segunda-feira, 25 de março de 2013

NO MÉXICO OU NA PARAÍBA, GOBIERNO ES GOBIERNO


El gobierno del Estado de Guerrero emitió un boletín de prensa en el que "rechaza categóricamente los resultados del llamado ranking de las 50 ciudades más violentas del mundo, presentado ayer por el Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y Justicia Penal, A.C., en los que supuestamente Acapulco ocupa el segundo lugar".
El Gobierno de Guerrero asegura que "esos resultados no constituyen sino una distorsión de la realidad, pues el mencionado Consejo no revela en detalle las fuentes de la información que presenta, lo que se traduce en una evidente inconsistencia metodológica que le resta toda credibilidad al documento."

TRADUÇÃO
O governo do estado de Guerrero emitiu um comunicado em que "rejeita categoricamente os resultados da chamada ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, apresentados ontem pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal, AC, em que Acapulco supostamente vem em segundo lugar".
O Governo de Guerrero disse que "estes resultados representam apenas uma distorção da realidade, como o referido Conselho não revela em detalhes as fontes das informações apresentadas, resultando em uma inconsistência metodológica óbvia diminui a credibilidade em todo o documento".

O gaiato de plantão grita lá da copa: quem deu Ctrl C em quem? Governo da Paraíba ou Guerrero? Estamos de olho!!!
Texto retirado do site Seguridad, Justicia Y Paz que mostra João Pessoa como 2ª cidade mais violenta do NE. Para ver ranking completo clique AQUI.

sexta-feira, 22 de março de 2013

INVENÇÃO E INDECISÃO

Bem que o pessoal do Paraíba Já agiu rápido pra corrigir o gramatical, mas nós do Bucho Furado agimos rápido e capturamos até mesmo a correção. O que nos causou mais espanto foi ver a nova correção em um título tão fácil de se publicar. Inventaram uma palavra na primeira postagem, corrigiram e depois desistiram e corrigiram novamente. Pelo jeito, nossos colegas do Paraíba Já faz a revisão dos textos depois de publicados e não antes como manda a boa prática do jornalismo. Estamos de olho e "rápidos no gatilho"!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

ATÉ TU GLOBO?

Esta captura que fizemos durante o Jornal Hoje desta terça-feira (19), trouxe mais uma vez a discussão de como nosso Estado está em segundo plano quando se trata do vizinho Pernambuco. Como se já não bastasse vivermos como 'sub-sede' do Palácio do Campo das Princesas, ainda somos obrigados a ver, em rede nacional, essa falha do Jornal Hoje da Rede Globo. Transferiram a nossa Morada do Sol, Patos, para o estado que, nos últimos anos, vem apagando qualquer possibilidade de crescimento nosso. Ou será que os paraibanos ou os babões patrocinados pelo nosso governo subserviente já esqueceram da Fiat e suas fábricas satélites que vão se instalar também por lá? Ou ainda os portos que estão a pleno vapor na costa pernambucana? Ou ainda a Caoa, que deu um caô comercial em nós, e vai instalar uma fábrica de carros chineses em Caruaru? Ou o Pólo Petroquímico? O gaiato de plantão grita lá da copa: essa equipe do Bucho Furado tá muito raivosa. Vocês já esqueceram que hoje somos referência no Nordeste de violência e consumo de crack? Um secretário de estado, amigo meu, disse que a Paraíba vai ganhar uma fábrica de carros em breve. De Carros de Mão pra abastecer os canteiros de obras que estão espalhados pelo reinado  de Eduardus I. E nós por aqui... só de capitania de lá. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 18 de março de 2013

DESCULPE A NOSSA FALHA. TRAGA A CTPS

O que aconteceu na abertura do Jornal Nacional, nesta segunda-feira, foi alguma coisa para lá de estranha. Uma falha daquelas que só acontecem, na Globo, após anos e anos de perfeição. Diante de uma falha tão escabrosa, veio logo à pauta em nossa redação a questão: e se fosse em alguma TV local? Qual seria o efeito? Alguém seria demitido? Receberia advertência? Com certeza, após o JN alguém respondeu pela falha e pode até ter sido transferido do setor. Por aqui? Nada de mal. Explicamos. A TV Tambaú coloca no ar imagens sem a cor correta, ou seja, sem bater o branco, mostra enquadramentos estranhos, imagens que balançam, imagens escuras e por aí vai. A TV Cabo Branco com uma transmissão HD disfarçada, vive mostrando imagens gravadas em fitas deixando passar, de vez em quando, aquelas falhas que nos acostumamos a ver nas velhas fitas VHS; o drop out. A TV Master faz de conta que é uma TV com cenários e improvisações de deixar Boni em estado de coma. A TV Clube tenta sobreviver com sobras tecnológicas e equipamentos novos se misturando. A única TV que está em franca ascensão para dar uma melhor imagem ao telespectador é a TV Correio, apesar da qualidade de conteúdo, em muitos momentos,  duvidosa. A qualidade de imagem é outra coisa. O gaiato de plantão nos pergunta: vocês não vão falar da TV Arapuan não? Respondemos: e dá pra usar a TV Titanic Arapuan pra fazer algum comparativo? Não tem boia que segure o naufrágio no Sistema Gregoriano. Em breve vão transmitir a igreja "Deus nos acuda" formada pelos sofredores de lá. A rádio peão nos informa que o dinheiro do Helicóptero prometido pra janeiro deste ano tá se dissolvendo com tantos processos trabalhistas e de assédio moral. O diretor Pitizeiro que o diga. Voltando ao inusitado erro do Jornal Nacional é sempre bom ver a capacidade de qualquer apresentador em sair da enrascada a que foi submetido. Estamos de olho!!! Para ver a cara de Wiliam Bonner...


