sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CARTA DE UM INTERNAUTA PARA O BF

Nós do BF nos vimos na obrigação de reproduzir a maior parte deste comentário que chegou no nosso blog. Nele, a indignação de um telespectador que como muitos outros está de olho nos escorregões da nossa mídia local. Vamos à carta.

Vocês viram o Correio Debate de hoje(18/2/2011)? Que nível baixo no encerramento! Eles tentaram fazer um clip "engraçadinho" mostrando o embate na assembléia entre a secretaria Aracilba e a deputada Daniela. O clip mostrava um take da secretaria e outro da deputada, enquanto rolava na sonoplastia aquela música de Rita Lee que fala na "bela" e a "fera". Será que eles não sabem que a secretária está com uma doença grave, daí o seu semblante sem retoques? Já ouviram falar em ética, senhores editores? Logo depois, o clip mostrava a secretária tentando explicar o que lhe foi perguntado, mas ninguém ouvia nada por causa do barulho feito pela platéia nas galerias e dos senhores deputados no plenário. Na trilha sonora: "você é doida demais" de Lindomar Castilho. Quando entrava o refrão, aparecia o rosto da secretária. Nunca vi tanta vileza em uma tela de tv. Eu sei que vão dizer: era apenas uma piadinha. Sim, pode ser apenas uma piadinha, mas de um tremendo mal gosto! No final, o telespectador (razão maior da existência da emissora) ficou sem entender quem estava falando a verdade naquele bate-boca infernal!

6 comentários:

Anônimo disse...

A busca incessante por audiência faz com que a nossa TV local perca o foco do que é o Jornalismo de verdade e faça com que cenas lamentáveis como esta e tantas outras que vemos diariamente aconteçam constantemente como se fossem normais. Entristecem essas coisas! Tudo isso mostra que o jornalismo sério, ético, destemido, que fala a verdade dos fatos é nada mais nada menos que uma utopia, que está presente apenas nos livros acadêmicos (Para quem passou pela Universidade sabe que é verdade).
Vendo do ponto de vista atual, concordo plenamente na não exigência do diploma de jornalista para exercer a função. Sabe por que? Se os senhores "Jornalistas diplomados" fazem essas barbariedades pra quê diploma? Isso mostra que ele não serve de nada e qualquer um que esteja passando na rua pode ser pego, levar para o estúdio, dá um banho de loja, uns dentes de porcelana e está pronto para ser apresentador!

Mas tudo isto que está acontecendo é uma vergonha!

-Vergonha: Dos senhores "Jornalistas" com erros gritantes gramaticais (pelo visto tiraram a DRT pelo curso de Moiséis ou por correspondência). E olhe que pela idade dos nossos jornalistas, ainda era exigido o diploma! Imagina hoje que não tem mais validade?

-Vergonha: Ver a sociedade sendo engolida pela marginalidade, os governantes nada fazerem e o cidadão sem direito a liberdade. Sem o direito de ir e vir.

-Vergonha: Ver como a hipocrisia é grande nesse meio. Todo mundo pensa que é insubstituível mas esquecem que sempre haverá um dia após o outro e uma noite imensa separando. Não esqueça caro apresentador e repórter, que o mundo dá voltas e em uma delas você poderá cair novamente no colo daqueles que um dia vocês despresaram.

- Vergonha: Ver um apresentador que antes era líder de audiência, fazer aparições no meio do comercial sentado no chão, com seu filho a tira colo, com duas mulheres ridículas (como pode uma mulher se passar a prestar esse papel?) ou sentado em uma privada, ficar mais perdido que pitomba na boca de banguelo, entre tantos outros furos. Isto é ser popular? Líder de audiência?

-Vergonha: Falta de criatividade. A preguiça. A falta de originalidade. A prepotência. A falta de compromisso.

Mas, ainda bem que temos grandes profissionais que fazem jus em nome do jornalismo sério e ético, sem serem apelativos, que se impostam bem diante das câmeras e passam credibilidade: Aldo Schueler, Jonas Batista, Jomar Brandão (Ele é bombril porque o cara é bom mesmo!) e gosto da postura e da forma de apresentar de Hildebrando Neto, mesmo hoje, eu não assistindo mais a ele devido à Universidade.

Enfim, parabéns ao Bucho Furado pelas críticas bem humoradas e que elas sirvam para que o jornalismo cresça e apareça.

Anônimo disse...

concordo totalmente com o comentário. Também fiquei revoltado com a falta de respeito demonstrada contra a secretária a Senhora Aracilba.

Esses programas de baixo nível da correio realmente demonstra a falta de profissionais qualificados dessa emissora.

Anônimo disse...

Depois da saída de Valdez da Correio, a TV virou uma verdadeira bagunça, em ética e sem profissionalismo.
Tá bom da Universal comprar mesmo a DECADENTE TV CORREIO.

Anônimo disse...

Esta baixa qualidade atinge todas as emissoras. Até agora, não entendi aquela "papagaiada" que aconteceu no JPB 1, da TV Cabo Branco, aos sábados. O tal do Verão JPB, que mais parecia "estamos aqui para nos exibir". Os apresentadores pareciam incompetentes animadores de circo. Esqueceram que tem um papel a cumprir com a sociedade e passaram a fazer um programa que mais parecia que estava sendo produzido apenas para eles curtirem. E curtiram mesmo com a cara do telespectador. Misturaram jornalismo com qualquer outra coisa no desespero de conseguir audiência. Nota zero.

sigd@ig.com.br disse...

A baixa qualidade atinge todas as emissoras. O que foi aquela coisa chamada Verão JPB? Um absurdo. A impressão que eu tinha é que os apresenadores faziam aquilo apenas para se divertir sem se preocupar nenhum pouco com o telespectador. Eles só queriam curtir. E curtiram mesmo com a nossa cara. Mais pareciam incompetentes animadores de circo. Misturaram entretenimento com qualquer coisa que passou longe do jornalismo. Nota zero para os exibidos apresentadores, particularmente o japonês que, às vezes, dá a impressão de que está na privada da casa dele, conversando com a esposa, de tanta besteira que fala. Nota zero.

Paulo Robert disse...

Concordo totalmente com esse depoimento. Primeiramente é preciso ter ética no jornalismo, coisa que não aconteceu nesse caso. As Tvs paraibanas estão precisando de uma revolução (como a que está acontecendo no Oriente Médio) para que não dêem mais tantos vexames.