terça-feira, 26 de julho de 2011

PARAÍBA HISTÓRIA INVENTADA

Aproveitando o aniversário da morte do personagem João Pessoa, hoje 26/07, vamos indagar sobre alguns aspectos sórdidos que envolvem a mudança do nome da nossa capital e da nossa bandeira. Não vamos fazer longo texto a respeito, mas queríamos apenas transcrever fragmentos de um texto em que revela as loucuras que envolveram essa homenagem totalmente sem propósito. João Pessoa ensinada nas salas de aula não era o santo que muitos ainda insistem em preservar coisa bem atual na nossa imprensa. A prática do endeusamento de políticos como se não fossem apenas e tão somente empregados do povo e pagos por ele. Vamos aos fragmentos do artigo Aspectos Históricos da Paraíba (A Origem) da União dos Escritores do Rio Grande do Norte (site).

HISTÓRIA DA PARAÍBA
Alguns historiadores atribuem ao poeta Américo Falcão a infeliz idéia de violentar o nosso passado, interrompendo uma História de quase 300 anos. O fato é que, no dia 1º de setembro de 1930, trinta e sete dias após a morte de João Pessoa, realizou-se uma Sessão na Assembléia Legislativa na tentativa dessa grotesca mudança.
Foi só na terceira tentativa, sem a presença dos deputados da oposição e numa medida ditatorial e de visível imposição, que a Assembléia aprovou no dia 4 de setembro do mesmo ano a mudança do nome da nossa capital, da nossa bandeira e do Palácio do Governo que passou a ser chamado Palácio da Redenção.

O GOVERNO DE JOÃO PESSOA
João Pessoa assumiu no dia 22 de outubro de 1928 e seu governo durou apenas 1 ano e 9 meses. Temperamental e arrogante agia com uma severidade que não poupava ninguém. Enxugou a máquina administrativa e provocou a reforma tributária instituindo vários impostos. Evidentemente aumentou a arrecadação e pagou as dívidas, porém muitos destes impostos eram inconstitucionais.
INVENÇÃO DO NEGO
É importante que saibam disto:  quando se fala no NEGO que existe em nossa bandeira como uma atitude de João Pessoa em negar apoio a Washington Luís e Júlio Prestes não se passa de mais um exagero histórico.
O que aconteceu na verdade foi uma articulação política mal sucedida que culminou com a divisão de seu partido e de seus correligionários.

2 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém com coragem para expressar que João Pessoa não foi santo, primeiro que é um absurdo a cidade se chamar João Pessoa, todos os estudantes serem obrigados a estudarem a história dele e blá blá blá, ou coisa horrível é a maldita bandeira que é sem dúvida a mais feia do Brasil! Sou a favor da mudança do nome da cidade e claro da bandeira também, mas pelo jeito isso nunca acontecerá!Outra coisa é a Tv Senado teve coragem e no ano de 2009 mostrou um documentário relatando a verdadeira história. Parabéns pelo blog galerinha!

Anônimo disse...

Até quando vão continuar gastando vela com defunto ruim?
E o tal do pebliscito para mudança do nome da cidade,vem ou não vem?
Será que a capital vai ter que carregar o nome dessa mala sem alça, até a eternidade?
A manutenção do nome só interessa a familia pessoa, e alguns puxa-sacos.
Sou mais o nome Cabo Branco para a capital paraibana.