quarta-feira, 28 de setembro de 2011

IBOPE CONFIRMA - ZÉ GOVERNADOR E 98 PRIMEIRO

Quanto a Zé deixamos pra lá. Mas as recentes pesquisas divulgadas e alardeadas pelos quatro cantos de João Pessoa pela primeira colocada serviram para confirmar mais uma vez que o substantivo feminino “qualidade” está muito longe de ser conquistado em algumas emissoras de rádio. E nesta terça ainda ateando as chamas da conquista alguns colegas da 98 FM simplesmente esqueceram qualquer compostura e tripudiaram com os que ficaram atrás nas pesquisas direcionando piadas e chacotas possuídas de total desinteresse pela população ouvinte naquele momento. Já no programa Correio Manhã comandado pelo radialista Fabiano Épramimoupraeu? Gomes com a participação do Mofi, as piadas começaram, mas tudo tomou um caminho da deselegância no Correio Debate da rádio 98FM. Por volta das 13h20, desta terça, Fabiano e Emerson coadjuvados por Samuka perderam totalmente os limites do esmero, da ética com palavras, expressões, insinuações e brincadeiras de mau gosto para com ex-colegas da emissora. Infelizmente estávamos sintonizados para, inclusive, sentir o silêncio do decente jornalista Welington Farias e as fracas tentativas feitas por Heron Cida de mudar o rumo das piadas. Mais uma triste constatação de que as soluções para os problemas da sociedade que deveriam nortear o nosso jornalismo estão sempre em segundo plano. O que importa mesmo é a manutenção do nível em se encontra nosso pobre jornalismo e também o status quo político no qual muitos jornalistas se apóiam. Tristeza para nós em ver nossa profissão, o jornalismo, nesse rumo. A festa da conquista perdeu a classe de um vencedor. Esperamos que se um dia a situação for inversa, os outros não sigam a mesma trilha. Ibope confirma: Zé? Não. Audiência difere de qualidade. Estamos de olho!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns,pelo comentário.Passa pra gente a metodologia aplicada.Quanto ao trio-alegria,quem os convidaria para um Almoço familiar?

Anônimo disse...

E agora José?
Saiu um grupo campeão, Célio Alves,Padre Albeni,Claúdia Carvalho, o time lider de audiência e quando não era lider brigava pela liderança! E isso tudo fazendo JORNALISMO, diferente dos que estão fazendo assessoria para os políticos de oposição e os sem mandato!
A população cansou e já reprovou este estilo de jornalismo ano passado quando o mesmo grupo estava na Correio!
Já ouvi falar: que time que ta ganhando não se mexe, mas mexeram e errado! Os números mostram claramente isso!
Sim,Parabéns a Cabo Branco FM que foi a única a sobreviver e manter a qualidade!

Anônimo disse...

Apenas uma pergunta. Se fosse o contrário será que as piadas de mal gosto também não aconteceriam? Aposto que sim. E guerra é assim mesmo,comemora quem vence,chora quem perde. Só quero ver quando vier o da TV. Vocês podiam publicar o que cada emissora preparou para tentar abocanhar a audiência. Apenas uma segestão.

Vinicius Pedrine disse...

Teve certo momento que Emerson reclamou para Heron: " tu é muito ético". O infeliz esquece que o lema do jornalismo da Correio é ética e paixão.

ANALISTA DOS SISTEMAS disse...

Prova que a 98 está na frente foi a fantástica audiência de seus programas no dia de ontem, pois veio refletir aqui, no BF.
Realmente, os líderes não precisavam tripudiar em cima dos sem-rumo da Paraíba FM, afinal, estes mal apareceram na pesquisa do IBOPE.
"Investimento" mal feito pela Rede Paraíba.
Infelizmente, a população da PB gosta dessa maneira de se falar no rádio e na TV.
Alguém falou na seriedade de Célio, Cláudia, Albení.
São sérios, sem dúvida. E conseguiam uma melhor colocação nas pesquisas que a apresentada por Gutemberg, que caiu mais que poleiro de pato. Prova que a população não quer mais o seu trabalho, pois reconhece a mesma ladainha e, dessa vez, não está do seu lado. O povo escolhe de que lado quer estar. Os radialistas e jornalistas DEVEM ficar atentos a isso. E, nesse momento, o povo quer Samuka e Mofí, mesmo falando errado.

