quinta-feira, 9 de agosto de 2012

E O DIPLOMA DE JORNALISTA?

A volta da exigência do diploma de Jornalista foi motivo de muitas conversas no cafezinho, na copa, nas reuniões de colegas de imprensa durante o almoço. Nós do Blog Bucho Furado defendemos a exigência do diploma, não como garantia de mais ética no mercado, mas como reconhecimento de um curso que as Universidades e outras tantas Faculdades promovem em nosso país. Algumas falácias se propagam dizendo que a exigência do Diploma de Jornalista “foi criação do governo militar” como se por esta única razão, deveria ser desqualificada. O fato é que os Cursos de Jornalismo promovem no seu alunado os debates, os conhecimentos necessários para se praticar a profissão. Assim como o curso de Medicina não garante um médico exemplar, o curso de Direito não garante bons advogados ou juízes corretos, Engenharia não garante engenheiros honestos, o curso de Jornalismo não garante bons jornalistas, mas garante, como todos os outros cursos, o ensinamento necessário para se exercer a profissão corretamente. Porém, bem além de todo ensinamento, vem o caráter e a formação de cada homem ou mulher que termina qualquer curso superior. O Diploma é, na nossa opinião, um filtro mesmo que seja ainda um filtro largo para se vislumbrar dias melhores para tão desvirtuada profissão que sofre pressões de interesses políticos, governamentais, particulares que desprezam a função de se informar corretamente a sociedade. O gaiato de plantão grita lá da copa: quem sabe se nosso colega Fabiano Faltando Gomes tivesse passado pela UFPB não teria dito no ar “detetiorando com as vidas” como fez nesta quinta em seu programa de humor matinal. Estamos de olho!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

É bom deixar claro,pois muita gente não sabe,a falta de diploma de jornalista não tira do ar os Fabianos e Emersons da vida,pois eles são radialistas e o DRT garante que eles possam trabalhar em TV. Mas atenção,no caso dos Fabianos da vida eles podem trabalhar em TV como noticiaristas e não como comentaristas,já os emersons da vida,só podem exercer a função de reporter com textos pre produzidos e não como jornalista cobrindo matérias.

Vejam as funções de radialistas:

LOCUÇÃO (SETOR)

1) LOCUTOR ANUNCIADOR

Faz leituras de textos comerciais ou não nos intervalos da programação, informações diversas e necessárias à conversão da programação.

2) LOCUTOR APRESENTADOR ANIMADOR

Apresenta e anuncia programas de rádio ou televisão, realizando entrevistas e promovendo jogos, brincadeiras, competições e perguntas peculiares ao estúdio ou auditórios de rádio e televisão.

3) LOCUTOR COMENTARISTA ESPORTVO

Comenta os eventos esportivos em rádio ou televisão, transmitindo as informações comerciais que lhe forem atribuídas. Participa de debates e mesas-redondas.

4) LOCUTOR ESPORTIVO

Narra e eventualmente comenta os eventos esportivos em rádio ou televisão, transmitindo as informações comerciais que lhe forem atribuídas. Participa de debates e mesas-redondas.

5) LOCUTOR NOTICIARISTA DE RÁDIO

Lê programas noticiosos de rádio, cujo os textos são previamente preparados pelo setor de redação.

6) LOCUTOR NOTICIARISTA DE TELEVISÃO

Lê programas noticiosos de televisão, cujo os textos são previamente preparados pelo setor de redação.

7) LOCUTOR ENTREVISTADOR

Expõe e narra fatos, realiza entrevistas pertinentes aos fatos narrados.


Ou seja,em se confirmando na Camara dos deputados a obrigatoriedade do diploma é hora do sindicato dos jornalistas agir.

LIA nUNES disse...

mas um detalhe que Alex precisa ver é a qualidade do som, alguns candatos sairam bem prejudicos, pois o som em alguns momentos sumiam por completo, como diz voce estamos deolho.

Anônimo disse...

FALTOU LOCUTOR APRESENTADOR BABÃO.
Que não precisa de diploma de jornalista para ter belos carros im portados, morar na praia em mansões ou belos apartamentos, ter salarios que muitos não tem ,ter regalias CONTRACHEQUES em repartiçoões publicas e privadas. bastando apenas para isso submeter ao publico ouvinte ou telespectador, a empressão que tudo esta as mil maravilhas sobretudo com aqueles que pagam o seu gordo salario no final do mês.
COMO ...........

Anônimo disse...

A culpa é do povo, dos telespectadores que dão audiência a esse jornalismo barato. Fabiano e Emerson são é muito espertos, as casas e carros luxo são frutos do trabalho deles, o povo é que é burro.

Anônimo disse...

Ei, por que vc não comenta o que anda acontecendo na TV Cabo Branco? Patrícia está no limbo por que? E Carla Visani pediu pra sair, foi?