeira promessa não foi comprida - nós do BF (a gente erra e assume)
2 - Pessoas que possivelmente mora aqui - repórter com tempo na TV Tambaú
3 - E a popolação de Bayeux... - Plantão da Cidade (TV Tambaú)
4 - Se eu disser tá dizido - Caso de Pólícia (TV Tambaú)
5 - Vou começar do início - Rede Verdade (TV Arapuan)
6 - Vamos trazer mais informações que ainda cabe no rádio - 98FM pela manhã
7 - Você já tem os novos números sobre o número de vítimas? - J. Nacional
8 - Está aí os 3 rapazes - Correio Verdade (um dos pássaros)
9 - Os policiais militares já se encontra no local - (o mesmo pássaro)
10 - Aquele xêxo foi usado - (o pássaro de novo)
11 - São pessoas próxima a mim - C. Verdade (o outro pássaro)
12 - Sobrevoando as marges da maré. Olha só a image - (o pássaro do 11)
12 - A secretária vai interditar a BR 230 - JPB2
13 - Lixos que são trazidas pela correnteza - repórter novata TV Tambaú
14 - Os médicos estão irredutíveis e disse que... - repórter ao vivo no JPB2
15 - Esperam que as suas decisões continua senso a mesma - Correio Debate 98FM
16 - Pra mim informar o sertão - Correio Manhã
17 - Crianças podem ir para doação - Correio Manhã
18 - A gente volta amanhã depois da novela Renascer(na Redord?) - Jornal da Correio(ontem)
Já tem gente suficiente pra (a)fundar a ISSF - Igreja dos Seguidores de São Francelino. O problema vai ser convencer os errantes a procurarem essa salvação. Nós do BF já somos adeptos.
CONSELHO DO BF: CONFESSIONÁRIO PARA LUÍS TORRES
Antes de comentar a escorregada, acima, vamos revelar a nossa satisfação em ver o Luís Cabelodetoldo Torres, nesta quinta, no Rede Verdade, já de cabelo não tão "toldo" assim. A rádio peão comentou que ele após ler a nossa última postagem, sobre ele, o danado do lula correu pra o barbeiro mais próximo e mandou tosar o "toldo". Agora vamos a uma pequena correção no texto destacado do blog do Luís. Deveria estar escrito: O blog soube, por alto, que alguns advogados estão querendo.... Sabemos que o Luís é um rapaz muito ocupado, mas uma semaninha, ou duas, de rosário no confessionário de São Francelino resolveriam alguns problemas dele. E pra fechar, pra fechar mesmo, mais uma pressinha inimiga da nossa língua de Luís Olhasó Torres. Estamos de olho!!!
G1 DÁ FURO NA IMPRENSA DA PARAÍBA
Como o jornalismo, na Paraíba, só vê desgraça e política acontece isso que vemos acima. O portal G1 publicou, nesta quinta, a engenhoca de um ex-mendigo de São José de Piranhas dando destaque para a notícia. O mais incrível foi ver, logo depois, alguns portais paraibanos fazendo Ctrl C + Ctrl V na postagem do G1 pra tentar correr atrás do prejuízo. Pena ver os caminhos que estão tomando as empresas e os trabalhadores de comunicação, no nosso estado, que entram numa roda viva da desgraça e das picuinhas políticas para sobreviverem. Até quando vamos ver coisas desse tipo? Um portal sulista dando capote na nossa imprensa com uma notícia que eleva a auto-estima do nosso povo e não com desgraça.
OS CARROS PIPA ESTAVAM PRESOS?
Quem puder explicar essa manchete do MaisPB, desta quinta, que nos envie comentários. Afinal, em Esperança iriam fazer o quê? Saciar a sede do povo de lá, esperamos. O gaiato dengoso do BF ligou pra dizer que talvez seja o choque de segurança que o governador tá dando na PB e até os carros pipa estão presos só aguardando a liberação. Estamos de olho e já ficando com sede!!! Melhoras para o nosso gaiato que vai passar o fim de semana de molho.
quinta-feira, 24 de março de 2011
POR QUE VINÍCIUS HENRIQUES?
Assim que a Polícia Militar da Paraíba fechou o cerco a Belo acusado de ter atirado contra policiais, o meliante pediu ao Cap. Lucas, que estava à frente da emboscada, para chamar o radialista Vinícius Henriques, TV Arapuan, condição para que houvesse a rendição. Prontamente o comando da polícia solicitou a presença do sr. Vinícius que não se negou e foi até o local marcado. Tudo transcorreu normalmente e Belo entregou-se aos policiais. Uma indagação se faz necessário: por que Belo quis a presença de Vinícius no local? Por que ele e não outro qualquer da imprensa? A história responde por si só. O sr. Vinícius vem em sua trajetória de repórter policial, se comportando com decência em sua profissão, pois sabe se portar em tais situações sem desfazer dos criminosos nem de qualquer pessoa que, por uma condição ou outra, se encontra como infrator das leis. Vinícius Henriques não faz chacota, não tira vantagens inescrupulosas de suspeitos desconhecidos ou de poder aquisitivo baixo, nem usa linguajar chulo digno de comédias forçadas para agradar. O sr. Vinícius não é nenhum galã da comunicação, algumas vezes escorrega na concordância verbal, mas não se presta a denegrir nem fazer graça da desgraça alheia. Foi chamado pelo seu nome trazer alguma segurança ao sr. Belo no momento tenso da entrega. Fica, aqui, o alerta aos brincalhões que tentam ser repórteres e que têm sua imagem associada a apenas trilhas sonoras de fundo de quintal. Nosso reconhecimento ao sr. Vinícius pelo seu trabalho.
***Abaixo resultado da reunião na TV Tambaú.
***Abaixo resultado da reunião na TV Tambaú.
O QUE HOUVE NA HORA DOS TIROS?
Um verdadeiro estardalhaço foi o que a Correio fez com as imagens captadas no momento do tiroteio em que dois policiais foram atingidos, próximo à linha do trem, no bairro Alto do Mateus. Divulgaram que o sr. Emerson Hajadente Machado estava no meio do tiroteio e se deleitaram em sensacionalismos. Mas, sempre tem um mas. A rádio peão, cujo transmissor nunca desliga, conta que no momento do tiroteio, um policial estava preparando-se para revidar os tiros quando o sr Emerson Machado atravessa, na frente, naquela desenfreada e insana atitude. Pois, segundo a radio peão, quase que o atingido era o brincalhão de repórter que não aprendeu a se posicionar nessas situações e, naquele momento, por muito pouco não recebeu um tiro de um policial. Somando-se a essa atitude impensada do "mofi", muitos policiais já andam chateados com o protagonista de tantas bobagens, e já se recusam a dar entrevista para ele. Deve ser por isso que alguns apresentadores de tv e rádio e o próprio "mofi" andam mandando tantos abraços e elogios para os policiais no ar. Depois do prejuízo, agora, ficam tentando agradar pra reconquistar o prestígio que imaginam possuir. Triste constatação para o nosso meio. Estamos de olho, mas envergonhados.
