segunda-feira, 23 de julho de 2012

FALA DOS OUTROS, MAS ESCONDE OS SEUS

Recentemente ficou determinado que os vencimentos dos servidores públicos, em todo o Brasil, deveriam estar disponíveis para acesso de qualquer cidadão. No rastro dessa abertura promovida pelo Governo Federal, alguns jornalistas paraibanos se aproveitaram para divulgar salários de Juízes Federais e outros servidores públicos sem que para isso houvesse alguma necessidade ou solicitação popular. Nessa onda de intromissão na vida alheia legalizada pudemos registrar nosso colega Luis Cabelodetoldo Torres que publicou em seu blog alguns salários de Juízes do Trabalho e Josival Gagueja Pereira que se utilizou do espaço que tem na tv para fazer o mesmo. Essa divulgação está colocando em posições contrárias vários juristas e até pessoas comuns. A quem interessa saber o salário de um servidor público e quais reflexos podem causar a divulgação? Nós do Blog Bucho Furado há indagamos por que jornalistas divulgam os salários alheios e não os seus próprios já que tentam posar de defensores da ética, da legalidade, da igualdade? O jornalismo na Paraíba pode resultar em grandes vencimentos para alguns. E aqui vai mais uma pergunta aos que insistem em divulgar os ganhos dos outros: por que não divulgar os seus próprios? Na Paraíba tem jornalista com pouco tempo de serviço que já tem carro importado, apartamento caro, visitando quase que diariamente restaurantes luxuosos, acompanhados de seguranças, demonstrando sua posição social e monetária. Tem jornalista engravatado que nem alcançou os 30 anos e dirige um Ford Fusion. Tem radialista que nem passou pelo ensino médio que tem um Renault Fluence, tem jornalista que tem Pajero e por aí vai. Tem jornalista que percebe salário que beira o dos Juízes. E nós pedimos: se tem a cara de pau de divulgar os vencimentos alheios de gente que nem conhece, tenha a coragem de divulgar o seu ou os seus. É a hipocrisia, a dissimulação, o falso moralismo. Queríamos ver nossos colegas Luis e Josival divulgarem os vencimentos e os agregados que percebem o governador, os deputados, os senadores amigos, os Juízes estaduais, mas sem esquecer os deles é claro. Até o título usado no blog do Luis é tendencioso já que o TRT não divulgou, não fez publicidade e sim disponibilizou para quem quiser ver. Publicar num meio de comunicação de massa é outra coisa. O que será que move nossos colegas? Qual proveito para a população? Com a palavra os que olham e publicam os vencimentos e contracheques dos outros. Estamos de olho e querendo saber qual o salário dos nossos colegas, inclusive, aqueles sem recibo, aqueles... Pimenta no dos outros é refresco.

5 comentários:

Anônimo disse...

A namorada de Luiz "conquistou" o posto importante na assessoria da Funesc, e bate ponto em dois empregos. O irmão dele também está em uma lista de funcionários da prefeitura de Santa Rita, ao lado de Clison Júnior e Emerson Mofi, e também exerce outras funções. O prestígio desse cara é grande! O bucho furado deve ter conhecimento que o sustento desses caras, principalmente os jornalistas especialistas na cobertura política, vem do dinheiro público. São os gestores que eles apoiam que engordam a renda de suas famílias. Enquanto isso, os honestos amargam um contracheque que não chega aos dois mil reais e uma rotina desumana de trabalho.

Anônimo disse...

Chega a dar vontade de vomitar ao ver quanto o cara de indio defende o governador e aquela que é mandada por ele. Nojo muito novo,definitivamente não merecemos a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista. Que saudades do Pasquim e de tantos outros revolucionarios que faziam do jornalismo sua razão de viver,e entenda-se não encher os bolsos quando me refiro a viver. Triste,pobre e medíocre esse pseudo jornalismo que se faz na PB, é de envergonhar qualquer um. E o pior,nenhum tem moral ou honra para falar de ninguém pois o toco é generalizado. Triste Jornalismo

Anônimo disse...

Acho que a equipe do Bucho Furado misturou as coisas. Não tem nada a ver os salários de uns com os de outros. Que ambos sejam divulgados, tubo bem, mas não porque esse ou aquele foi. Senti um pouco de despeito (essa coisa dos carros foi tão desnecessária). Com relação à divulgação dos salários dos servidores públicos, acho que tem um efeito muito bom para que eles não fiquem se dando aumentos abusivos por baixo dos panos. Isso é transparência. A partir do momento em que o povo sofrido, que ganha tão mal, tomar consciência desses salários exorbitantes pode se revoltar e - quem sabe - deixar a inércia e fazer algo para melhorar esse nosso Brasil.

Anônimo disse...

E eu, formado em Jornalismo há quase 3 anos, já passei por rádio, impresso, estou em TV e ainda continuo andando de ônibus... êêê paixão!

Anônimo disse...

Tenho até medo de pensar em como Luis enriqueceu...