Mas os que perderam arregassem as mangas e tentem reverter a situação. Até a próxima pesquisa tem muito chão.
Antipatia, demagogia, hipocrisia e chatice PRECISAM ficar de fora.
O povo não se identifica mais com isso.
Espero que Marcelo José, lenilson e Michele aprendam com a derrota. Gutemberg e Nilvam mudem o rumo, pois, ao invés de aumentar o índice que pegaram de Célio Alves, vocês despencaram, perdendo, inclusive, para a própria rádio vizinha do seu corredor, a Cabo branco FM, que é uma rádio que não disputa a audiência do jornalismo. justifiquem-se agora perante à direção e justifiquem a rasteira dada em Edilane, Célio e à antiga equipe. O motivo das chacotas foi esse: A PB FM chegou querendo o primeiro lugar em tudo. Mas não saiu do canto, apenas retrocedeu. Daí, a risada da 98. Gostaria de parabenizar a FM Sucesso pela segunda colocação e Vida FM, que mal chegou e já ganhou da PBFM. Meus pêsames à Nova Tambaú, que copiou a Cabo Branco e não teve aceitação. E um abraço pra Edilane Jurássica, que deve estar dando saltos de alegria com esses resultados, já que ela foi afastada para ver em seu lugar o Gutemberg fazer besteira.

A briga deveria ser entre 98 e PBFM, mas a PB nem fez cócegas.
Será que vão fazer como na TV Cabo Branco? Em que dizem que são líderes em 85% do dia? Sim, a TV Globo é líder, mas a programação local da TVCB perde feio nesses 15%.
E a PBFM dirá o que?
Que tal: LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA!
Ou ainda: OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS - PB FM!

Anônimo disse...

Injustiça. faladores. a PB FM subiu de audiência, sim. Estava em 12 e agora tá em 11.

c p a d disse...

CPAD ESTÁ NO AR DESDE JANEIRO. 9 MESES. E JA APARECE EM QUARTO LUGAR.
PARAIBA FM TÁ NO AR DESDE MARÇO... E SÓ SUBIU UMA POSIÇÃO. TA INDO BEM.RSRS. DEVE TER VALIDO A PENA CADA CENTAVO INVESTIDO.
SE FOSSE EM SÃO PAULO TODOS JA ESTARIAM NA RUA

Anônimo disse...

Acho que deveria divulgar os números por completo! Pra quem não ta nem no 1º ou no Último lugar saber em que posição ficou!

Anônimo disse...

Hoje pela manhã ouvi a apresentadora de Tv Fernanda Albuquerque participando do programa de Samuka na rádio. Foi bastante centrada em suas opiniões e botou aqueles pseudos-radialistas no chinelo. Será que já é uma investida do Sistema? Ou melhor,uma espécie de "intervenção"? Torço p que ela colabore com a elevação do nível do debate.

Anônimo disse...

essa galera já e pronta pra tudo, pra piada, pra humilhar e masacrar os outros, hora, quem diria que fabiano Gomes falaria mal de Nilvam ferreira e visse verso? hoje é assim, um bando de canalhas que se aproveitam dos propietarios de empressas de comuinicaçaõ para se fazerem na vida finanaceira enquanto tem espaço, atropelando a todos, o resto danense, infelizmente nao existe ética em radio ou televisão, existe meu contracheque que o politico patrocina pra mim. é uma vergonha essa classe de pessoas que se dizem Radilista, isso fora a manipulaçao de Ibope que eles empoem na cabeça das pessoas, e parabéns ao bucho furado pelo comentario, muito bom.