***Promessa é dívida. O próximo é o resultado da reunião na TV Tambaú.
***Promessa é dívida. O próximo é o resultado da reunião na TV Tambaú.
REUNIÃO DA TAMBAÚ; EMPREGADOS APELAM PARA "DIO"
Conforme divulgamos, dia 25 de fevereiro, mais precisamente às 16h30, uma reunião na TV Tambaú entre alguns representantes dos funcionários e a direção foi solicitada pelos próprios empregados que, naquele momento, estavam desestimulados com os constantes atrasos nos salários. Pois bem. O resultado você fica sabendo agora, conforme prometemos. Durante a reunião foram reivindicados aumento salarial, aumento no valor do vale refeição e melhor divisão no plano de saúde. Parte do plano é, atualmente, paga pelo empregado (70%) e outra parte (30%) paga pela TV Tambaú. Com a presença do sr. Cacá Martins, já deixando o cargo, e do sr. Henrique Kirilauscas foi aberta a negociação da seguinte maneira:
1 - aumento salarial - descartado naquele momento
2 - aumento da cesta básica de 60 para 300 reais - proposta seria levada, na semana posterior, para discutir em Fortaleza, local onde todas as decisões do grupo são tomadas.
3 - plano de saúde 50% empregado + 50% Tambaú - idem item 2
Durante a reunião foi indagada, pelos corajosos funcionários, a contratação de 40 novos empregados que, inclusive, foi divulgado no site do jornalista Anco Márcio. Resposta do sr. Kirilauscas: essa história, na realidade estória, teria sido apenas para dar um ânimo no seu departamento anterior; o comercial. Fala que foi completada imediatamente pelo, então superintendente, sr. Cacá: só faltou ele dizer que era mentira. Imagine o leitor o que pode vir pela frente com o sr. Henrique na superintendência da tv e da rádio. Mas, calma ainda não acabou. Já está praticamente certa a vinda, do Ceará, do sr. Dionísio, o f...dão do grupo Marquise, semana que vem para refazer a reunião com o propósito de chegar a um acordo. Uma coisa já ficou exposta: a primeira promessa não foi cumprida; aquela da semana posterior e tudo mais. O BF aconselha que não convidem o sr. Moisés, do sindicado dos radialistas, para a negociação por motivos óbvios. De qualquer maneira, nós do BF, torcemos, sinceramente, para um bom desfecho da negociação, pois isso representa valorização para radialistas e jornalistas daquela empresa o que também pode repercutir nos demais meios de comunicação do estado. Quem sabe depois da reunião os esperançosos companheiros saiam cantando: Dio Come Ti Amo!!! Estamos de olho e torcendo!!!
1 - aumento salarial - descartado naquele momento
2 - aumento da cesta básica de 60 para 300 reais - proposta seria levada, na semana posterior, para discutir em Fortaleza, local onde todas as decisões do grupo são tomadas.
3 - plano de saúde 50% empregado + 50% Tambaú - idem item 2
Durante a reunião foi indagada, pelos corajosos funcionários, a contratação de 40 novos empregados que, inclusive, foi divulgado no site do jornalista Anco Márcio. Resposta do sr. Kirilauscas: essa história, na realidade estória, teria sido apenas para dar um ânimo no seu departamento anterior; o comercial. Fala que foi completada imediatamente pelo, então superintendente, sr. Cacá: só faltou ele dizer que era mentira. Imagine o leitor o que pode vir pela frente com o sr. Henrique na superintendência da tv e da rádio. Mas, calma ainda não acabou. Já está praticamente certa a vinda, do Ceará, do sr. Dionísio, o f...dão do grupo Marquise, semana que vem para refazer a reunião com o propósito de chegar a um acordo. Uma coisa já ficou exposta: a primeira promessa não foi cumprida; aquela da semana posterior e tudo mais. O BF aconselha que não convidem o sr. Moisés, do sindicado dos radialistas, para a negociação por motivos óbvios. De qualquer maneira, nós do BF, torcemos, sinceramente, para um bom desfecho da negociação, pois isso representa valorização para radialistas e jornalistas daquela empresa o que também pode repercutir nos demais meios de comunicação do estado. Quem sabe depois da reunião os esperançosos companheiros saiam cantando: Dio Come Ti Amo!!! Estamos de olho e torcendo!!!
QUEM É DIONÍSIO
Deus grego, Dionísio, identificado a Baco, divindade romana, era filho de Zeus e da princesa tebana Semele, filha de Cadmo. Ele foi o único ser divino gerado por uma mortal. Em sua jornada para ser reconhecido como deus castigava severamente todos aqueles que se recusassem a cultuá-lo. Segundo as lendas, ele era muito simpático com quem lhe rendia culto, mas podia proporcionar loucura e ruína para os que menosprezavam os festins devassos a ele ofertados. Deus do êxtase e do entusiasmo, levava com seu cortejo alegria e felicidade por toda a Grécia onde também era considerado protetor das belas artes. BF também é cultura.
quarta-feira, 23 de março de 2011
E A GREVE NA TV TAMBAÚ?
Alguns leitores nos pediram pra descobrir o resultado do princípio de "greve" na TV Tambaú, o que não se confirmou, após uma reunião que alguns funcionários fizeram com a direção da emissora. Nesta quinta, 24, divulgaremos o resultado da reunião e mais novidades a respeito da situação dos "colaboradores"(nome bonito que o RH usa) da Tambaú. Com a saída do sr. Cacá Martins como ficou a negociação? Aguardem!
EDILANE NÃO QUERIA QUE MOSTRASSE A CALCINHA
Tava na cara que Edilane Naftalina Araújo não gostou nada do encerramento do JPB2, sábado passado. Fiquem de olho na cara que Edilane bota quando Laerte Cilíndrico Cerqueira, ao lado da banda Calcinha Preta, devolve o sinal para o estúdio para ela desejar o boa noite de sempre. Pelo jeito a mofada apresentadora não tava acreditando naquele encerramento, com fundo musical da banda ao vivo, que parecia muito mais o Manhã da Gente com Marília Gimenez Lima. Assista ao vídeo. Estávamos de olho e gravamos tudo.
BF TAMBÉM QUER IR AO BAILE
A notícia do Portal Paraíbaonline foi postada com tanta pressa que esqueceram de avisar a data, a hora e o local do "baille". Será que o Acordo Ortográfico em Braille vai ser disponibilizado, pela Escola do Legislativo, no baile de máscaras de Astrea, ou no baile assustado de Ruth Avelino? Nós do BF, esperamos que quando for acontecer tal festa, o pessoal do Paraibaonline divulgue pra gente ir. Será que é 'BL'? Jornalista adora uma boca livre. Estamos de olho esperando o convite.
