segunda-feira, 4 de abril de 2011

AFILIADA DA GLOBO FAZ GREVE

Trabalhadores da TV Sergipe, afiliada da Globo, fizeram um protesto hoje pela manhã e deixaram de veicular alguns programas como o leitor pode conferir no texto abaixo. Mas, o que nós, do BF, queremos chamar a atenção é para os motivos pelos quais se nortearam a greve. O maior deles é o de postura de diretores que ao assumirem cargos começam a usar o poder para desmandos como os que aconteceram em Sergipe. Assédio moral é um deles e pelo que sabemos também se configura em algumas empresas de comunicação da nossa Paraíba. Leia a reportagem do Portal Imprensa de Aracajú.

Funcionários da TV Sergipe fazem greve contra direção da emissora e paralisam programação
Redação Portal IMPRENSA
Na manhã desta segunda-feira (04), funcionários da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, promoveram uma greve geral contra a direção da empresa, informa o Twitter do movimento. 

Em decorrência da paralisação, o telejornal matutino local, o "Bom Dia Sergipe", não foi exibido e, em seu lugar, veiculado o "Bom Dia Pernambuco". De acordo com a Folha de S.Paulo, os funcionários reivindicam a demissão de novo diretor da TV, Paulo Siqueira, que teria sido o responsável direto pela demissão de 20 profissionais. 
O diretor é acusado pela representação sindical no estado de promover assédio moral na emissora apoiado pelo diretor de jornalismo da TV, Roberto Gonçalvez. 
"Nosso movimento tem como lema 'Fora Paulo Siqueira'. E essa manifestação foi organizada por conta do clamor dos funcionários da TV Sergipe. Porque eles andam sofrendo perseguições. O clima criado por esse diretor é de terrorismo", afirma Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas.
A paralisação só teve fim quando os sindicatos dos jornalistas e radialistas se reuniram com acionistas da TV Sergipe. 
Os dirigentes sindicais deram o prazo de dez dias para que um novo nome seja apresentado para substituir Paulo Siqueira. De acordo com o Cinform, caso contrário, uma nova paralisação deve ocorrer. 
"Foram 42 demissões ao todo. Finalmente os donos resolveram ouvir os sindicatos e os trabalhadores. Desde junho de 2010 que tentamos. Chegamos a nos reunir com Paulo, mas a perseguição e as demissões continuaram. Albano, Lourdes e Ricardo Franco ouviram e pediram um prazo de 10 dias. Não tem negociação. Ou ele sai, ou a paralisação voltará a acontecer. Paulo queria acabar com o Levanta Poeira, São João da Gente e Terra Serigy. Ele não tem compromisso com a cultura sergipana", expõe o presidente do sindicato dos jornalistas, George Washington.
A reportagem do Portal IMPRENSA entrou em contato com a TV Sergipe e aguarda retorno do diretor Paulo Siqueira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado é que a programação do veículo, vez por outra, faz matérias contra essa prática.

Carla disse...

Parabéns aos funcionários da TV Sergipe. Acredito que se a categoria fosse mais unida, a profissão seria mais valorizada. Contudo, para que atitudes como esta sejam possíveis, é preciso o apoio de um sindicato forte, o que parece ser o caso de Sergipe. Que sirva de exemplo para todos nós. Abraços,
Carla Arantes