TV UFPB: QUEM TE VIU? QUEM TE VÊ?

Dizem que a TV UFPB está no ar. A Universidade diz. Mas o que há de concreto? Acessamos o site da UFPB e seguimos os passos para encontrar a página eletrônica da TV Universitária. O que encontramos está destacado acima. Em postagem anterior, quando da data de inauguração da referida televisão, em novembro do ano passado, já havíamos revelado essa aberração gramatical sem acentuação e outras coisas mais. Passados quase 5 meses e ainda há o pedido de "Atencao" por estarem em "manutencao" e com o atrevimento de pedir "compreensao" feito pela "Administracao". Até agora, ainda, procuramos um santo telespectador que ateste ter assistido a algum programa da TV Fantasma UFPB. Pedimos, encarecidamente, que alguém se manifeste e diga algo sobre qualquer programa local desta emissora. Quem se arrisca? O gaiato de plantão grita lá da copa: deixem de "perseguicao" com esta "televisao" que a "direcao", em breve, é capaz de dar alguma "explicacao". Afinal, teve ou não teve "inauguracao"? Estamos de olhão!!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

NILVAN E O INDEFENSÁVEL

Quem pode ouvir ao debate fervoroso entre o radialista Nilvan Ferreira e o advogado Abraão Beltrão nesta quarta (13), sentiu aquele gostinho, meio esquecido na nossa radiofonia, da defesa de uma questão em contra-ponto com argumentos desnorteados de uma defesa indefensável. O prestigiado advogado, mesmo abandonando o caso Eduardo Paredes, foi até a Rádio Arapuan FM para tentar convencer a população de que seu ex-cliente era inocente. Nilvan por outro lado, convicto e seguro em suas palavras, rebateu todas as defesas do advogado com a maestria que até mesmo o criminalista se surpreendeu. Em vários momentos o advogado perdeu-se em suas tentativas de mudar o foco do que é fazer jornalismo. Nilvan sempre atento não permitiu. Abraão tentou convencer a população ouvinte de que o jornalismo paraibano será o culpado caso seu ex-cliente seja, um dia, condenado. Nilvan não deixou Abraão seguir com seu raciocínio. Abraão usava de suas retóricas advocatícias e Nilvan, atento, rebatia como verdadeiro promotor diante de um jurado, usando também sua capacidade comunicativa. Em pleno "UFC" de microfonadas, Abrão era levado, lentamente a nocaute enquanto Nilvan mantinha-se em pé. O advogado em plena forma jurídica titubeava diante de uma plateia invisível ao mesmo tempo que seu adversário, de ideias, Nivan Ferreira, ou seria 'Ferrava' com seu palavreado mais simples e de "golpes" certeiros. Em quem estava o erro? Em Nilvan que não tinha lido o processo ou em Abraão que, certo da inocência do seu ex-cliente, abandonava o barco em meio à tempestade que fragmentava a defesa? Nilvan não se "atreveu" a debater diante do juiz, mas Abraão atreveu-se a atuar no campo de Nilvan. Cometeu seu mais inocente erro. Nilvan estava em seu campo de domínio: o microfone, o estúdio. Abraão perdeu-se no campo alheio e não soube o momento de jogar a toalha diante do "nocaute" cada vez mais iminente. Confessamos: deu saudade de outros tempos em que a radiofonia não se direcionava tanto a interesses pessoais e governamentais. Uma quarta pra pagar pela semana. Estamos de olho, ou seja, de ouvidos ligados!!!

domingo, 10 de março de 2013

DOMINGO TEM DESSAS COISAS

Domingo: dia de acordar tarde. Domingo: dia de paria. Domingo: dia de uma cervejinha, dia de não fazer nada, ou quase nada. Mas no jornalismo é diferente. Domingo pode e vai ser: dia de plantão. Com tantos contras e poucos prós, o relaxamento jornalístico se acentua em nosso estado. Pela captura, acima, que fizemos no portal MaisPB dá pra notar que o peso do dia é tão forte que fez até jornalista esquecer o nome da própria casa onde trabalha. Será alguma abstinência do domingo? Se o dono do site, Heron Secom Cid pegar o autor dessa escorregada vai tirar o fígado do companheiro. Qualquer coisa do tipo: companheiro como é que você erra feio o nome do site? PB por PP? PQP! Estamos de olho!!!