MORDENDO NA LATARIA DOS OUTROS
Quem deve tá se mordendo de raiva deve ser o pessoal que fez o filme Robôs com a falta de criatividade do departamento de criação da Rede Globo. Quem já teve a oportunidade de assistir ao desenho sabe do que estamos falando. É que a robô que aparece na abertura da novela é uma cópia disfarçada do "Grande Soldador" falso que aparece no filme e que na novela está afeminado. Quem não assistiu ao filme Robôs ainda compre e veja, de preferência com os filhos. A trilha sonora também é boa. É um tipo sessão da tarde pra distrair a família, mas vale a pena. Será que as urucubacas que rondam o horário das sete, na Globo, andam provocando falta de criatividade por lá? Estamos de olho e tristes com o que vimos.
ARAPUAN FM PERDE
Perde quando deixa de fora um dos mais comedidos jornalistas da nova safra. Estamos falando de Anderson Fininho Soares que, desde segunda, não comanda mais o programa Rádio Verdade na Arapuan FM. Uma pena para os ouvintes que terão que procurar, em outras emissoras, a estabilidade que ouviam no horário do meio dia na principal rádio do sistema Gregoriano. Pelo menos Anderson Macedo Soares, quase um bispo da IURD, ainda continua nos brindando com seus momentos de reflexão, pelas manhãs, na TV Arapuan.
"DELETARAM" RUI?
A gente sabe que a dança das cadeiras perturbou muita gente pelos meios de comunicação da Paraíba, mas com tanto "puxincói", os olhos deveriam estar mais atentos, assim como os da nossa equipe. Semana passada pegamos um esquecimento do pessoal, do marketing, acreditamos, que cuida do Mulher Demais na internet e que já foi devidamente corrigido e citado, ao vivo, pela apresentadora do programa Fernanda Matraca Albuquerque. Obrigado Fernanda pelas palavras. Pois bem. Aí vai outra falha, desta vez na página do Correio Debate. Como Rui Dantas vem dividindo, regularmente, o estúdio com Helder Moura, alguém do Portal Correio corrija essa ausência. Como diria Sílvio Luis: que é que eu vou dizer pras criancinhas lá em casa? Ah sim. Antes que alguém faça uma gracinha com o título, o termo "deletar" ainda não faz parte do nosso vocabulário oficial, por isso está entre aspas. Estamos de olho!!!
terça-feira, 22 de março de 2011
DEP. HERVÁZIO E O BF
Dep, Hervázio Bezerra (só com um acento) compartilha dos ideais deste blog. Ouça parte da entrevista dele, semana passada, no programa Polêmica Paraíba, na Paraíba FM, comandado por Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira. Dê play e ouça. Estamos engrossando o cordão do Bucho Furado até na política.
CORPO FECHADO PARA GRAMÁTICA E HISTÓRIA
Pelo jeito as chamas do "além" deixaram o nosso colega de redação com uma pressa daquelas de se ver livre do texto e deu nisso. O verbo "ser" foi reduzido para a forma singular e o termo "maquiavélicos" foi usado da forma inadequada. Apesar de essa expressão ser usada de forma pejorativa, a forma correta seria "trabalhos macabros". O historiador, diplomata, poeta Nicolau Maquiavel não praticava trabalhos de magia negra ou coisas do tipo. Mais informações a respeito consultem o santo Google. Não basta digitar, redigir, tem que conhecer. Estamos de olho!!!
SUPERLUA PERTURBA CONCORDÂNCIA GRAMATICAL
Nós do BF ficamos totalmente indecisos com relação a essa notícia veiculada no PB Acontece. Se as duas comunidades ficam perto do Terminal Rodoviário, o correto seria: Moradores das comunidades Vila Nassau e Porto do Capim, que ficam próximas do Terminal Rodoviário da capital, tiveram prejuízos. Atenção para: capital em minúsculo e a vírgula obrigatória logo depois em respeito aos inseparáveis sujeito e predicado. Dúvida: se somente a Porto do Capim fica perto do mesmo terminal, falta a localização da comunidade Vila Nassau. Acreditamos que as duas comunidades foram atingidas por estarem próximas ao Terminal Rodoviário, local que é vizinho ao mangue, e mais próximas ainda da Estação Ferroviária de João Pessoa. Terá sido a 'superlua' que perturbou os jornalistas que dão plantão no fim de semana? Estamos de olho e ainda em dúvida!!! São Francelino interceda por todos nós.
SOLIDARIEDADE NA IMPRENSA
A solidariedade permeia os nossos tão pacíficos e franciscanos meios de comunicação. Pois não é que encontramos, no portal Paraíba, mais precisamente no blog do Luís Cabelodetoldo Torres, uma foto que mostra, claramente, o prefixo da Paraíba FM, antiga 101 e que não faz parte do bloco do sistema gregoriano assim como o blog do referido jornalista. Como o Luis já trabalhou pelas paragens vizinhas, talvez ele tenha quisto dar uma forcinha pra emissora concorrente que passou por uma reforma geral nos últimos dias. Ou teria sido a pressa em publicar a queda da PEC que deixou passar despercebida a merchandising? Apostamos que nem o Major notou. Estamos de olho, inclusive nos detalhes!!!
PB AGORA E A DANADA DA PRESSA
Em reunião de pauta do BF um dos nossos integrantes pediu para pararmos de postar escorregões do PB Agora. Queremos muito atender a esse pedido só que essa captura, acima, não é nossa. Ela nos foi enviada pela leitora do BF, Sofia Yeah, e como não poderíamos deixar de atendê-la, aqui vamos nós. As duas falhas em destaque são: inetgrantes que deveria estar escrito integrantes e na outra esqueceram de completar a palavra deputada que ficou assim: deputa. Sofia ainda atentou para Assembleia com acento. Até dezembro é facultativo seguir a nova ou a velha regra, contanto que em todo o texto se aplique só uma delas. Estamos de olho e não estamos sós!!!
SE O DESTAQUE JÁ TÁ ASSIM...