Anônimo disse...

W.Farias e H.Cid foram enquadrados.Serem mais enfáticos que mofio ou rua,aceitaram.

Douglas disse...

Pelo menos um fato está confirmado.
Prêmio é o que decide a liderança se tratando em audiência de rádio.
A 98FM sorteia prêmios de VERDADE.
Repararam que quando a ASSERP, através de seu presidente, ameaçou denunciar as falsas promoções de rádio ao ministério publico, coincidentemente a Sucesso FM e a Clube FM, não conseguiram mais a liderança?
São mistérios que pairam sobre as ondas do rádio..
Já a CPAD, confirma que o povo está cansado de tanta coisa ruim e mentiras no rádio.
Em breve VIDA FM e CPAD, serão rádios líderes, pela vontade do povo.....
Benção para todos!

Anônimo disse...

Sinceramente? O Ibope também garantiu Zé Maranhão reeleito com quase 200 mil votos de diferença... vcs acreditam mesmo nesse Ibope??? Afinal, foi a Paraíba FM quem revelou todos os escândalos e falcatruas do governo q tá aí e que comprou todos os outros veículos. Inclusive, a Correio q hj faz vergonha escutar. Pq eu sempre fui ouvinte da Correio e ví, testemunhei o discurso mudar qdo Ricardo Coutinho assumiu o mandato e, de repente, se transformou no melhor governo do mundo pra todo mundo de lá. Até a tesoura de welinton farias cegou! O q eu vejo é que é impossível uma rádio numa colocação tão baixa fazer o barulho q a paraíba fm faz. Se isso fosse mesmo verdade... o terreno do shopping não teria feito sequer cócegas no ouvido dos ouvintes. Ou mesmo o som das furadeiras nas cirugias do Hospital de Trauma teriam não teriam ido tão longe... abram os olhos... e vejam quem realmente tá bem colocado na preferência das ruas. Ibope... já era... a gota d'água foi a pesquisa eleitoral do ano passado. kkkkkkkkkk... estava comentando aq na repartição e asseguro q pelo q ouví aq... e nas ruas... a realidade é bem outra e todo mundo vê. Qaunto a Correio... comecei a desgostar desde que aquele tal de fabiano 'assassinagramática' começou a tentar falar e parei de ouvir depois q a tesoura de welington farias cegou e ele passou a falar só o qu é conveniente. Acho mesmo q vou é abrir uma ra´dio pra mim. É o jeito. Abraços.

Denize disse...

O problema é que estão dando nome errado a profissão desses medíocres apresentadores de programa-merda na TV. Ninguém em lugar nenhum do mundo consideraria essas qualidades de gente, jornalistas, pois incorreria numa grave falta de respeito com essa profissão tão importante. Essas criaturas beirão a demência, falta de cérebro e demais patologias que me nego a citar.Pesquisas é feita por amostragem, a relatividade é muito grande.Quem de fato entende o que é jornalismo, jamais ouvirá programa ancorado por essas "bestas quadradas".

Anônimo disse...

INFELIZMENTE,ESSE FABIANO ANALFABETO GOMES,SE ACHA A MAIOR EXPRESSÃO DA RADIOFONIA PARAIBANA.
E ESSE TAL DE MOFI(RIDÍCULO)...,SÓ NESSA PARAIBA PEQUENA E ATRASADA.

DURANTE O PROGRAMA DE RÁDIO,ESSE IMUNDO(MOFI),AINDA TEVE A CORAGEM DE DIZER QUE HERON CID,ERA ÉTICO,MAS NÃO TINHA QUE SER,DEVERIA SER ESCULÇHAMBADO...VERGONHA PARA TODOS NÓS PARAIBANOS.

Carlos Lima disse...

Acreditar no Ibope é como acreditar em Duende.
Como o Ibope explica esses dados. vejam:
A Rádio Mix, programação jovem, tem no horário das 8 às 9 da manhã, 132 ouvintes na faixa etária de 10 a 14 anos.
Já a Cabo Branco FM, adulta, tem no mesmo horário e na mesma faixa etária 1.455 ouvintes.

