quinta-feira, 30 de junho de 2011

BF VOLTANDO DOS FOGOS E DAS FOGUEIRAS

TODA EQUIPE DO BF ESTEVE DISPENSADA DOS TRABALHOS, MERECIDAMENTE, DURANTE OS FESTEJOS DE SÃO JOÃO E SÃO PEDRO APESAR DE ESTARMOS NA ATIVA NAS EMPRESAS POR AÍ. ESTAREMOS DE VOLTA NESTA SEXTA COM TODO "TÓRO" NAS PÉROLAS DA SEMANA.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PREOCUPAÇÃO TOMA CONTA DO BF

Conforme captura nossa e pelas investidas, nas últimas semanas por hackers ao BF, toda equipe deste blog, às vésperas de uma folga merecida de São João, está deveras preocupada. Será que nossas senhas foram reveladas e algum desses “catucadores” de pcs alheios já embolsou os míseros 3 mil contos de réis pela nossa identidade? Claro que achamos muito pouco o que estão oferecendo por nós, mas tem gente por aí que tem o dinheiro como tudo na vida e que ele pode comprar qualquer coisa e qualquer um. Por isso inventaram essa história de pagar pelas revelações dos nossos nomes. Será que existe mesmo esse valor? Será que descobriram a gente no meio de 62 mil endereços? Será que eles vão receber os trocados? Vamos aguardar. Até agora ninguém mostrou nada.

PARAIBA.COM COM PRESSA E COM DESCUIDO


A pressa do pessoal do portal Paraiba.com em postar nota dos empresários empenhados no troca de terreno, ao estilo gato por lebre, fez algum colega nosso atropelar a nossa Língua e inventar palavras novas. O valor da suspeita transação mexeu tanto com o redator da matéria que ele saiu engolindo letra e trocando outras. Atente caro leitor para o verbo “emite” que virou “imite”. Imitação barata do verbo emitir. Será? E o investimento que perdeu o “s”? E lá vamos nós, do BF, agüentar os comentários de que a gente pega no pé por besteira, por um errinho de digitação. Pois que tire sua conclusão o nosso leitor e o do Paraiba.com. Nada como ter um grande empreendimento pra dar cartas até na nossa pobre política. Todo mundo sabe os verdadeiros interesses por trás desse investimento, mas a nossa imprensa imprensada fica murchinha murchinha e não comenta nada. Estamos de olho!!!

CLICK PB ENGOLE CRASE E PREPOSIÇÃO

Notícia de extrema importância para toda sociedade pessoense essa da possível saída de Corujinha da Secretaria de Esporte do município de João Pessoa. Mas nessa postagem, acima, do portal ClickPB a posição gerencial, à frente, virou o local geográfico a frente da Secretaria. E sem a preposição “de” a própria Secretaria assume um nome em vez de pertencer à Juventude. Faltou a crase e faltou a preposição. Será que isso não importa mais na nossa Língua e estão querendo exterminar na escrita? São Francelino tenha piedade dos nossos redatores. Estamos de olho!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

O MELHOR DAS CONEXÕES DE SEGUNDA

Toda equipe do BF pode assistir ao melhor programa Conexão Arapuan, desde seu inicio, nesta segunda. Aproveitamos as palavras do pastor João Filho, para refletir nosso sentimento, no momento em que ele parabenizava "o programa por abrir espaço para temas de interesse da população já que se discute muita política no estado”. O tema liberdade de expressão e suas consequências, direitos e deveres pessoais e limites de intervenção da lei nas convicções religiosas foram amplamente discutidos com muitas divergências e convergências. Deu gosto de ver o bom jornalismo ser praticado pelo Conexão Arapuan comandado pelo nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres. A gente também elogia quando merece.

TANTA GENTE ASSIM PRA DISPUTAR 2 PONTOS?

A foto acima foi capturada durante chamada para o programa Jornal da Arapuan. Nesta mesma chamada o versátil Richele Bezerra detalhou que todo mundo, ali na redação, estava empenhado em aprontar o Jornal da Arapuan desta segunda. Dá pra contar pelo menos 7 pessoas, além de outras que estão bem atrás do repórter e, portanto, não pudemos fazer a contagem. Agora a indagação necessária: como é que tem tanta gente trabalhando para um jornal, com duração aproximada de 25 minutos, e não conseguem ultrapassar a barreira dos 2 (dois) pontos no Ibope? O telespectador, nem tão atento, percebe que o jornalístico da noite da TV Arapuan procura mais fazer bonito no ar do que mesmo ser um bom informativo. Telejornal noturno, já dissemos anteriormente, deve privilegiar os principais fatos do dia, pois tem gente que não consegue ver nada por estar trabalhando desde cedo. O SBT Brasil depois de repaginado com a chegada da nossa colega Rachel Sheherazade e de Josival Peixoto começou com matérias trabalhadas e bonitinhas, sem atrativo jornalístico, mas já fez modificações com os resultados do peoplemeter que é usado em São Paulo. Jornalzinho bonitinho fica pra quem tem muito tempo pra produzir e não o diário que deve refletir os anseios da população local. Estamos de olho!!!