Essa escorregada tá no link do Correio Debate. O destaque do programa promove uma união que não dá um bom casamento; plural com singular. O correto seria: Anestesistas, que prestam serviços ao governo, suspendem suas atividades. E quanto a hospitais, desnecessário. Alguém já ouviu falar de anestesista prestar serviço em lavanderia, supermercado, escola? Estamos de olho!!!
sábado, 19 de março de 2011
EM NOME DO BUCHO FURADO
O objetivo, desde a criação deste blog, é expor o que muitos desejavam; indagar a respeito dos erros gramaticais, da falhas, da pedagogia da comunicação, das blindagens que os jornalistas acham possuir, etc. Discutir o grito por liberdade de expressão. Liberdade essa que só aparece quando é para seguir interesses pessoais ou corporativos. A nossa liberdade, e sentimos isso no retorno que recebemos, está em poder discutir os rumos do jornalismo paraibano que, em raras exceções, e são raras mesmo, conseguem relatar a verdade dos fatos sem maquiagens e sem meios relatos. Vimos isto, explicitamente, no conturbado caso da destruição da pista do Aeroclube. Nossos colegas de imprensa, na maioria, "caíram em cima" como se já fosse fato consumado, mesmo sabedores de que a justiça ainda não tinha dado como transitado em julgado. As brincadeiras que postamos, nada mais são que alertas. Alertas para os envolvidos, para a população, para os professores, para nós mesmos. Quem aqui sentir-se atingido, seja de que maneira for, é só nos comunicar que, imediatamente, não haverá mais citações para com ele/ela. Aos leitores e citados, do e no BF, gostaríamos de salientar que brincamos com quem achamos que tem senso de humor. O que seria de nós, pobres mortais, caso não existissem o TV Pirata, Casseta e Planeta, Pânico na TV, CQC? Lembrando que não denegrimos ninguém, como fazem alguns. Como todos podem ver, o BF, não tem patrocínio, merchandising e nada que possa contribuir monetariamente com o blog. Os custos são pessoais, gastos nas horas vagas. Até a faixa que alguns viram na Feijoada dos Imprensados foi paga do nosso bolso, do salário que recebemos das empresas nas quais trabalhamos. Que nos desculpem os que se sentiram ofendidos. Queríamos apenas deixar para questionamento o seguinte: aquele que se "atreve" ou se prepara para enfrentar um microfone, uma câmera não se pode dar ao luxo de errar. Como já nos enviou um leitor "errar é humano e acertar é mais humano ainda". A qualidade celebrada está na perfeição ou na proximidade dela e não no nivelamento sem parâmetros. É esse lema que nós, do Bucho Furado, temos como âncora e desejamos seguir.
sexta-feira, 18 de março de 2011
EXCLUSIVO NA IMPRENSA DA PARAIBA É DIFERENTE
Atenção ouvintes e telespectadores, o que nossos colegas estão fazendo quanto ao uso do termo "exclusivo", na maioria dos casos, é pura enganação. Nós do BF ficamos, nesta quarta, monitorando algumas rádios no momento da confusão no presídio do Róger. Somos honestos em afirmar que, enquanto a 98 FM, com Heron Cid e Fabiano Gomes anunciavam uma transmissão exclusiva e em primeiro lugar do local da rebelião, na verdade estavam atrasados em pelo menos 10 minutos. É que bem antes da 98FM, a Paraíba FM já estava transmitindo do local. O repórter da 98FM teve a coragem de dizer, em sua transmissão via celular, que ele era o primeiro a chegar lá e relatar a situação. Vamos aos dados:
- 12h25 - Paraíba FM - ao vivo do presídio do Róger
- 12h35 - 98FM - começa ao vivo do presídio (como se fosse exclusivo)
Qual o conceito que esses "nobres" "jornalistas" têm dos ouvintes para usar de tal disfarce? Vale, aqui, ressaltar a rapidez da edição do Cidade em Ação, da TV Arapuan, em levar sua equipe para o presídio e colocar sua repórter Laiz Bombadinha Silveira, ao vivo, no programa. Isso sim é respeito à população com rapidez e sem enganações. Estamos de olho e ouvidos ligados!!!
Atenção! Mais abaixo tem as pérolas da semana. Meta a mão no mouse e vá baixando, vá!
- 12h25 - Paraíba FM - ao vivo do presídio do Róger
- 12h35 - 98FM - começa ao vivo do presídio (como se fosse exclusivo)
Qual o conceito que esses "nobres" "jornalistas" têm dos ouvintes para usar de tal disfarce? Vale, aqui, ressaltar a rapidez da edição do Cidade em Ação, da TV Arapuan, em levar sua equipe para o presídio e colocar sua repórter Laiz Bombadinha Silveira, ao vivo, no programa. Isso sim é respeito à população com rapidez e sem enganações. Estamos de olho e ouvidos ligados!!!
Atenção! Mais abaixo tem as pérolas da semana. Meta a mão no mouse e vá baixando, vá!
EDITOR FAZ APRESENTADOR ERRAR
Quem assistiu ao Caso de Polícia, nesta quinta, deve ter notado que o futuro bom apresentador Fábio Joãograndão Araújo chamou a matéria sobre a rebelião do Róger dizendo "Hoje...". Na realidade a rebelião foi no dia anterior. Acreditamos que o danado do Ctrl C + Ctrl V deve ter sido usado por quem escreveu o texto para ser lido ao vivo. Deve ter sido sobra do Plantão da Cidade, do dia anterior, e meteram o mesmo script para Fábio ler. E o desatento apresentador nem corrigiu a falha temporal. Estamos de olho!!!
Atenção! As pérolas da semana estão logo abaixo. Vá descendo, devagarzinho, vá!
Atenção! As pérolas da semana estão logo abaixo. Vá descendo, devagarzinho, vá!
PÉROLAS DA SEMANA
Sem delongas e sem comentários. O julgamento fica por conta do leitor.
- Estamos há poucas horas do começo da estreia - Patrícia Bocatrejeito Rocha (TV Cabo Branco)
- Foi uma grande perca - Adenilson Roliço Maia prof. União (TV Tambaú)
- Hoje fazem 8 dias - Herta Riama - (TV Clube)
- A missa foi celebrada pela televisão - Juliana Teixeira (TV Arapuan)
- Mídias sociais democratiza a informação - Alexandre Faltavoz Coronago (TV Tambaú)
- As criança acorda pra apanhar - Samuka Boiboido Duarte (TV Correio)
- É 60 dias para retornar - Marco Antônio Águia (TV Correio)
- As pessoas que está no local - Emerson Hajadente Machado (TV Correio)
- Só falta você nos estúdio - Emerson Hajadente Machado (98FM)
- Segundo o buletim - Fabiano Faltando Gomes (TV Correio)
- Colocando em risca a população - Fabiano Faltando Gomes (TV Correio)
- Já está sendo agendadas reuniões - Fabiano Faltando Gomes (98FM)
- O paraibano mistura tudo, confundem... - Fabiano Faltando Gomes (98 FM)
- A movimentação começa a começar - Polyana Redonda Sorrentino (98FM)
- Essas coisas que não me entra na cabeça - Nilvan Atravessouacalçada Ferreira (Paraiba FM)
- Estamos há poucas horas do começo da estreia - Patrícia Bocatrejeito Rocha (TV Cabo Branco)
- Foi uma grande perca - Adenilson Roliço Maia prof. União (TV Tambaú)
- Hoje fazem 8 dias - Herta Riama - (TV Clube)
- A missa foi celebrada pela televisão - Juliana Teixeira (TV Arapuan)
- Mídias sociais democratiza a informação - Alexandre Faltavoz Coronago (TV Tambaú)
- As criança acorda pra apanhar - Samuka Boiboido Duarte (TV Correio)
- É 60 dias para retornar - Marco Antônio Águia (TV Correio)
- As pessoas que está no local - Emerson Hajadente Machado (TV Correio)
- Só falta você nos estúdio - Emerson Hajadente Machado (98FM)
- Segundo o buletim - Fabiano Faltando Gomes (TV Correio)
- Colocando em risca a população - Fabiano Faltando Gomes (TV Correio)
- Já está sendo agendadas reuniões - Fabiano Faltando Gomes (98FM)
- O paraibano mistura tudo, confundem... - Fabiano Faltando Gomes (98 FM)
- A movimentação começa a começar - Polyana Redonda Sorrentino (98FM)
- Essas coisas que não me entra na cabeça - Nilvan Atravessouacalçada Ferreira (Paraiba FM)
HERVÁSIO ASSUME E GANHA MAIS UM ACENTO
Depois de ler o título, acima, dá pra pensar o quê? Mas, em reunião de pauta do BF descobrimos a intenção. É que Hervásio é tão importante que merece dois acentos e não só um. Será que o deputado vai ganhar dois acentos na Casa Epitácio Pessoa também? Ele pode até merecer, mas vai ter que pedir uma ajudinha do pessoal do PB Agora. Esta foi mais uma captura que nos foi enviada por um admirador deste blog; Júnir Quaresma. Estamos de olho e não estamos sós!!!
