sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RELIGIÃO E POLÍTICA NA PARAÍBA

A procissão da Penha que acontece neste fim de semana em João Pessoa já se tornou, há anos, uma das festas religiosas mais envolventes do nosso estado. Apesar de termos restrições a certos atos e dogmas religiosos não desprezamos o valor da procissão e das demonstrações de fé que vemos no percurso até a praia da Penha. Vimos nos rostos da população uma revelação dos mais íntimos sentimentos em busca de uma felicidade não encontrada no plano terreno e que é prometida apenas para ser alcançada no plano celestial. Infelizmente alguns esquecem que a vida funciona como uma conta bancária que tem seus créditos e seus débitos. Quem muito tem crédito de bondade e demonstração de ajudar ao planeta em que vive, também terá créditos reconhecidos quando não mais estiver aqui. Se essa vida futura realmente existir e para que haja nexo e razão a associação com a contabilidade é Justa e correta. Aqueles que passam por esta vida acumulando débitos encontrará esses débitos lá do “outro lado” para serem resgatados. E para quem crê na reencarnação sabe muito bem o que significa a bondade e a maldade, crédito e débito, nessa para outras vidas. Então fica aqui o nosso alerta para quem vai atravessar o percurso da Procissão da Penha: fique de olho em alguns seres estranhos ao mundo religioso. Anotem. Pelo percurso vão aparecer várias almas deficitárias de bondade e que querem, nada mais nada menos que, se infiltrar num ambiente incomum a elas no intuito de angariar simpatia e sorrisos de possíveis futuros... o que? Eleitores. Haja político querendo tirar proveito de manifestações como as religiosas para se mostrar detentor de alguma fé ou devoção. Pura artimanha. Pelo menos de alguns. Além de políticos que não sabem nem rezar vão aparecer também alguns seres da comunicação que passam a semana cometendo pecados contra cidadãos comuns e acham que pedir perdão e proteção vai salvá-los de alguma coisa. Se conseguirem enganar, é por poucos metros. Sabemos que existem alguns personagens políticos que seguem a Santa há anos, talvez décadas, mas de vez em quando surgem alguns espertalhões querendo apenas aparecer para as câmeras de tv, nas fotos, para pescar alguns votos num ano pré-eleitoral. E não são poucos. Esperamos que nossos meios não façam por onde registrar tais aproveitadores politiqueiros. A manifestação é do povo e que apenas ele possa ser o foco, além de líderes religiosos que naturalmente estarão na Romaria. Só pra não perder a viagem vamos apelar para que o "Cavalo do Cão" lá atrás da UFPB recolha todos eles e se algum escapar pediremos para o "Infeliz das Costa Ôca", lá em Mangabeira, pra impedir que os pecadores cheguem à Penha. Estaremos de olho!!!

2 comentários:

Eu... disse...

Cada um com sua fé, masssss... a cerda de dois anos inventei de ir a esta procissão por curiosidade e o o interessante é:
Lá na frente - pessoas com terços nas mãos, orações, cantos, devoção...
Lá no meio - Muita conversa, sobre tudo, menos sobre a santa ou sobre religiosidade.
Lá atrás - Bebida, bêbados e carros com suas malas abertas tocando os mais diversos ritmos, exceto religiosos.
E lá no final mesmo - O excelente e eficiente trabalho dos profissionais da limpeza urbana, que vem limpando a verdadeira imundicie deixada pelos religiosos ou não.

Anônimo disse...

JÁ VI UM CANDIDATO A DEPUTADO QUE É EVANGELICO NA ENTRADA DE MANGABEIRA REZANDO EPEDINDO VOTOS. E OUTO QUE VAI TODO ANO, APESAR DE NÃO GOSTAR DELE E CICERO LUCENA, SABE POR QUE ELES FAZEM ISSO ...O POVO É BURRO