quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PROBLEMAS ANTIGOS, ERROS REPETIDOS

Esse mosquitinho em destaque vem provocando dores, inclusive de cabeça, em muita gente. Não vamos falar das irresponsabilidades dos governantes que fizeram de conta que ele estava sob controle, não. Vamos falar, mais uma vez, que nossos colegas jornalistas continuam, assim como o mosquito, a disseminar o erro quanto ao seu nome correto. A formação do nome (em latim) tem um "A" colado com o um "E" no início (Æ). Só que esse A não se pronuncia. o "Æ" tem apenas a pronúncia de "E". A pronúncia correta de aedes aegypti é: edes egipti. Simples assim. Em nome das precárias condições do coração do gaiato de plantão deste blog, pedimos aos caros colegas de profissão que não repitam tal erro. Caso duvidem da nossa dica, consultem o professor Francelino quando ele estiver na CBN toda segunda de manhã. O véio gaiato quase tem um troço com tantos erros repetidos hoje pela manhã. Se liga Pat. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TEM CERTEZA?


Pelo andar das várias CPIs que acontecem mundo afora, acreditamos que nossos amigos do PautaPB devem ter certeza absoluta que o "resultado deve resultar". Em que? Quem sabe? Mas, o "resultado deverá resultar" em alguma coisa. Olhando para o gaiato de plantão deste blog, ele, da possuído pela sua descrença rumorejou algo que não deu pra traduzir. Estamos de olho!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

E DAÍ???

E daí? O que é que muda esse título em relação ao que foi denunciado? Até a imprensa que fica a serviço do império, deve ter um mínimo de sensatez ao escrever coisas desse tipo. Tudo bem que ninguém é imparcial, mas bem que poderia se expor menos. E daí se o médico é parente do vizinho do outro lado da rua, de um primo distante do cunhado do suplente do deputado tal? O que se deveria investigar é se a denúncia de equipamentos que não funcionam, é verdadeira. Ao contrário, muitos colegas nossos, ficam tentando desacreditar (ou julgar) o médico que muitas e muitas noites fica acordado salvando vidas. Noutras épocas já expuseram até contra-cheque de médicos (sempre do Trauma) na intenção apenas de se mostrar alguém que é "rico". Talvez para colocar a população contra esse profissional. E médico precisa ganhar bem mesmo. Estudou 6, 8, 10 anos pra se capacitar. Quando um médico entra numa sala de cirurgia, não distingue se o paciente é milionário ou meliante. Ele trabalha pra salvar a vida que está logo ali na sua frente. Quanto à exposição do paciente... alguém viu? Só se tiver a visão de raio X, e acho que nenhum jornalista, na Terra, já alcançou essa evolução. Graças ao bom Deus. Estamos de olho!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2015

ALPB É UMA SÓ

Tudo bem que são muitos deputados na Assembléia Legislativa, que eles ajuuuuuudam bastante os nossos colegas jornalistas, mas cometer um erro como esse de pluralizar a sigla, vai bem além das nossas possibilidades. Brincadeiras à parte, os nossos companheiros de redação do ParaíbaJá confundem texto com título. Queriam dizer "parlamentares da...", mas não o fizeram. Assembléia, por mais que se dê uma permissão poética ou qualquer outra desculpa para o erro, ainda é singular. Outra falha bem constante, não só no referido site, é o uso de vírgula ou ponto e vírgula quando, na realidade há necessidade de ponto final. São duas orações que podiam ser unidas pela conjunção "e" facilmente, mas, ao que parece, há uma necessidade de se tentar complicar a escrita. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

TODO MUNDO DE OLHO E... O JPB2 NÃO DEU

O governo assusta todo o país com as últimas notícias sobre cortes aumento de impostos e, simplesmente, os donos do JPB2 não deram nada. Nada mesmo. Não precisa dizer, aqui, que outros telejornais também fizeram o mesmo. O coitado do Tambaú Notícias é gravado no final da tarde e nem soube dos cortes. Eita que isso é coisa de quem está em crise faz tempo. Voltando ao JPB2, esse é de longe o principal jornal televisivo das noites paraibanas, e passar em branco o arrocho do governo federal... não tem preço, ou seja, não tem explicação. Será que perderam a ideia do que é jornalismo? Estámos de olho e o JPB2 não deu, nada!!!
Só pra instigar: se corte no Pac, no Minha Casa Minha Vida, nos concursos, nos reajustes salariais, volta da CPMF, não são motes jornalísticos, o que é? Ou será que a população paraibana vai dormir em berço esplêndido hoje?

