sexta-feira, 1 de julho de 2011

PALMATÓRIA DA GRAMÁTICA? NÓS NÃO.

Comentário de um internauta que não se identificou, mas que trazemos para reflexão.


Posso dizer uma coisa? O blog está perdendo o interesse com esta besteira de querer ser a "palmatória gramatical" da imprensa tabajara. É uma pena, começaram bem mas já estão melando o negócio. O que nós queremos ler é opiniões sobre conteúdo das nossas tvs, e não enfadonhos e pedantes puxões de orelha gramaticais. Se toquem porque a fila anda!


Curioso como alguns colegas nossos não aceitam observações de parte do trabalho jornalístico que praticam. Nós, neste blog, apenas apresentamos falhas e escorregões para que sirvam de reflexão e correções de atitudes para com a nossa língua e em alguns casos revelando a falta de revisão com notícias que não refletem a verdade. Mas, como jornalista tem o dom de se sentir perfeito recebemos esses comentários como comprovação das nossas indagações. Um dos fatores que pesam para um bom jornalista é ter um bom linguajar além de uma boa informação. Então... Vamos continuar com nosso objetivo mesmo atingindo alguns "brios" sem brilho dos que 
se sentem incomodados. Vamos continuar de olho.


*** Abaixo tem as pérolas do período junino

9 comentários:

Anônimo disse...

À princípio, concordei com o comentário do internauta. Mas refletindo um pouco mais, chego à conclusão que o BF tá sofrendo do mesmo efeito do jornalismo policial. Mata-se tanto que homicídios já não causam mais perplexidade, tornaram-se corriqueiros, lugares-comuns. O mesmo ocorre com os erros exaustivamente apresentados aqui. Os "profissionais" da imprensa paraibana erram tanto, assassinam tanto a gramática, negligenciam tanto a qualidade do texto (às vezes em nome da velocidade, de uma tal de "agilidade da informação") que os deslizes ou mesmo os graves acidentes linguísticos parecem já estar se tornando errinhos à toa, comuns, perceptíveis mas perdoáveis.
O problema é que a língua, a palavra, a informação correta e precisa são as ferramentas básicas e essenciais do verdadeiro Profissional da Imprensa. Se não cuidar disso ele vai cuidar do quê? Ouvi alguém falar em "toco"?
Longa vida ao BF e que não morra nunca essa luta pela qualidade do que se produz na imprensa paraibana.

Anônimo disse...

Sou favorável ao BF continuar sendo a palmatória da imprensa paraibana.
Manda ver, BF!
Hebert

Chatinho disse...

Só pra seguir a linha do BF...
ô, Anômimo, acima:
"A princípio", não precisa de crase...rsrs

Anônimo disse...

Prezado anônimo, a expressão correta é "em princípio" e não "à princípio".
Se for prá corrigir o analfabetismo da nossa "imprensa"(não só gramatical,mas sobretudo de conteudo)vamos ter criar uns cem blogs.Nunca ví tanta ignorãncia sendo posta em prática.
Atenção caros "jornalistas" da imprensa tabajara, já ouviram falar em um negócio chamado LEITURA?
Vamos ler moçada porque o nível de voces é de dar pena, se voces soubessem os comentários que o público faz sobre o trabalho de voces, iam sair de casa escondidos atrás de uma máscara.
Vou dar uma ajudazinha:começa com o A, depois vem o E, em seguida o I, logo adiante o O e finaliza com o U.Estas são chamadas de vogais.
Tem também as consoantes, mais ai fica para a próxima aula!

Anônimo disse...

Por falar em correção gramatical, a expressão correta é "em princípio" e não "à princípio".

Anônimo disse...

Todo mundo errado.

A princípio x Em princípio.

Ambas são locuções (ou sintagmas) adverbiais que se parecem na forma e por isso são freqüentemente confundidas, mas têm empregos diferentes. A princípio equivale a "no começo", "inicialmente": "A princípio, o time estava meio preso, mas depois se soltou e surgiram os gols", "A princípio, a seleção turca respeitou o Brasil, mas depois começou a gostar do jogo" e "A princípio, Edmilson estava meio nervoso, mas acabou firmando-se na partida".

Em princípio significa "em tese", "preliminarmente", "de modo geral", como em "Em princípio, concordo com o esquema tático da seleção brasileira", "Em princípio, a Seleção era favorita no jogo de estréia" e "Em princípio, quase todas as equipes têm chance".

Anônimo disse...

Sobre o "princípio":

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/1122130

Anônimo disse...

Provando que todos erram, recado pro anônimo que desce a lenha na imprensa Tabajara, aprenda: "vocÊ" tem acento circunflexo no "e".

E pro chatinho, seu uso de vírgulas não é exatamente o que pode ser chamado de correto. Aprendam antes de criticar.

Anônimo disse...

E ainda tem o professor que fala das vogais e depois escreve: "...MAIS aí fica para a próxima aula". "MAIS", professor? Professor de quê, hein? Tsss...Tssss...