HERVÁSIO ASSUME E MEXE COM ESCRITA DE JORNALISTA
O texto, acima, deveria estar escrito "retribuir, em nome da Paraíba...", como colocado no texto seguinte do colunista, mesmo porque o deputado não poderia retribuir o gesto na Bahia, na Europa ou em qualquer outro lugar senão aqui. Mais uma pressinha em publicar sem dar a devida revisada. Por esta e por outras postagens dá pra ver que o novo deputado paraibano tá mexendo demais com a escrita dos nossos jornalistas. Estamos de ollho!!!
E TOME PRESSA INIMIGA DA REVISÃO
Nós do BF não entendemos muito de Beach Soccer, mas de Tambaú sim. Pois não é que o pessoal do Portal Correio tacou a notícia de Dino Tambaú mudando o nome dele. Pela matéria é "Tambáu". Afinal é "Tambaú" ou "Tambáu" e se for Tambáu, de onde diabos vem esse acento? Com aquele som de igreja: São Francelino nos acuda. E esse também foi mais uma captura de Junior Quaresma, o qual não conhecemos pessoalmente, que compartilha do nosso ideal. Estamos de olho!!!
QUEM OUVE RÁDIO É?
Essa escorregada do Portal Correio nos foi enviada por nada mais, nada menos, que o tão polêmico e engraçado... Quem? Quem? Anco Márcio é nome dele. Pois é, o nosso colega de imprensa Anco nos enviou esta beldade. E agora aquela pergunta que não quer calar: e pra mais quem a 98 queria lançar promoção? Para telespectadores? Sabe-se lá. Vindo do Correio tudo é possível. Valeu Anco.
quinta-feira, 17 de março de 2011
FABIANO DESMENTE
Seguindo as regras jornalísticas, tão em falta pela imprensa paraibana, estamos destacando mensagem do twitter do radialista Fabiano Gomes a respeito de e-mail que recebemos e postamos como "Casal quer voltar", falando do possível retorno de Fabiano para o Sistema Gregoriano. Como se vê, acima, "não procede a informação postada no blog". No BF é assim; se uma informação é equivocada nós também mostramos a versão desmentindo. Mas, continuamos de olhos e ouvidos abertos!!!
CASAL QUER VOLTAR. TÁ MAIS PRA COURO DE PESCOÇO
Era uma vez um certo senhor F que amava A de paixão, mas um dia largou A e foi para os braços de L na cidade vizinha. Lá pelas tantas, F, meio sem gosto, abandona L e volta com A. Enquando durava este enlace, F metia o pau em C. Pois não é que o danadinho de F, mesmo de alianças trocadas com A, paquerava C. Passado pouco tempo F deixa A e se apaixona por C por quem, dias atrás, tinha ojeriza. Meses depois lá vem o danado de F, após andar Faltando muito com C, já de paquera novamente com A e com forte tendência a abandonar C. Pense num cabra instável!
Essa história, caro leitor, resume-se ao seguinte: um internauta nos enviou uma mensagem dando conta que o sr. Fabiano Faltando Gomes que já esteve na Arapuan, foi para a Líder(Santa Rita), voltou com a Arapuan e está "casado" atualmente com a Correio, já flerta com a Arapuan novamente. Segundo este mesmo internauta, há 90% de certeza que Fabiano volta com o sistema Gregoriano, para rádio e tv, com a possibilidade de estrear um programa policial à noite, antes do Jornal da Arapuan, apresentado por Hildebrando Neto e Carla Arantes. A rádio peão comenta que seria uma estratégia para levantar a bola do Jornal da Arapuan, que anda com a audiência muito baixa; tipo açude em tempo de seca. Por precaução a Arapuan deveria arrastar Jomar Bombril Brandão junto. E lá vem o gaiato de plantão do BF dizendo: a imprensa paraibana só perde pro tsunami (acertamos?) do Japão. Vamos aguardar o desfecho dessa tragicômica história. Alguém se atreve a apostar.
Essa história, caro leitor, resume-se ao seguinte: um internauta nos enviou uma mensagem dando conta que o sr. Fabiano Faltando Gomes que já esteve na Arapuan, foi para a Líder(Santa Rita), voltou com a Arapuan e está "casado" atualmente com a Correio, já flerta com a Arapuan novamente. Segundo este mesmo internauta, há 90% de certeza que Fabiano volta com o sistema Gregoriano, para rádio e tv, com a possibilidade de estrear um programa policial à noite, antes do Jornal da Arapuan, apresentado por Hildebrando Neto e Carla Arantes. A rádio peão comenta que seria uma estratégia para levantar a bola do Jornal da Arapuan, que anda com a audiência muito baixa; tipo açude em tempo de seca. Por precaução a Arapuan deveria arrastar Jomar Bombril Brandão junto. E lá vem o gaiato de plantão do BF dizendo: a imprensa paraibana só perde pro tsunami (acertamos?) do Japão. Vamos aguardar o desfecho dessa tragicômica história. Alguém se atreve a apostar.
quarta-feira, 16 de março de 2011
TEM CASAL QUE QUER VOLTAR
Estamos apurando informação sobre casal que quer reatar. E nós, do BF, pensando que separados não voltavam. Será que é pela família? Será que é pela renda? Será que é pela sociedade?
BF de olhos arregalados!!!
Nesta quinta, 8h30, acesse este blog e saiba de quem estamos falando.