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

FOTO? PEGA QUALQUER UMA AÍ

 
Pra ser Jornalista, Jornalista de verdade tem que possuir alguns requisitos. Um deles, que nós defendemos com "unhas e dentes" é o Diploma do Curso de Jornalismo oferecido pela UFPB. Condição inegociável. Quem quiser que faça estripolias (ou estripulias, como queiram), tente gritar que não é preciso, que o Curso não forma um jornalista. Tudo isso, preste bem atenção, é desculpa de quem não se formou num curso superior, ou fez outro qualquer e acha que pode ser Jornalista. Tentam esconder frustrações pelo fato de não terem passado pelas mãos de grandes professores que ensinam o que é e como se faz o verdadeiro Jornalismo. Questões à parte, para se tornar um Jornalista e não apenas um digitador, temos que saber o mínimo de fotografia. Nesse quesito, tem gente que está precisando, urgentemente, ir ao oftalmologista para conseguir ver a própria foto que usa em suas postagens. É o caso da matéria acima, no site da UFPB. Dá pra notar que quem fotografou estava muito preocupado com a tinta na parede em vez de capturar as figuras principais da matéria. Deve ter sido na base do "pega qualquer uma aí". E dizem que por lá tem professor de fotografia. Será? Chama o retratista Jorge Tadeu (personagem de Fábio Jr. na novela Pedra Sobre Pedra.). Santo Google. Ufa. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

VERGONHA EM REDE NACIONAL, AO VIVO

05 de agosto de 2015: 430 anos da capital paraibana. Todo mundo querendo parabenizar João Pessoa, as produções das emissoras locais se desdobrando para caprichar nas pautas. Até aí tudo bem. Cumprimos o dever de casa. Mas, aí nos aparece o SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DA PARAÍBA, em rede nacional, ao lado de Fátima Bernardes, no programa Encontro da Rede Globo e... e nada. Começa a falar, vai cantar e... (em pleno ANIVERSÁRIO DE 430 ANOS DA NOSSA CAPITAL), nada. Se dirige para uma cadeirinha de bar com seu violão, e... é salvo no meio do caminho por alguém da produção que buzinou no ouvido de Fátima Bernardes que hoje, 05 de agosto de 2015 É O ANIVERSÁRIO DA 3ª CIDADE MAIS ANTIGA DO BRASIL: JOÃO PESSOA. Sr. secretário de Cultura ao ser pego de surpresa pela santa salvadora Fátima, diz algumas poucas palavras soltas sem pé e sem cabeça. Vergonha para nós telespectadores que comemoramos mais uma data de fundação da nossa Capital. A quem de direito, por favor avise ao sr. secretário de Cultura da Paraíba o que representa esta data. Pois não é que, ano passado, algum desavisado da nossa pobre imprensa pobre alardeou que este cidadão seria cotado para ministro da Cultura do Brasil. Qual o cacife? Em tempo: quais projetos existem nessa secretaria que o sr. Chico Cezar "toma conta" há 5 anos? Terá o nosso secretário passado por uma amnésia histórico-cultural ao esquecer do aniversário de João Pessoa quando neste mesmo dia o patrão dele inaugura o teatro do Centro de Convenções? O gaiato de plantão grita lá da copa: cantou duas músicas meia boca dessas que a gente ouve só pra não desagradar o amigo. E é porque o nosso secretário é formado em Jornalismo.  Estamos de olho e com vergonha!!!

Em tempo: Chico Cezar não é mais secretário de Cultura da Paraíba. Mas, isso muda em nada a tristeza de ele não ter lembrado, em rede nacional, da cidade que o acolheu

segunda-feira, 20 de julho de 2015

FALTA DE INVESTIMENTO

Quanto vale um "S"? Vale o que se reflete em muitos meios de comunicação aqui no nosso Estado. Vale a falta de investimento nas equipes. Vale a falta de visão dos empresários em investir num curso de Português que recicle e atualize nossos colegas de redação. Vale, também, o próprio investimento que cada profissional pode e deve fazer procurando se aprimorar. Estamos juntos desejando e colaborando, um pouco, com os cuidados necessários para com a correta aplicação das regras gramaticais da nossa sofrida Língua Portuguesa. Estamos de olho!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

SÍNDICO ASSASSINA CHEQUES?