Dá pra acreditar?

Carlos Lima disse...

Ainda em relação a Cabo Branco, eu como ouvinte de rádio com boa programação, percebi que a Cabo Branco agora está copiando descaradamente a Tambaú FM. Até programação de Flashback ela está colocando no mesmo horário da Tambaú, às 6 da manhã.
Semana passada ouvi na Tambaú um programa especial com os cantores da terra, e não é que a Cabo Branco também está colocando.
E muitas músicas que a Tambaú começou a tocar, a Cabo Branco foi atrás, até a música do comercial que está no ar, começou na Tambaú FM.

É, a concorrência faz bem, ou será que não?

primeiro eu disse...

minha colaboração. acessem e tirem suas conclusões. audiência on line em tempo real. bem parecida com o resultado do ibope mas com varias divergencias

http://papocloset.com.br/rnradio/?page_id=1328

mandem o link pra eduardo carlos. rádio dele num tá lá embaixo, não.......rsrs

Anônimo disse...

Não acho que a Nova Tambaú copia a Cabo Branco pelo contrario, a mesma tem uma programação bem melhor se vocês parem para prestar atenção. Acho que foi injusta a colocação da Nova Tambaú, pois a sua programação agrada sim!
o Ibope esta igual as pesquisas de eleição, todas fajutas!

Antenado disse...

O amigo Douglas, tocou em um ponto muito importante:
PRÊMIOS.
Talvez a grande maioria das pessoas, incluindo muitos profissionais,não saiba como funciona o mecanismo de medição de audiência em emissoras de rádio.
Existe algo chamado fidelização de audiência.Isso quer dizer que o ouvinte ouve a rádio 24 hs por dia?
Absolutamente impossível.
Mas quando 15 ouvintes entrevistados, dizem que ouvem diversas rádios, e apenas 01 diz que ouve determinada rádio o dia inteiro,esse único ouvinte irá contribuir muito mais para que essa emissora se saia bem na pesquisa, através de metodologias, que não cabem ser explicadas aqui.
Em média, uma pessoa ouve rádio 02 horas por dia.
Se o ouvinte ouve uma emissora durante 05, 06 ou mais horas, é sinal que provavelmente ele não trabalha e não estuda, ou se trabalha tem um emprego onde não se faz muita coisa, e se estuda,não é um aluno dedicado.
A dona de casa ouviria a rádio durante horas a fio?
Uma dona de casa "normal", também assiste tv, faz comida e tantas outras atribuições, que lhe impossibilitam de ser ouvinte "o dia todo".
As secretárias do lar?
Desmitificando, elas não podem entrar no resultado final.
O Ibope, só considera válido os residentes em determinado domicílio.
Então, como fazer pra ser lider?
É só observar, as últimas 03 líderes:
98 FM
Sucesso FM
Clube FM.
Todas induzem seus ouvintes a reponder:
Só ouço a 98, Sucesso ou Clube O DIA TODO.
Como se induz?
Através de prêmios.
Tanto que o comentário do Douglas, é sobre a fiscalização de sorteios, que foi impetrada por Eduardo Carlos.
As premiações da clube e sucesso, diminuíram bastante.
Porque?
Será que eram verdadeiros?
Quem sabe?
Resultado, caíram.
Pelo menos a 98 mostra que suas premiações são verdadeiras.
E a CPAD? Não tem prêmios!
Mas,os ouvintes são super fiéis.Alguém duvida ?
Os ouvintes de Samuka,também devem ser extremamente fiéis, e independente de onde ele esteja, seja qual for a emissora, ele continua imbatível.
Mas quantos mais locutores ou apresentadores, tem tantos seguidores fiéis?
A Paraíba FM, não conseguiu levar os ouvintes do jornalismo da 98, sinal que as pessoas ouviam a 98 e não os apresentadores.
Situação absolutamente contrária ao desempenho de Samuka.
Como o amigo Clílson JR, postou no twitter, SORTEIO DE GELADEIRA EM HORÁRIO JORNALÍSTICO, rs, é esquisito.
A Paraíba FM, fez uma das maiores divulgações de marca da história do rádio em Joao Pessoa, out door, Globo, dentro dos onibus e tantas outras alternativas e depois de 6 ou 7 meses, ainda acha que as pessoas confundiram a 101.1 com a Paraíba FM.
Acho que passa longe disso, esse tempo foi suficiente pra massificar a marca.
Se com essa divulgação toda, a marca não vem a mente das pessoas, algo está errado.
Então, se seu ouvinte OUVE A RÁDIO O DIA TODO, 24 HS POR DIA, voce vai se sair bem.
Lembrem-se que a pesquisa é RECALL.
E pra terminar logo,
Ouvintes verdadeiramente fiéis, são os da CPAD e SAMUKA DUARTE.
No mais é correr atrás, e fazer com que os ouvintes ouçam a sua rádio 24 hs por dia, e não façam mais nada da vida, além de ouvir sua programação.
Abs.