BF de olhos arregalados!!!
Nesta quinta, 8h30, acesse este blog e saiba de quem estamos falando.
HERVÁSIO ASSUME E MUDA DE NOME? SERÁ?
Pelo menos no Blog do Tião o, agora, deputado Hervásio mudou para 'Hersásio'. Esta pressa inimiga da revisão nos foi enviada por mais um adepto do cordão do Bucho Furado, que cada vez aumenta mais. O nome do nosso seguidor é Carlos Castro, o qual também se denomina "Rapadura". Como rapadura é doce, mas não é mole, atenção amigos da imprensa: tem mais um catucador de escorregadas vagando por aí e ainda nos enviando as danadinhas. Estamos de olho e não estamos sós!!!
SOLON OU SÓLON?
Em muitos anos de jornalismo, praticado pelos integrantes do BF, vimos o nome Solon de Lucena, que foi homenageado com o Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa, aparecer de duas formas diferentes. Uma delas está na postagem do Paraíba 1. Alguns escrevem "Sólon" e outros "Solon". Aproveitamos para solicitar de algum historiador, de plantão, para nos tirar esta dúvida, já que é um dos mais importantes cartões postais da nossa cidade. Portanto temos a obrigação de fazer a escrita correta. Apesar de termos pesquisado na internet, sabemos que é um terreno arenoso e de difícil confiabilidade. Aguardamos a palavra de alguém balizado para dirimir esta dúvida para esclarecimento geral do nosso jornalismo.
PARAÍBA FM NO AR
Nós do BF acompanhamos boa parte do novo programa da Paraíba FM, o "Polêmica Paraíba", comandado pelos colegas Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira. Desejamos boa sorte, aos dois, extensiva a Marcelo José e Lenilson Guedes que estão no ar pela manhã com o jornal Paraiba Agora. Ficamos atentos ao que disse Gutemberg quando se refere a "exorcizar os rótulos partidários da nossa categoria". Esperamos que estes quatro experientes na comunicação possam realmente colocar em prática o que desejam. Lembramos que nós do BF ficaremos de olhos e ouvidos ligados, já que os programas também são transmitidos via internet. Todos eles já sabem: escorregou tá no Bucho Furado.
PB AGORA - TUDO A VER COM O BBB
Esta postagem do portal PB Agora é do dia 10 deste mês. Confessamos que não tínhamos atentado para este erro de concordância, mas como tem uns adeptos do nosso blog que não nos deixam quietos, tacamos a criança acima. Está escrito: você não tem que se desculpas, quando o correto seria: ...tem que se desculpar. Com o verbo no infinitivo. Este escorregão da redação do PB Agora nos foi enviado pelo sr. Junior Quaresma a quem agradecemos por compartilhar dos nossos ideais. A rigor poderíamos até desculpar o redator da notícia já que se trata da fala de outra pessoa, caso o autor tenha falado exatamente como está escrito. Não estamos aqui para recriminar, mas, e tão somente, para alertar nossos amigos de redação para que evitem os já famosos atentados à nossa tão surrada gramática. Estamos de olho!!!
E OS SITES DAS NOSSAS TVS, HEIN?
Parece que há um descaso generalizado com os sites das tvs locais. Em postagens anteriores já mostramos o site da TV Caisinal UFPB inexistente, o da TV Tambaú, que só mostra um "em breve tudo novo" e o da TV Arapuan que posta as matérias sabe-se lá quando. Pra aumentar a leva de descaso, jogaram Fernanda Matraca Albuquerque para logo cedo, na TV Correio, e nem se deram ao cuidado de fazer a troca do horário no link do programa. Os departamentos de marketing das emissoras paraibanas estão se mostrando verdadeiros desleixados para com suas próprias crias. Estamos de olho!!!
TROCARAM A CIDADE POR UM PÉ
Conforme destacado pela seta, o pessoal da TV Alex Master trocou o município de Bananeiras pela Bananeira. Os organizadores do campo de golfe da cidade devem estar colocando em prática algum tipo de tacada, não na bola, mas no pé de bananeira. E assim ficou o tempo todo a escrita no vídeo do programa Debate Verdade, que de debate não tem nada e de verdade só a que interessa ao entrevistado. Estamos de olho!!!
terça-feira, 15 de março de 2011
AULA DE SÃO FRANCELINO NA TV PARA MIM E PARA TODOS
Graças ao quadro que o BF publica todas as sextas, o Pérolas da Semana, o programa Manhã da Gente, da TV Arapuan, levou para o professor Francelino Soares a discussão do famoso pronome oblíquo "mim", o qual confunde muitos amigos de imprensa. O Pérolas da Semana tem como objetivo fazer uma espécia de alerta para os constantes atentados que nossos colegas praticam contra a Norma Gramatical Brasileira. Atenção apresentadores e locutores: esse vídeo tem ensinamento precioso para vocês e também para mim. Videoaula gratuita.
IMPRENSA NA PB ESQUECE A MÃE
A TV Borborema, de Campina Grande, primeira televisão da Paraíba fez aniversário nesta segunda, dia 14, e ninguém da imprensa deu a devida referência. A TV Borborema foi fundada, há 45 anos, por Assis Chateaubriand e tem o peso e a marca de ter sido a primeira tv do interior do nordeste. Instalada em 1966, a emissora campinense formou muitos profissionais e nós do BF sentimos pela falta da devida reverência que esta emissora merece. Parabéns a este patrimônio paraibano e a todos que compõem a emissora. BF valorizando a história.
ESCALA DE ENTREVISTAS NA IMPRENSA DA PB
Assim como existe uma escala de serviço em muitas empresas para fazer o devido revezamento entre empregados, a imprensa paraibana parece que está seguindo os mesmos passos desse esquema. O que vimos, nas últimas semanas, foi uma alternância das mesmas pessoas que dão entrevista nos programas repletos de assuntos desinteressantes para a maioria da população. Os "nobres" "jornalistas" insistem em seguir uma escala que até parece, e parece mesmo, que já está pregada na porta de cada estúdio de tv e rádio, principalmente, da nossa capital. Vejam, abaixo, a Escala de Serviço, ou seja, de Revezamento e tirem suas conclusões.
Dia Entrevistado/opções
segunda - Luciano Agra - prefeito de João Pessoa pra falar do Aeroclube
terça - Estelizabel Bezerra - sec. da prefeitura pra falar do Aeroclube
quarta - Bruno Farias ou Bira - vereadores em defesa da prefeitura - mesmo tema acima
quinta - Claudio Lima - sec. de segurança da Paraíba
sexta - Nonato Bandeira - sec. de comunicação da Paraíba
sábado - reprise de um desses ou um mix de alguns
Tem gente dizendo que só se respira política em nosso estado. Errado. Esse é um tipo de ladainha, no ouvido do cidadão comum, enquanto os temas que realmente importam vão sendo empurrados como fez o tsunami no Japão arrastando tudo que via pela frente sem dar chance de salvação para a população. Falta de criatividade, dependência ou comodismo?
