segunda-feira, 19 de setembro de 2011

QUEM COPIA... TAMBÉM COPIA ERRADO OU NÃO

O pessoal do portal Iparaíba pra não se dar ao trabalho de produzir uma reportagem foi lá no G1 Economia e fez o famoso Ctrl+C e Ctrl+V sem fazer a devida revisão e deu nisso que mostramos acima. O G1 errou e a cópia do Iparaíba trouxe o erro também. Trocaram o acento de “mantém” com acento agudo pelo acento circunflexo. Já estamos esperando um comentário qualquer “metendo o pau” na gente com desculpas as mais esfarrapadas. Mas um erro de acento deve ser punido com o rigor da lei que rege a nossa Língua Pátria, a NGB – Norma Gramatical Brasileira. Para os indecisos ou desavisados é só entrar no rosário das aulas de São Francelino e rezar bastante para não cometer erros grosseiros novamente ou então vão cair na nossa peneira. Uma sugestão para todas as nossas redações: prática de 15 minutos 3 vezes na semana com um esquecido exercício chamado ditado. Será que ainda se pratica ditado nas nossas escolas? Quem pratica agradece e não esquece. Estamos de olho!!!
*** Após esta postagem e em atenção aos nossos leitores esclarecemos que: o verbo manter na terceira pessoa do plural modifica-se apenas no acento trocado de agudo para circunflexo. A dúvida ainda persiste se para a Nova Gramática essa acentuação permanece com essa troca. Pelo menos em se considerando as regras antigas, mas ainda legais, as postagens estão corretas. Aguardamos algum expert no assunto para nos livrar dessa dúvida nebulosa. Caso se confirme a legalidade todas as penalidades do Santo Francelino serão rigorosamente exercidas na redação deste blog.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caros, acredito que esse acento venha atender a uma antiga regra gramatical que pede acento grave no verbo ter na terceira pessoa do plural, para assim dferenciar da terceira perssoa do singular. Seguem a mesma regra os verbos com a terminação TER. Mas houve mudanças na gramática de lá para cá. Sei que não usamos mais no verbo Ver, não sei como ficou o ter. Por isso, não interpretaria tão mal. O acento agudo no verbo ter ficaria adequado apenas para a terceira do singular.

Anônimo disse...

Sou péssimo em português e, por isso mesmo, peço desculpas antecipadas se cometo uma heresia: mas creio que o Bucho Furado errou feio dessa vez.
Se no plural, o verbo "ter" muda para "têm" (ao menos antes do Acordo Ortográfico), o plural de contém é realmente contêm.

Anônimo disse...

Vocês andaram comendo cocô, foi?

eu mantenho
tu manténs
ele mantém
nós mantemos
vós mantendes
eles mantêm

Conjugação a mais simples possível.
Na próxima, não se envergonhem, afinal todo mundo se confunde às vezes: procurem a gramática :P

GERMANO BARBOSA FIRMINO disse...

O acento foi mantido no plural. Sendo assim, é correto escrever que "Trabalhadores mantêm greve nos Correios".

GERMANO BARBOSA FIRMINO disse...

O texto está correto, porque o acento continua no plural. Portanto, "Trabalhadores mantêm greve nos Correios".

Guto Sousa disse...

texto correto, a nova ortografia não buliu com o verbo manter...pessoal do Bucho, querem uma dica? Enfatizem mais a cobertura que a mídia da Paraíba faz dos fatos que aqui acontecem e preocupem-se menos com essas falhas, na ânsia de achar erros, vocês vão terminar se quimando.

Diego disse...

De acordo com Dicionário Priberam da Língua Portuguesa( http://www.priberam.pt/dlpo/Conjugar.aspx?pal=manter)O presente da 3° pessoa do singular do verbo manter é Mantém e a 3° pessoa do plural é mantêm. Acredito que bucho furado errou ao informar "Trabalhadores mantêm" está errado.

Bucho furado leia o dicionario antes, só esta dica.