O pobre jornalismo paraibano está tão impregnado de violência, que até um coitado de um síndico, em situação crítica, de vítima passa a acusado. É o que podemos constatar pela captura que fizemos no paraiba.com.br. Gastamos um bom tempo para arranjar uma piadinha daquelas características do gaiato desse blog, mas diante de tal descuido, ficamos sem inspiração. Que o nosso leitor se pronuncie. E pelo amor do Santíssimo, alguém diga lá no sistema gregoriano pra parar de cortar gastos, principalmente quando os cortes são nos bolsos dos empregados. Dá nisso que mostramos, acima. Estamos de olho!!!

terça-feira, 5 de maio de 2015

NOTÍCIA BOA E DESABAFO NO AR

Quem assistiu ao Conexão Master desta segunda-feira, pode ver o desabafo em tom de lavação de roupa suja (ou seria lavação de roupa suja em tom de desabafo?) do mega apresentador Alex Master Filho. O desabafo veio após Alex Filho revelar a novidade, aos seus telespectadores, que a TV Master já pode ser vista em Campina Grande pela Net. Conquista de quem já ralou muito para construir o canal de tv por assinatura com 24 horas de programação local. Conquista que é resultado de muita dedicação, ultrapassando alguns caminhos tortuosos e, em certos momentos desleais, talhados por pessoas que "investiram" no não-sucesso da TV Master. Tempo perdido. A TV Master passou pelas "tempestades" artificiais e hoje consolida seu espaço entre as emissoras paraibanas, guardadas as devidas proporções já que não possui canal aberto. Alex fincou sua cara de mal, difícil de ver por aí, e revelou para todos, que pessoas invejosas direcionaram esforços para desestabilizar a TV Master. Não deu nomes, mas quem é da imprensa sabe quem é o dito cujo. Nossos sinceros parabéns pela nova conquista da família Master. Estamos de olho!!!

domingo, 3 de maio de 2015

GAZEOU AS AULAS DE PORTUGUÊS



Tem gente escrevendo pro site da UFPB que passou pela porta da aula de Português, deu uma olhadinha e... escapou. Só pode. E deve ter aprendido a escrever em algum site anarquista contra as regras gramaticais. Só pode. Será que tem alguém por aí dizendo que não existe mais o hífen? Só pode. E pra comprovar que não estamos com preciosismo de um possível esquecimento, é só dar uma olhada no texto que segue (destaque em azul). Esquecimento? Não pode. O que pode, ou seja, deve; de dever, de obrigação, é conhecer as regras que regem a nossa Língua Brasileira. Isso sim é que pode, desculpe, é que não se pode esquecer. São Francelino, que dedicou boa parte da sua vida no magistério nas salas da UFPB, por favor, volte. VOLTE. O gaiato de plantão, dono desse blog, grita lá da copa com um copo de café frio na mão: será que esqueceram também que ainda existe vírgula? Deixamos para os nossos leitores descobrirem. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

REVISTA PASSA POR CRISE TEMPORAL




Pelas nossas capturas, acima, dá pra notar bem que há uma crise temporal nas publicações oficiais da Universidade Federal da Paraíba. Até hoje não descobrimos a temporalidade, o intervalo entre uma e outra edição da UFPB em Revista. Passando em revista os números 8, 9 e 10, temos: agosto/2014, outubro/2014 e, pasme o nosso leitor, abril/2015. Nos últimos 6 meses nada foi publicado. Afinal qual a periodicidade que esses "jornalistas" trabalham? Porém, se o leitor pensa que esse é apenas um problema desse "periódico" que, em alguns momentos, fala até mal da própria instituição conforme já mostramos, veja o o que capturamos na edição 10, numa rápida visualização.  

