terça-feira, 5 de julho de 2011

CADÊ A PARAÍBA? CADÊ O NORDESTE?

Depois de fazermos uma boa audição nas programações das emissoras que se propõem a veicular uma linha batizada como classe “A” ou “adulta”, em João Pessoa, resolvemos fazer algumas indagações. O que os programadores das rádios Tabajara FM, Cabo Branco e Tambaú pensam a respeito das linhas que adotaram? Traduzindo em formas musicais, qual o motivo de não tocarem Luíz Gonzaga, João do Vale, Dominguinhos, Marinês, Jackson, Zé Ramalho, Elba, Chico Cézar, Pinto, Geraldo Azevedo, Santana, Cátia de França? Será que o forró só serve pra tocar no mês de junho? E as outras composições que estes mesmos cantores possuem fora do estilo citado? Que tal fazerem uma visita às produções do saudoso Radegundes e sua turma do trombone? Será que o bom do nordeste está somente na Bahia e Alagoas (Caetano, Gil e Djavan), entre tantos? Excetuando-se a Tabajara, as outras duas não tocam praticamente nada do nordeste e muito menos do nosso estado. A Tambaú FM toca o tema da novela Cordel Encantado com Gil, mas não veicula o resto da trilha sonora com Alceu, Zé Ramalho, Maria Betânica cantando João do Vale, Gonzagão. Será que as pessoas de maior poder aquisitivo desprezam esses autores, compositores e cantadores que relatamos? Tem momentos que dá até pra pensar que a Tabajara quer concorrer com as mais comerciais; inconcebível para uma emissora estatal que, teoricamente, não precisa ter lucros exorbitantes como as demais. A Cabo Branco após a reformulação da Tambaú, resolveu renovar seu estoque mofado de músicas cansadas e melhorou um pouco, mas ainda deve muito às produções estaduais e regionais. Será que no dia que descobrirem que Cassiano autor de A Lua e Eu, Coleção, Primavera (com Tim Maia), é paraibano vão desprezá-lo e deixar de veicular suas músicas? Estamos de ouvidos ligados!

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu me lembro quando a câmara municipal queria aprovar uma lei que obrigava as emissoras de rádio da capital, a tocar músicas de artistas paraibanos.
A tal lei não vingou(ainda bem)mas o sistema cORREIO -DEMAGOGICAMENTE-disse que não precisava de lei para valorizar os nossos artistas da música, e a partir de então ia rodar sempre músicas de cantores e autores paraibanos.
Foi como foguetão nas noites juninas, só teve o arranco depois gorou tudo.
Continuam rodando o playlist "jabarizado".Artista local só toca quando morre(se o programador se lembrar dele).

Anônimo disse...

CONHECO UMA PESSOA DA CABO BRANCO FM POR SINAL SUPERVISOR , PERGUNTEI PQ CABO BRANCO NÃO TOCAVA NENHUM ARTISTA PARAIBANO??? PORQUE NÃO PRESTA . ENTÃO LHE DISSE, ZÉ, ELBA, CHICO,HILDON , ADEILDO, PAULO DE TARSO, VITAL ,TANIA ALVES,QU EELE NÃO SABIA QUE ERA PARAIBANA POIS O MESMO É BAIANO.

Omar Motta disse...

Aproveitem e peçam pra o povo da cabo Branco FM mudarem aquela irritante vinheta dos clássicos, onde tem um sax que chega a doer nos ouvidos :(

Anônimo disse...

Eu lí correto? Em algum ponto desse texto fala que a CB melhorou. Pra mim é a mesma coisa desde que inaugurou.
É até boa de se ouvir, mas é a mesmíssima coisa desde o início. E a Tambau FM é a cópia fiel.
Pessoal: Já que é pra copiar, copiem a JB do RIO, a maior audiência adulta do País. Não sabiam?
Com relação à música paraibana, se é boa tem de tocar.
E lá toca um mói de gente da PB, inclusive, Riná, que é filha de Edilane, a diretora. rsrs
Não sabiam???

Anônimo disse...

Ow, marmota, lá de cima. Não pra o povo mudarem a vinheta. É pra MUDAR a vinheta.
Aliás, as vinhetas! Tem cada uma chatinha arretada

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Realmente é necessário valorizar o artista da terra.

Anônimo disse...

Quer dizer que tem nepotismo musical na Cabo Branco?
Se for assim a emissora tem que ser rebaixada e passar a se chamar "soldado Branco".

Nicka disse...

Já na Tabajara tem vinhetas com os artistas da terra, tipo:"Eu sou Jarba Mariz e a minha música toca na Tabajara FM"... Daí, entra outra coisa que não é a de Jarba Mariz ou de quem gravou a vinheta. Está errado.
E uma dica pra Cabo Branco é mudar o slogan para "só coisa velha", no lugar do já cansado "coisa fina".

Anônimo disse...

São todas rádios paradas no tempo.
Tem a PARADA 91, a PARADA TAMBAU, a PARADA TABAJARA e a de João Gregório 101, que está PARADA e não se define.
São arremedos de rádios adultas.
Ainda bem que temos a internet e podemos conectar as de fora.
Artistas locais? Tenho mtos discos e se tiver vontade, escuto em casa.