sexta-feira, 22 de julho de 2011

A INDECÊNCIA COMO MÉTODO

O título acima foi retirado de uma matéria do jornalista Paulo Moreira Leite, revista Época, que descreveu muito bem a situação do império jornalístico fechado na Inglaterra por causa de indecências praticadas para “colocar mais dinheiro no bolso”. Mas o que nos remete ao título mesmo é o método inglês, que pelo menos lá resultou em prisões, praticado abertamente em nosso estado sem nenhum incômodo por parte de quem o pratica. A indecência e todas as suas derivações virou normalidade na Paraíba. Essa normalidade como método vimos diariamente em execução nas tvs, nas rádios, nos jornais, nos sites e blogues, enfim nas redações da imprensa imprensada da Paraíba. A de praticar um jornalismo sério seguindo as regras da decência parece que cada vez mais está se escondendo enquanto o método indecente cria tentáculos minimizando a ética e a moral; palavra em desuso no nosso meio. Ética? Até as gangues possuem e seguem. Já a moral é outra história que cai no esquecimento. A indecência como método é na realidade a sobrevivência dos menos letrados, dos presos à figuras políticas e seus partidos 'partidos'. É a ferramenta de trabalho mais fácil de ser carregada por quem não estudou para ter suporte nas suas falas, nos seus textos, nas suas aparições. O grotesco toma lugar do requinte. E não nos referimos ao requinte inalcançável pela maioria da população, não. O requinte de se escrever bem e inteligível, de saber se expressar sem o uso de palavras, requinte do se portar diante de uma câmera sem afetações, do respeito aos telespectadores, aos leitores, aos ouvintes. Que a indecência como método desintegre o mais rápido possível com seus praticantes e que se reinstale em nossos meios a DECÊNCIA ou estaremos fadados à concretização do filme Planeta dos Macacos em que o homem inteligente fica subjugado aos macacos.

***Abaixo os atentados à nossa gramática com as pérolas da semana.

4 comentários:

Livre Pensar disse...

Muito pertinente sua análise. Parabéns.

Anônimo disse...

Que programa chato esse Correio manhâ,com esse Fabiano Gomes , uma pessoa sem graça , e agora indo todo dia Emersom Machado ai foi que piorou
.Nâo vejo graça em Fabiano, Emerson Boca de Rapar Coco Machado e Samuca, se fossem pros cafundo do Judas eu achava melhor. A que ponto chegamos !!!!!!

Anônimo disse...

Na minha casa, TV aberta só Globo. Sei que muitos odeiam a chamada "Vênus Platinada", mas sou fã do padrão e da qualidade do jornalismo e minisséries globais. Não perco meu tempo nem contamino meus filhos com essas porcarias locais. Fora isso, SÓ E SOMENTE SÓ: Warner, Discovery, Sony, History, Tele Cine, NatGeo e outros pagos. Simples assim.

Anônimo disse...

Esta semana me pergunatarm se eu tinha visto algo que passou na tv correio. Abaixo, minha resposta:
- Não assisto a TV Correio. Morro de medo de desaprender a falar corretamente.