sexta-feira, 8 de março de 2013

ESQUECIDAS NO 8 DE MARÇO


Em pleno tempo de estiagem, seca, sofrimento, falta d'água, morte do gado e da plantação, no sertão brasileiro e mais especialmente no sertão paraibano, nossas tvs primam em homenagear suas próprias apresentadoras e figuras de expressão "vip" do nosso estado. As produções jornalísticas correm para o mais fácil, mais rentável, mais recomendável para os chefes de plantão. Que trabalho há em colocar suas próprias funcionárias dentro do próprio estúdio para gravar uma mensagem dessas desbotadas de tanto que se reproduzem nos emails e nos faces? Nenhum, respondemos nós. Que há de extraordinário em colocar representantes de classes abastadas como fez o JPB2 durante esta semana. Um telejornal tão miúdo que não passa dos 15 minutos de produção, com todo o estado nas mãos pra repercutir, se dando ao luxo de fazer praticamente um "documentário" com mulheres que em quase nada representam a alma paraibana em um ano em que o sofrimento da mulher sertaneja fez até cristãos duvidarem que Deus estava vendo tudo. Até onde focam as lentes das câmeras das nossas pobres tvs? Não saíram do litoral. Esqueceram a alma sertaneja que sofre com a falta das chuvas. Os "produtores", em vez de mostrarem pessoas com discursos pré-fabricados, deveriam ter revelado a mulher que, entre paus e pedras, barreiros e cisternas secas, carregam suas famílias enquanto seus homens perdem as esperanças. Os "produtores" das "lindas" mensagens, no dia da mulher, deixaram esquecidas as mulheres que não existem para as câmeras e para os governos. Esquecidas estão. Esquecidas serão.

segunda-feira, 4 de março de 2013

CONCURSO DA AL - POLÍTICA E JORNALISMO EM SIMBIOSE

O concurso da Assembleia Legislativa da Paraíba é mais um ato afirmativo da simbiose existente entre a política e o jornalismo na Paraíba. A ausência do cargo de Jornalista no edital da AL é a mais forte evidência. Todo mundo sabe da quantidade de jornalistas que se agarram às "tetas" no setor de imprensa da AL e esses devem ter movido todos os "pauzinhos" para que o edital não trouxesse a abertura da disputa para o cargo de Jornalista, Radialista e, ou suas especificações de acordo com cada lei. Engraçado que muitos jornalistas ficam berrando aos quatro cantos que o Concurso Público é obrigatório para se exercer uma função pública, mas ninguém se manifestou a respeito. Pelo menos publicamente, não. Em se tratando de Paraíba, esse concurso da AL nada mais é que a revelação dessa doença impregnada nos alicerces dos palácios, das casas legislativas, nas casas executivas e até judiciárias. Triste convivência que mostra o despreparo e até o medo de muitos da imprensa em se submeterem a testes simples que abordem a nossa Gramática e outros conhecimentos que não sejam relacionados a picuinhas politiqueiras e de interesse pessoal. Qual seria o nível das respostas, no concurso, dos que se sustentam nas assessorias com cheiro de "jabá" mantidas com o dinheiro público? Noutros concursos de Assembleias, como a de Pernambuco, foram abertas vagas para Jornalistas. Por que na Paraíba não? Estamos de olho e de olho em algum Concurso Público pra ninguém olhar pra gente como se fôssemos sobreviventes de esmolas.

EINSTEIN VIVO. PELO CLICK PB

Claro que esse Albert Einstein que está no título não é o cidadão cientista. Não. Mas e se ele estivesse vivo? O hospital realizaria o projeto com o homem ou com o hospital Albert Einstein? Um deslize sem motivo. Alguém vai comentar que estamos exagerando e coisa e tal, mas se o homem estivesse vivo? E já que Jornalista se acha acima do bem e do mal, não poderia cometer uma escorregada como essa. Pelo título e sem levar em consideração mais nada, quem vai fazer a parceria é o cientista Albert Einstein. Alguém duvida? Estamos de olho!!!

NA DÚVIDA PEÇA AO AMIGO

Como é de conhecimento de todos na pobre imprensa paraibana, nossos colegas Fabiano Ilações Gomes e Petrônio RasgaGramática Torres são bons amigos. Combinam até na fala e na escrita. Então vai aqui o nosso conselho para "Pepê" Tores: pague imediatamente ao ghost writer de Fabiano para dar uma forcinha no seu blog. Pelas capturas, acima, que fizemos no blog de Petrônio dá pra notar que, mesmo depois de várias postagens nossas, a Língua Portuguesa continua não sendo muito amiga do jornalista. Além de não revisar seus textos, Pepê constrói orações que deixam qualquer um na dúvida. Deixando de lado o "r" desprezado na primeira captura, ficamos com medo de desaprender o uso da crase lendo a segunda captura. Além da falta da crase ainda tem o entendimento de que existem dois combates: "um combate à seca" e outro "combate à transposição". Será que ainda existe alguém com interesse em combater a transposição? Falta de revisão e de um pouco de raciocínio gramatical nas construções das orações. Na dúvida poderia pedir ajuda ao amigo. Estamos de olho!!!