Dá pra ser feliz com esse desconhecimento das proparoxítonas? Bem que podiam pedir a um professor do gabaritado pra fazer uma revisão. E essa foi só numa passadinha básica da vista. Imagina o que tem lá por dentro? Estamos de olho!!!

quinta-feira, 16 de abril de 2015

PARAIBANIDADE EM FRENTE ÀS CÂMERAS

Pelas fotos, acima, já dá pra notar o jeito descontraído e 'meio folgado' do novo apresentador do Aqui na Clube paraibano. Jeito esse que está deixando algumas figurinhas carimbadas com uma pulga atrás da orelha. É que o carisma de Erly Fernandes, esse é o nome dele, e seu jeito desengonçado já ultrapassam as fronteiras da Clube e é assunto da 'rádio peão' nas emissoras concorrentes. Ninguém aguenta mais aquele jeito fake daquele que se diz primeiro lugar, nem dos seus semelhantes que gritam ou evocam passagens bíblicas, e ainda usam de sentimentalismo barato para tentar angariar telespectadores. Erly chega como quem não quer nada, sentindo-se à vontade e, pelo que deixa transparecer, tomando conta do pobre estúdio da Clube como se estivesse em casa. E pensar que Erly era apresentador da TV Tambaú no sertão, e não deram a atenção necessária para o rapaz. Quem perdeu? Estamos de olho!!!

sexta-feira, 10 de abril de 2015

ESTELA E ANÍSIO SÃO UM SÓ

Pela captura que fizemos no site pautapb.com.br, dá pra notar que nossos colegas redatores não estão muito a fim de unir Estela e Anísio na representação a que eles estão submetidos. Submetidos gramaticalmente. É que 'Estela + Anísio' tem o sentido do pronome "eles" na oração acima, portanto o verbo "organizar" deveria estar no plural e não no singular. Cunha deveria acusar Estela e Anísio de organizarem manifestação. Brincadeiras à parte, é sempre bom que não esqueçamos da nossa Santa Gramática que nos salva de escorregadas como esta, acima. Estamos de olho!!!
*** Assim que postamos a aberração acima, um leitor atento nos lembrou de "manisfestação". Leitura qualificada e, também, de olho!!!

quinta-feira, 9 de abril de 2015

VACAS MAGRAS NA IMPRENSA PARAIBANA

Desde o início do ano, o fantasma da demissão vem dando o ar da (des)graça pelas empresas de comunicação da nossa sofrida Paraíba. No Sistema Polyútil Correio, o rodo já passou, semanas atrás, aterrorizando colegas da imprensa e, anotem, ainda vem mais por aí. Na Clube, a desculpa é a nova direção da empresa, mas demissões já foram feitas e não foram poucas. Cerca de 10 demissões, somente na semana passada. O Sistema Canjiquinha também teve alguns cortes modestos, mas... A TV Tambaú, na contramão, está ampliando sua programação com o novo Notícias da Manhã, mas contratar que é bom, nada. A receita é sugar quem já tá na casa até a última gota de sangue ou enquanto os aparelhos mantiverem o indivíduo vivo. No Sistema Gregoriano Arapuan não é diferente. Tá de vaca desconhecer bezerro. Programa sem produtor já é habitual. Programa sem equipe de externa também. O lema por lá é o mesmo da Tambaú: tirar até a última gota de quem está na casa. Multifuncional na Arapuan não é impressora, é sinônimo de trabalhador pau pra toda obra. Dessa forma, a imprensa paraibana passa por um longo período de vacas magras, bem magras. Salve-se quem puder. Estamos de olho!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O QUE ESTÁ POR TRÁS?

Foto bonita, cheio de contrastes, povo bem arrumado, mestre cerimônia a postos... Até aí nada de anormal, mas o que será que o inquieto dono deste blog encontrou de tão assombroso na foto, acima, para querer se manifestar? Será a roupa, o decote, a combinação de gravata, a camisa de... Não, claro que não. O problema que se revela na nossa captura, é exatamente o que está por trás das estrelas do lançamento da nova concessionária em Cabedelo. A escrita do banner, bem esticadinho, é o que nos incomodou. Esqueceram do hífen (um tracinho) lá no BEM-VINDO. E que não apareça um engraçadinho pra dizer que aquilo lá atrás é uma hashtag, não. Escreveram errado e ponto final. Esse é um problema corriqueiro em muitas escritas por aí; achar que a reforma ortográfica aboliu o uso do hífen. Falta de conhecimento de quem escreveu e de quem revisou. Falta de cuidado para com a nossa sofrida Gramática. O gaiato de plantão especula: será que algum convidado de fora notou a aberração ortográfica e saiu falando mal da gente? Da gente não, mas da agência de publicidade responsável pela campanha... bem capaz. Estamos de olho!!!