Pedro disse...

No jornal da paraíba comprovou-se exatamente que houve confusão do ibope! a rádio Paraíba FM foi injustiçada nos números por conta da Vida FM (tbm 101) não tem condição dela ter ficado atrás da vida, diante da divulgação que foi feita e do trabalho realizado!

Anônimo disse...

Não tenho procuração para isso.Um produto que deseja incutir nos corações e mentes sua marca,deve investir sempre mais e usar de todas as mídias,até nunca alcançar seu objetivo,pois a diretoria,raras vezes estará satisfeita.Dizer que tal Rádio teve tempo suficiente para figurar nos índices como protagonista,parece-me provinciano e simplista,pois é longa a caminhada e nenhuma marca consolida e fideliza em meses,nem num mundo globalizado e imediatista.As verbas publicitárias das gigantes crescem Ano após Ano,além de se fazerem presentes nas mentes sem trégua,a cada minuto são lançados novos veículos tipo blog,revista,site,jornal,programa de tv e Rádio,com seu respectivo público ávido para consumir.Então,nunca é Tempo suficiente para ser notado.É longo o caminho e ajustes sempre terão lugar.A coisa.por aqui,está nivelada tão por baixo que os coronéis destes grupos de comunicação usam seus quadros funcionais como jagunços a serviço de seus interesses maiores,invariavelmente impublicáveis.Ora,vamos convir que Roberto Cavalcanti tem o traquejo.Os Carlos toparam o embate,apesar das amarras que a Globo impõe.Ter um padrão imposto e deveras rígido a assombrar seu sono é limitador na hora do pega pra capar.É!,a São Braz precisa urgente de um canal de Tv aberta onde possa nivelar este embate,vamos convir que as mídias se complementam.Como ouvinte de todas as Rádios,prefiro,de longe Gutembergs e Fabianos a uma insossa leva de acéfalos soltos por aí de microfone na mão e um contra-cheque público no bolso.Ufa!

Anônimo disse...

O Sistema Correio Mente Tanto,Tanto que nem a Nova Tambaú FM que antes aparecia na frente da Cabo Branco Aparece mais.Vocês se lembram o que o SS Correio Fez quando samuka e Cia foi para lá ? Boicotaram Colocando a Clube lá para Baixo e ainda FORAM DESMENTIDOS PELA DIRETORA DO IBOPE,certo ?

Crescimento na TAMBAÚ E ARAPUAN : as Tvs Tambaú e Arapuan vem se reerguendo aos poucos,a TAMBAÚ Cresceu Muito com o Novo Caso de Polícia e Principalmente Também com o Tambaú Esportes,Tambaú Debate e Femínissima e o Negócios Imobiliários nem se Fala foi Líder no IBOPE,será que já não seria a Hora da Tambaú Colocar Jornais na Faixa as 7 da Manhã ?

