quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RÁDIO E TV. CADA UM NA SUA

Infelizmente ainda tem muita gente praticando comunicação que não distingue os meios rádio e televisão. Apesar de alguns acharem que podem fazer do mesmo jeito na rádio e na tv a realidade mostra despreparo e descuido para com a profissão. Tem radialista e jornalista que lê o mesmo texto quando estão no estúdio de uma rádio e quando estão diante de câmeras. Esquecem que existe um detalhe primordial entre um meio e outro: a existência da imagem para a tv. A imagem nada mais é que mais um auxiliar no ato de comunicar. Neste sábado, ouvindo uma música entre uma rádio e outra ouvimos o seguinte texto que pode passar despercebido por alguns, mas que para nós é subestimar a inteligência do ouvinte e revela também o despreparo de quem veicula. Vamos relatar apenas a primeira frase que ouvimos na Arapuan FM. Diz a gravação:

- Veja agora os novos horários da sua TV Arapuan.

Alguém em sã consciência aceitaria um texto desse na rádio? Mas o pessoal do Sistema Gregoriano aceitou e aceita. Isso também deve estar sendo veiculado na Sucesso FM. Tem também aqueles textos que os apresentadores de tv lêem e não se dão nem ao trabalho de refletir. Reproduzem a escrita que vem de alguma agência de publicidade que também está infestada de gente que se acha privilegiada mentalmente revelando em suas criações despreparo e falta de noção das características próprias de cada meio. Passam o mesmo email para as rádios e para as tvs sem as alterações necessárias. Muitas vezes um apresentador de tv usa, em merchandisings dentro do estúdio, o mesmo texto que é veiculado nos comerciais dos clientes. Soa estranho e em alguns casos fica sem nexo. Cinco minutos de reflexão e notariam as discrepancias. Estamos de olho!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria ver meu professor de Rádiojornalismo comentando uma coisa destas....
euheuehe

Anônimo disse...

Seu professor de Radiojornalismo ia comentar em vão, porque as coisas não iam mudar, como não mudam nunca.
Doce ilusão de nós, meros universitários de mudar alguma emissora!
Nunca!
Aprendemos uma coisa na Universidade e na prática temos que nos adequar ao sistema. É muito diferente da teoria!

Anônimo disse...

Esse é um dos erros mais comuns do rádio.
O engraçado (?!?!) é que isso acontece há décadas.
Por causa de uma economia de 30, 50reais, até grandes anunciantes veiculam no rádio o áudio do VT gravado para TV. Já cansei de ouvir nas FMs, spots com textos do tipo: "...esse é o novo Fiat.."; "...essa linda TV por apenas x reais...", etc. etc. Só que obviamente não há imagens desse ou daquele produto. É um erro tão grosseiro, tão básico e tão constante que já nem se comenta (até o aparecimento do BF, claro!). Qualidade, no rádio, hoje se limita às emissoras via satélite. Qualidade, na TV, limita-se às emissoras à cabo.

Anônimo disse...

ate pareçe que nesse mundo tudo é perfeito, inclusive vcs...

Anônimo disse...

"Seu professor de Radiojornalismo ia comentar em vão", deixem de demagogia, vc´s fazem um cursinho de moises e acham q entendem de radio e TV...me polpem dessas leseiras, vc´s não sabem de nada.

Anônimo disse...

Voces não vão comentar aquela lixeira jogada no ar ontem ao meio-dia na rádio Correio?
Um idiota não sei de onde postou um video no youtube metendo o pau na paraiba e nos paraibanos, e os idiotas do sistema resolveram "defender a honra paraibana" fazendo um show de baixarias no microfone.
Depois dessa podemos afirmar que o sistema do eterno suplente, chegou ao fundo do poço(ou seria da fossa?).
Foram coices e patadas jogadas a torto e a direita!
Que vergonha! E o coitado do ouvinte(será que eles ainda tem algum?)foi obrigado a ouvir aqueles impropérios dignos da rua Maciel Pinheiro.
Alô ministério público, sinais de rádio são concessões públicas com regras para a sua utilização.E nestas regras, não é permitido jogar palavrões nos ouvidos desprotegidos dos ouvintes.
Outro dia estive no recife e ouvi o rádio que se faz porlá, é cem mil anos luz melhor do que esta pocilga que se produz aqui na paraiba.
Até quando?

Anônimo disse...

NORMALISSIMO O QUE ACONTECE EM TODAS AS EMISSORAS TANTO TV COMO RÁDIO...AGORA SE CITAM APENAS UMA É PQ VC FAZ PARTE DESSE CRESCIMENTO, VAMOS PENSAR ANTES DE AGIR, UNIVERSIDADE SÓ DÁ O DIPLOMA PQ OS MESTRES ESTÃO FALTANDO NÃO TEMOS PROFISSIONAIS NA UNIVERSIDADE.