Dia Entrevistado/opções
segunda - Luciano Agra - prefeito de João Pessoa pra falar do Aeroclube
terça - Estelizabel Bezerra - sec. da prefeitura pra falar do Aeroclube
quarta - Bruno Farias ou Bira - vereadores em defesa da prefeitura - mesmo tema acima
quinta - Claudio Lima - sec. de segurança da Paraíba
sexta - Nonato Bandeira - sec. de comunicação da Paraíba
sábado - reprise de um desses ou um mix de alguns
Tem gente dizendo que só se respira política em nosso estado. Errado. Esse é um tipo de ladainha, no ouvido do cidadão comum, enquanto os temas que realmente importam vão sendo empurrados como fez o tsunami no Japão arrastando tudo que via pela frente sem dar chance de salvação para a população. Falta de criatividade, dependência ou comodismo?
SEM RAZÃO JORNALÍSTICA
Quando o entrevistado é um apresentador de programa é porque existe algo errado. A notícia não pode ser um personagem da imprensa, salvo em caso de morte. Foi o que aconteceu, semana passada, no Conexão Master, da TV Alex Master e que tem como apresentador Alex Master Filho. O entrevistado do programa foi o ex-colega da emissora Fabiano Gomes, que entitulamos de Fabiano Faltando Gomes de tantas ausências que ele provoca no Sistema Correio. Imaginem Tião Gomes, ops, desculpa, Tião Lucena, Hermes de Luna, Gilvan Freire, Heraldo Nóbrega, Ricardo Sérvulo e ainda Alex Master Filho (quanta gente) sabatinando Fabiano. Qual razão jornalística para tal fato? Nenhum. O que na realidade transpareceu foi a falta de assunto para debater naquela "tribuna jornalística". Como estava em pleno carnaval, pegaram Fabiano no meio do corredor e enfiaram o rapaz no estúdio para gravar o Conexão Alex Master que foi reprisado, para deleite do apresentador, umas 480 vezes, semana passada. É assim que acontece nos nossos meios; o assunto a ser discutido é o de interesse privado e não o público. Estamos de olho.
PRESSA INIMIGA DA REVISÃO EM CAMPINA
A pressa em postar as notícias, sem a devida revisão, assola também a nossa Campina Grande. Pois não é que um plantonista do BF capturou esta duplicidade de palavra no portal do Diário da Borborema? Será que o estresse da profissão está corroendo os nossos colegas de redação da Borborema? Estamos de olho também pelo interior!!!
segunda-feira, 14 de março de 2011
BUCHO FURADO É DESTAQUE NA TV PARAIBANA
Depois de o BF ser destaque em alguns portais e em rádios da nossa capital, o programa Manhã da Gente da TV Arapuan destacou, esta semana, o trabalho deste blog com a presença, em estúdio, do professor Francelino Soares a quem denominamos, gentilmente, de São Francelino. O professor, além de tirar algumas dúvidas dos telespectadores e nossas do BF, revelou que vai ser um assíduo seguidor do BF e fez outra revelação que nos atinge também; de que dá um "faniquito" quando presencia um erro de algum jornalista. Assista ao vídeo. Nós do BF estamos nas nuvens, mas também com São Francelino do lado quem não tá?
JORNALISMO NA RECORD, "BESTEIROL" NA GLOBO
Enquanto o Fantástico, nem tão fantástico assim, exibia, neste domingo, uma matéria com Ivete Dissimulada Sangalo, sem pé nem cabeça, o Domingo Espetacular, da Record, fazia jornalismo mostrando o que acontece com as carnes vendidas no mercado de Manaus. Ratos, baratas, gatos e cães sarnentos povoam o ambiente e provam daquilo que, mais tarde, vai para a mesa do povo manauara. Bom seria se esse jornalismo, à Record, pudesse ser visto e praticado na nossa capital e por todo estado da Paraíba. Estamos de olho também no nacional.
TELESPECTADOR CONFUNDE APRESENTADOR
Na última sexta, em ligação telefônica para o enfadonho Correio Manhã apresentado pelo, de volta, Fabiano Faltando Gomes, um telespectador confundiu Fabiano com Samuka e o tratou assim em toda a participação. Culpa do telespectador? Não. Com tanta troca de apresentador e com tantas faltas, no ar, do titular, o telespectador nem o reconhece mais e tem mesmo é que trocar os nomes. E isso deve acontecer nos outros programas da Correio também. No dia que Jomar, Eugênia e Giovanne adoecerem juntos, o caos vai se instalar naquele sistema. Reative a memória do Correio Manhã da semana que passou.
- Dias 07, 08 e 09/03 - Jomar Bombril Brandão
- Dia 10/03 - Eugência Vaitumesmo Victal
- Dia 11/03 - Fabiano Faltando Gomes (o titular)
Dá pra culpar algúem?
- Dias 07, 08 e 09/03 - Jomar Bombril Brandão
- Dia 10/03 - Eugência Vaitumesmo Victal
- Dia 11/03 - Fabiano Faltando Gomes (o titular)
Dá pra culpar algúem?
DOMINGO INGRATO NAS REDAÇÕES
Mais uma colaboração de um amigo do BF. A 7ª rodada do campeonato virou "7ª rodado do Campeonato". Atenção senhores chefes de redação para a revisão. Todo mundo sabe que o domingo é ingrato para muitos jornalistas, mas isso não é motivo pra escorregões desse tipo. Nós do BF rezamos para o dia em que poderemos fechar as portas e nos dar como satisfeitos com o jornalismo, principalmente, o paraibano. Mas, enquanto isso não acontece, vamos seguindo. Lá da copa o gaiato grita: tire o jumento da chuva que vai pegar um resfriado, secar e virar charque. Estamos de olho.
SEGUIDOR DO BUCHO FURADO ATENTO
Recebemos, de um dos admiradores do BF, esta digitação apressada, publicada no Política PB. O pessoal do portal tem tanta urgência em publicar coisas "interessantes" para a população, que esquece de fazer a devida revisão e dá nisso. Uma coisa nós sabemos: depois do Bucho Furado, os olhos dos colegas de redação ficaram mais atentos. Mesmo assim, ainda acontecem coisas do tipo destacado acima. Estamos de olho e não estamos sós.
sábado, 12 de março de 2011
QUEM COMETE FURADA?
