segunda-feira, 9 de julho de 2012

VERGONHA JORNALÍSTICA

A morte do ex-governador Ronaldo, sábado passado, expôs algumas das mais tristes irresponsabilidades jornalísticas em nosso estado. Não era surpresa pra ninguém que o falecimento de Ronaldo estava para acontecer a qualquer momento diante das notícias que vinham circulando nas últimas semanas. Ficamos acompanhando os telejornais por volta do meio no sábado e pudemos constatar que apenas a TV Cabo Branco se mostrou preparada para o fato. Descobrimos que desde a sexta à noite já tinha uma equipe de plantão em frente ao prédio onde Ronaldo morava, ou seja, a hora da partida estava próxima e os familiares já esperavam pelas últimas batidas do coração do poeta. Então onde estavam as outras emissoras? A TV Arapuan tentou mostrar a história de Ronaldo Cunha Lima num jornal pobre após o Cidade em Ação e quando passou a bola para o Rede Verdade nada mais se fez a não ser falar as mesmas coisas e repetir os mesmos vts. Nosso colega Luis Cabelodetoldo Torres entrou no ar como quem não sabia bem sobre a história do pai do senador Cássio. Salvou-se pela presença de Marconi Ferreira que conviveu com o ex-governador. A TV Tambaú do mesmo jeito; parece que não tem arquivo mesmo estando no ar por mais de 20 anos. Outra triste constatação foi a falta de postura de alguns comunicadores, disfarçadamente, procurando mostrar um sentimento de comoção que não estavam sentindo. Na TV Correio vimos um Samuka perdido no estúdio sem saber se forçava um choro ou se falava algumas palavras sobre quem não conhecia a história. Já no domingo alguns portais tentaram “foçar a barra” com manchetes exageradas sobre o enterro como se as fotos não revelassem a verdade. O fato é que Ronaldo apesar de toda sua história não arrastou uma multidão pelas ruas de Campina. Ronaldo foi um político que teve sua atuação décadas atrás e a nossa juventude, como se sabe, sofre de uma certa inanição quando se trata de figuras históricas. O funeral de Ronaldo foi prestigiado sim por pessoas de mais idade que viram ou viveram com ele e nada mais que isso. Apesar do “endeusamento” que muitos da imprensa tentam implantar em alguns políticos, a população não mais perpetua tais tentativas. Político nada mais é que uma pessoa comum que, por seus méritos ou não, alcançou uma função e que tem a obrigação de prestar contas à sociedade. É gente como a gente. Nada mais que isso. Estamos de olho!!!

11 comentários:

Pedro A. disse...

Boa Bucho, foi nojento acompanhar a televisão falando sobre Ronaldo Cunha Lima, a TV Master então, pensei que tinha morrido Jesus!

A sensação assistindo a televisão foi essa, um santo que só fez o bem indo embora! Samuka até teve a proeza de falar que era um exemplo a ser seguido.

Anônimo disse...

Parabéns BUCHO, é a mais pura verdade ,é verdade tambem que as homenagens nem são lá para o RONALDO mas visaram tamnbem satisfazer o senador CASSIO que para alguns "radialistas'de JOÃO PESSOA e um verdadeiro DEUS, e está acima do bem e do mal. SOBRETUDO AQUELES QUE VEEM DO SERTÃO. Por conhecidencia RONALDO foi enterrado no dia da morte de BURIRY, que morreu ainda por problemas acarretados pelos tiros que o santo agora SANTO RONALDO lhe desferiu.

Anônimo disse...

Bucho, costumo concordar com 99% das opiniões que vocês veiculam nesse espaço. Discordo um pouco desta. Acreditem, Ronaldo era grande como os portais tentaram mostrar. Arrisco dizer que era até maior.
O defeito dele (vejam que ironia) foi ser político e, nessa condição, atrair o que de mais vil existe na alma humana, defeitos, desvios, erros tão comuns aos que exercem a atividade e, principalmente, àqueles que se aproveitam da política para se locupletar (radialistas, pseudo-jornalistas e outros babões do naipe).
Aí esteve o problema. Em grande parte, os elogios (mais que merecidos) foram prestados não por pessoas conhecedoras do líder nato, do poeta, do homem de inteligência única. O que estragou foi justamente a babada desmedida de pessoas que, como vocês, não tiveram o privilégio de conhecer o homem, ao invés do político. O que vi foram matérias preparadas com o único intuito de fazer média com a família, todas muito aquém da merecida homenagem ao grande paraibano muito além do nosso tempo que foi Ronaldo.

Anônimo disse...

Se atualiza BF. Nilvan já está na Arapuan treinando no Cidade em Ação. Jonas sai pra campanha e perde duas vezes. Perdeu novamente a vaga nas telas.

Anônimo disse...

PERDEU O PROGRAMA E VAI PERDER A ELEICAO!!!

Anônimo disse...

A Tv Cabo Branco dessa fez deu um show de cobertura, sempre ao vivo.
Dessa vez fez o certo.

Anônimo disse...

Dá próxima vez mandem alguém verificar in loco os acontecimentos.
Dizer que o enterro do poeta "não arrastou uma multidão pelas ruas de Campina", é puro chute de quem ouviu o galo cantar sem saber onde!
Dessa vez voces deram uma "furada".
Outro enterro maior do que aquele, só se o rei Roberto Carlos for enterrado em Campina!

Anônimo disse...

Sensacionalismo puro. E o pior foi ver os jornalistas nas redes sociais, desesperadamente querendo parecer íntimos dos Cunha Lima. Vergonhoso. Tudo por uma boquinha.

Anônimo disse...

O anônimo não quis dar nomes aos bois, mas eu darei: NELMA FIGUEIREDO passou uma semana querendo se mostrar íntima do clã Cunha Lima. Só faltou ela passar a assinar NELMA CUNHA LIMA. É uma grande jornalista sem dúvida, mas dessa vez ela forçou a barra.

Anônimo disse...

Ontem vi no jornal da paraíba ou foi no correio da paraíba uma página inteira dedicada a Ronaldo...Aff, ele era importante, mas a galera tá enchendo o saco...Deixem o homem descansar em paz, só não deixem o mago trabalhar!!!!

Rejane Negreiros disse...

Boa! Ronaldo foi Sim grande homem! Poeta admirável, dono de grande sensibilidade e inteligência!