Anônimo disse...

QUER VER A PB FM E A NOVA TAMBAÚ FM E CABO BRANCO FM ENTRE AS 5 MAIS ? FAÇA COMO O GOVERNADOR COMPRE A CORREIO !

NÚMERO UM? disse...

Concordo com o comentário do anônimo logo acima, escrito em 30 de setembro. Todo produto deve ter uma ampla divulgação para que se atinja a popularidade e todos possam ficar conhecendo. Mas pergunto: Esses programas de radiojornalismo de João Pessoa tem público cativo. São os mesmos ouvintes que ouvem as mesmas rádios, e , em sua maioria, líderes comunitários. Todos se conhecem. Então, todos esses já sabem da existência da Paraíba FM e de seus programas. E seis meses é tempo suficiente sim, para se conseguir bons índices (mesmo que os ouvintes sejam poucos - aliás, alguém sabe me dizer qual a média de ouvintes por minuto da 98 ao meio-dia?)
Na parte musical, fico calado, pois esse tempo de divulgação da marca é fundamental e a maior parte dos poucos ouvintes prefere ligar o rádio para ouvir música, prova disso é a audiência da Sucesso FM e outras populares no horário do meio-dia. Se esse radiojornalismo da Paraíba FM, Nova Tambau e Arapuan FM tivesse aceitação, viria logo na sequência, o que não aconteceu. A Arapuan fica em sétimo no horário; a Paraíba FM está em décimo lugar ao meio-dia e a nova Tambaú é a 14ª.
Perdem feio para as FMs musicais.
O povo deve preferir o Correio Debate porque eles vestem uma camisa e assumem que são parciais. Então, se essa parcialidade está do lado da maioria dos ouvintes é a que está valendo. Na paraíba FM essa parcialidade é implicita. Sabemos que eles, atualmente, são contra o governo, mas, não assumem, não escancaram como o Correio faz.
E, além disso, falta a empatia dos seus comunicadores com o povo, o que é fundamental para se conquistar audiência.
Não sou ouvinte do correio Debate e nem do Polêmica Paraíba. Já tentei ouvir os dois programas mas são muito mal feitos tecnicamente, jornalisticamente falando.
Outro dia, tentei ouvir o polêmica, mas desistí ao ouvir a apresentadora Michele discutir com um ouvinte. E naquela hora ela não tinha razão. Me pareceu antipática. Se for antipática e estiver com a razão, fico calado. Naquele momento, o ouvinte estava certo.
Resumindo: O público da PB está muito mal servido ao meio-dia, desde os tempos de Luiz Otávio, que fez escola e nos deixou essa "coisa" que alguns ouvem.
Mas temos bons nomes, simpáticos, mesmo com as parcialidades assumidas, como Giovane Meireles, Padre Albeni, Cláudia Carvalho, Antônio Malvino, Luis Torres e mais alguns.
E Fabiano? Já vi na TV. Pode falar errado, mas é astuto e tem o dom da comunicação. Não é um Jota Junior, mas dá conta. Parabéns pra ele. Não ouço o seu Correio Debate, mas está de parabéns, pois em seu horário consegue ser primeiro, quando a maior parte da população que quer ouvir rádio nesse horário prefere música.
E a Gutemberg, reveja o que está fazendo de errado, pois, em breve, teremos mais uma pesquisa, já sem as duas 101, pois viraram Vida FM e Paraíba FM. Até lá, o nome 101 não irá aparecer e você não precisará ficar explicando que o IBOPE fez confusão e que a audiência da 101 é da Paraíba FM.
Aposto no crescimento da Vida FM. É bem feita para o seu público. Lembro que a CPAD começou em janeiro e já está em quarto lugar, por isso não duvido que os números dessa 101 sejam da Vida.
Abraço a todos do BF. Se possível, coloquem os números obtidos pelas FMs, pra gente saber o úmero de ouvintes por minuto, estimado pelo IBOPE.