Ficamos tristes com a visão equivocada do colega Luís Torres. Diferentemente do que ele afirma, trabalhamos nos meios de comunicação, temos mais de um emprego, e nos sustentamos sem nos preocupar a cada dois ou quatro anos com os resultados das eleições. Como todos podem ver, este blog não tem patrocínios, mesmo já recebendo contatos para tal. Nós do Bucho Furado nunca recebemos envelopes azuis, amarelos, verdes, vermelhos ou quaisquer outros tipos de ajuda para direcionar nossos comentários. Nunca consultamos ninguém do poder municipal ou estadual pedindo permissão para postar ou não postar qualquer nota. Então o que é furada? Furada, na realidade, é a nossa matéria prima fornecida pelos "nobres" "jornalistas", diariamente, caso contrário nem existiríamos. De qualquer maneira ficamos felizes com a leitura diária, do BF, pelo sr. Luís Torres e por também saber que ele se diverte com nossas brincadeiras-sérias. Continuamos de olho, sem dependências políticas!!!
JORNALISTA NOS PEDE PARA "PEGAR LEVE"
Dias atrás, recebemos "tuitada" do "nobre" Luís Torres nos pedindo para pegar leve com os colegas de profissão. Ele nos agradece pela captura, nossa, do vídeo do Conexão Arapuan, clone do Conexão Master, mas como no twitter as coisas correm rápido, a pressa foi inimiga da revisão e o texto "retuitado" deveria estar escrito: ... sejam mais generosos conosco pobres mortais da TV. Que bom que sentimos o apreço do Luís por nossas postagens.
sexta-feira, 11 de março de 2011
PÉROLAS DA SEMANA, COM CARNAVAL E TUDO
Não é porque é carnaval que deixamos passar em branco alguns escorregões dos nossos amigos da imprensa. Então vamos às pérolas (sem valor).
- A gente voltamos depois do comercial - Anacleto Catacumba Reinaldo(TV Arapuan)
- Saborear todos os góstos (acento nosso) - pronúncia do Chef Ary Cardoso(TV Arapuan)
- As 100 primeiras pessoas que ligar - Marília Gimenez Lima (TV Arapuan)
- Caixas de isopores - Milana Bermartt(TV Tambaú)
- Os retiros surgem em meio a trios elétricos - Rafaely Leite Desnatado(TV Tambaú)
- Os cara assaltaram - Samuka Boidoido Duarte(TV Correio)
- Morte celebral - Samuka Boidoido Duarte(TV Correio)
- Segunda as informações - Marcos Águia Antônio(TV Correio)
- Não sai nunca mais do "Framengo" - torcedora digna do clube (Globo Esporte)
* Ficamos sem pérolas do sr. Fabiano Faltando Gomes. É que ele falta desde a semana passada.
Apelamos para comentário do gaiato de plantão, que por sinal é dono do blog, e ele, com um semblante franciscano, nos recomendou: rezem companheiros, rezem para São Francelino.
- A gente voltamos depois do comercial - Anacleto Catacumba Reinaldo(TV Arapuan)
- Saborear todos os góstos (acento nosso) - pronúncia do Chef Ary Cardoso(TV Arapuan)
- As 100 primeiras pessoas que ligar - Marília Gimenez Lima (TV Arapuan)
- Caixas de isopores - Milana Bermartt(TV Tambaú)
- Os retiros surgem em meio a trios elétricos - Rafaely Leite Desnatado(TV Tambaú)
- Os cara assaltaram - Samuka Boidoido Duarte(TV Correio)
- Morte celebral - Samuka Boidoido Duarte(TV Correio)
- Segunda as informações - Marcos Águia Antônio(TV Correio)
- Não sai nunca mais do "Framengo" - torcedora digna do clube (Globo Esporte)
* Ficamos sem pérolas do sr. Fabiano Faltando Gomes. É que ele falta desde a semana passada.
Apelamos para comentário do gaiato de plantão, que por sinal é dono do blog, e ele, com um semblante franciscano, nos recomendou: rezem companheiros, rezem para São Francelino.
ATÉ QUANDO ESPERAR?
Desde quando iniciamos nosso árduo trabalho, neste blog, visitamos periodicamente o site da TV Tambaú e nada. Esse slide tá pregado e não muda, absolutamente, um milímetro. Será que o departamento de marketing da afiliada do SBT, se é que existe, acha que algum internauta vai acreditar nessa mensagem? Como cantava Plebe Rude: até quando esperar? Nós estamos. Estamos de olho!!!
quinta-feira, 10 de março de 2011
BUCHO FURADO É DESTAQUE NO PB AGORA
Não somos, como alguns insistem em querer parecer, os paladinos da gramática nem os inquisidores do jornalismo. Mas, sentimos que o nosso intuito inicial está cada vez mais perceptível pelas redações afora. O que desejamos, desde o início, é discutir e levantar questionamentos na imprensa em geral. E é com grata satisfação que descobrimos uma extensão dos nossos objetivos no PB Agora. O referido portal deu destaque aos nossos questionamentos, inclusive, dando-se ao prazer de indicar alguns escorregões na nossa escrita. Com um espírito alegre indicamos a leitura e também os comentários que o portal publicou a nosso respeito. Agradecemos ao PB Agora por relatar algumas das nossas postagens, e, mesmo sem citar o nome do Bucho Furado, também pela propaganda subliminar o que nos possibilitou um aumento significativo de acessos nesta quinta. Para matéria completa clique aqui.
NOTÍCIA PERTURBA A SAÚDE
Para a saúde dos nossos olhos e da escrita vamos passar uma pomada no título que deveria estar assim: Secom noticia informação veiculada pelo Click em fevereiro... A pressa pela notícia tá deixando muitos colegas sem fôlego e com taquicardia. A nota oficial dá conta que o secretário pediu demissão alegando problemas de saúde. E o gaiato de plantão do BF grita lá da copa: se o secretário de saúde tá assim imagine o resto da população! E nós do BF não podemos demitir esse gaiato. Ele é um dos donos deste blog.
RESSACA INIMIGA DA REVISÃO I
Clicamos atentados à nossa sofrida gramática que, além de ficar esquecida nas estantes por aí, não está à disposição dos nossos colegas jornalistas nas redações. Coincidentemente registramos o mesmo escorregão no Paraiba.com e no Portal Correio. Será que os colegas que cometeram os erros tomaram da mesma "bibida" no carnaval e ficaram com a mesma "embriagues"? Talvez um uisque do Paraguai, quem sabe? Se fosse um legítimo escocês "embriagues" teria sido escrito "embriaguez". Estamos de olho já totalmente reidratados e recuperados!!!
RESSACA INIMIGA DA REVISÃO II
Será que não ficaria melhor escrever: Amigos de Morceguinho divulgam foto de assassino do lutador?
Como muitos colegas de redação se esbaldaram pelo feriadão, nós do BF vamos fazer a campanha: banque um legítimo escocês para os jornalistas. A cachaça já comeu tanto o juízo dos nossos redatores que o BF tá já abrindo vaga pra dar conta de tanto erro de grafia e concordância nos portais da nossa terrinha. Continuamos de olho!!!
Assinar:
Postagens (Atom)