domingo, 29 de março de 2015

TV CLUBE PROCURA APRESENTADOR

Todo mundo já sabe que o apresentador Eduardo Moura está de mudança para sua cidade natal; Recife para trabalhar por lá. Apresentador bom é assim, cresce naturalmente sem apelar pra invenções de que foi chamado pra ali ou chamado pra acolá, como muitos pseudo comunicadores fazem quando estão carentes e querem receber elogios. O gaiato dono desse blog diz que é coisa mesmo de mau caráter, inventar que foi chamado por uma emissora qualquer para barganhar com a que está trabalhando. Pois bem, Eduardo vai, graças ao reconhecimento do seu trabalho. Vai pela sua competência diante das câmeras, e quem o conhece sabe da seu envolvimento, também, nos bastidores. Mas, e agora, quem assumirá a apresentação do Aqui na Clube? Nomes de possíveis substitutos já começam a rondar as nossas redações. Josenildo Cancão? Ilomar Araújo? Marcus Antônio Águia? Fábio Joãograndão Araújo? Washington Luis? Hildebrando Neto? Ninguém sabe ao certo. Nem mesmo nós que temos espiões espalhados na nossa imprensa. Há quem diga que alguns nomes que estão na nossa lista, não passam de especulação. Invenção do próprio autor para se promover. Há informação segura de que até o Aqui na Clube pode até mudar de nome ou, simplesmente, saia do ar e um novo programa apareça em seu lugar. Agora é esperar pra ver. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 27 de março de 2015

ASPAS? DOIS PONTOS? PARA QUE SERVEM?

Aspas, aspas, aspas. Pra que servem as aspas? Quando utilizá-las? Aspas após os dois pontos? O que significa os dois pontos? Perguntas para nossos leitores pesquisarem e descobrirem. Após os dois pontos colocamos letra maiúscula? Mais uma questão a ser discutida. O fato é que nossos colegas jornalistas estão caindo na displicência, no relaxamento para com a nossa Língua Portuguesa. A ferramenta de trabalho do Jornalista está em segundo plano sem a devida importância. Estamos de olho e não vamos responder aos questionamentos acima para que os verdadeiros curiosos e interessados no uso do Português correto façam a sua parte.

terça-feira, 24 de março de 2015

ASSALTANDO A GRAMÁTICA

Essa foi uma colaboração de um ilustre seguidor deste humilde blog. Um amigo que consideramos bastante. Na realidade a EXPANSÃO da Alpagartas não nos interessa. Interessa sim, a EXPANSÃO dos conhecimentos acerca da nossa sofrida e surrada Gramática. Lá pelos anos 80, Os Paralamas já cantavam que "assaltaram a gramática". Não imaginavam que 30 anos depois continuam praticando o mesmo "crime". E não é só no site paraiba.com.br que meteu um "s" no luar do "x". Não. Corrigiram, mas já era tarde, conforme captura acima. Diariamente vemos pseudo repórteres agredindo nossa Língua Portuguesa. Desprezíveis criaturas equivocadas que, de posse de um microfone e uma câmera, deseducam os telespectadores. Estamos de olho!!! De novo!!!

COMO MANDA O BOM JORNALISMO

Além de defendermos a formação superior para a profissão de Jornalismo, defendemos uma característica básica para a prática dele: o bom senso; detalhe que, em algumas redações do nosso Estado, está em falta. Está ficando comum a publicação, em alguns sites, de textos (nos recusamos a chamar de reportagens) que simplesmente dizem alguma coisa a respeito de algo. Assim mesmo... vago. Textos que não trazem os relatos dos vários lados da notícia, como manda o bom jornalismo. Textos que relatam algo como se fosse uma historinha inventada; sem fontes, sem falas, sem assinatura. E assim anda... se arrasta, o sofrido jornalismo que alguns insistem em publicar. Triste para quem procura algo de credibilidade, com seriedade. Estamos de olho. De novo!!!
**** Amanhã comentaremos a dança das cadeiras na imprensa paraibana.

VOLTAMOS SOB NOVA DIREÇÃO

Preparem os olhos e a Gramática. Estamos de volta. Nova equipe, nova mentalidade, novos integrantes... Mas na mesma acidez de sempre.