sexta-feira, 1 de junho de 2012

DUAS CONSTATAÇÕES

Pela nossa captura da tuitada da jornalista e primeira dama do estado Pamela Bório dá pra perceber duas revelações:
1. Pamela deve ser ouvinte fiel do programa A Hora do Rush da Paraíba FM já que o jargão “a boa do dia”, destaque acima, é usado diariamente e exaustivamente, pelos que comandam o programa, para revelar os destaques jornalísticos de cada dia. O curioso é que essa rádio não está entre as mais amistosas do marido da jornalista; governador Ricardo Coutinho.
2. “Para nooooooossa alegria” constatamos que a jornalista não tem muita afinidade com abreviaturas já que escreveu “KL” para o vocábulo quilograma o qual tem como abreviatura correta “kg”. E isso vira munição para nossas postagens corretivas.
Assim como a primeira dama escreve, também é bem comum encontrarmos jornalistas escrevendo outras abreviaturas com horas (h), metros (m), quilômetros (km), litros (l) com um ‘s’ inexistente no final. Alguns leitores podem até achar que essas observações são implicâncias nossas e que estamos dando importância ao que não merece. Só que de pequenos em pequenos erros vamos nos acostumando com eles e começamos a admitir outros maiores nos afastando da escrita correta. Somos defensores de que o jornalismo também possui o fator pedagógico com a nossa Língua. Escrever correto é requisito inquestionável para quem se dispõe a ser Jornalista. Estamos de olho!!!

5 comentários:

Paulo Francisco disse...

Ela queria dizer QuiloLitros ha ha ha

Zóião disse...

Concordo c/ vcs. Quem sabe, sabe. Simples assim. A famosa desculpa de erro de digitação ñ cola mais. E esse costume dos adolescentes na net ñ pega bem p/ jornalistas.

Anônimo disse...

O pior foi outra... Sem querer ela twitou o número do celular!

Anônimo disse...

Eu diria que vocês implicaram um pouquinho, sabe-se lá com que intenção.
Com relação ao "KL", a crítica do Bucho Furado é mais que pertinente. A Primeira Dama, que também é jornalista, deu uma escorregada feia no uso correto da abreviatura.
Discordo em relação à crítica (um tanto maldosa) quanto ao uso da expressão "a boa do dia". O Bucho Furado precisa atentar que trata-se de expressão por demais corriqueira. É muito comum duas pessoas se encontrarem e uma delas perguntar: "e aí, qual a boa do dia?". Não é, nunca foi, criação de um programa de rádio.
O Bucho às vezes exagera. Continuo sem "captar" qual a intenção.

Anônimo disse...

Ela copiou a informação divulgada pela Ruth Avelino, eu vi escrito dessa forma. Mas as duas ou qualquer pessoa se passa trocando 1 letrinha! Que implicância! Ontem eu vi escrevendo quilos sem a letrinha trocada, exatamente assim: kg. Ou seja, não foi falta de coonhecimento, mas de atenção, que perdoamos em virtude do atarefamento do coletivo nesses últimos dias...Hi, hi, hi....