HEGEMONIA EM XEQUE

Recentemente os direitos das novelas Roque Santeiro e O Bem Amado de Dias Gomes saíram das garras da toda poderosa Rede Globo. Agora o destino desses textos pertence aos herdeiros dos maiores autores de novela que este país já teve que foram o próprio Dias e sua esposa Janete Clair. As negociações para remake dos roteiros já estão em andamento com outros canais e pelo jeito é proposital. O que a Venus platinada ofereceu, segundo os filhos de Janete e Dias, é muito abaixo do valor real. Até hoje a lembrança das duas novelas citadas no título são tão fortes que muitos “piratex” da vida faturam vendendo cópias ilegais desses clássicos. Seria mais uma hegemonia da Globo em xeque? A da propriedade de textos que marcaram época, mas que a própria emissora faz questão de engavetar? Aguardaremos o desenrolar dessa “novela” dos roteiros. Uma coisa a gente tem que reconhecer: ninguém ainda no Brasil tem o know-how que a emissora dos Marinho possui.

REDE VERDADE E O OUTRO LADO

Muito bom o programa Rede Verdade desta segunda, apresentado pelos amigos Luís Cabelodetoldo Torres e Marcone Boteoóculos Ferreira, com o prefeito Veneziano Cabeludo Vital momento em que o telespectador paraibano, de João Pessoa e Campina, pode ver o lado de lá das versões já tão mastigadas e distorcidas a respeito dos entraves do São João de Campina como também de desentendimentos políticos. É sempre bom ver um político falando com competência gramatical, sem julgamentos partidários, e bom também ver que, pelo menos uma vez ou outra, o Rede Verdade dá voz a políticos de oposição ao governo do estado. Esperamos que o restante da semana o mesmo programa saiba dosar os vários lados políticos, mas e principalmente procurando ver o lado mais esquecido por nossa penosa imprensa: o lado do povo. Será que no resto da semana o RV vai ser com: Lucianos, Ricardos, Lúcios, Nonatos, Sandras, Brunos, Estelas? Estaremos de olho!!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

EM SEGUNDA INGRATA BF RECOMENDA

Todo mundo sente uma vontade danada de ter o poder de mexer numa máquina do tempo. E mexendo numa geringonça dessa, poder alterar a entrada do dia mais ingrato da semana que é a segunda-feira. Mas o BF recomenda um remédio pra quem acorda logo cedo e quer começar de forma  descontraída a semana de trabalho. É só ligar a televisão e assistir ao candidato a programa humorístico, da tv paraibana, o Correio Manhã. Durante uma hora e meia de programação dá pra relaxar e amenizar os preparativos para enfrentar as atribulações e o estresse diário. O programa não oferece muita informação, daquelas que todo mundo quer saber logo cedo, mas oferece um cardápio de danças, brincadeiras, piadas mais ou menos, e outras peripécias. Não podemos deixar de destacar a participação do Seu Luís que sem nenhum arrodeio faz todo tipo de desafio dançante. Informação que seria bom tem pouca, mas quem quer ficar bem informado vai mesmo pra TV Cabo Branco assistir ao Bom Dia Paraíba e o Bom Dia Brasil. Fica aqui a dica deste blog: distração é Correio Manhã e informação é com Bom Dia local e nacional. Atenção: essa dica de distração tem prazo de validade que deverá ser determinado pelo telespectador. Estamos de olho!!!

PORTAL PB AGORA E A INCLUSÃO DIGITAL


Conforme título do PB Agora, capturado por este blog, chegamos à conclusão que o pessoal do portal decidiu investir na inclusão digital das classes menos favorecidas. Pela escrita acreditamos que tenham contratado um índio para escrever esta reportagem que diz: Veneziano reduzir déficit habitacional. Se o nosso amigo indígena ficar solto na redação começaremos a ver outros títulos do tipo: ”Governo cortar salário de professores”, “Prefeitura tapar buraco” e quem sabe “Mim quer tocar”. Pressa em postar, falta de revisão ou autoconfiança? Deficiências presentes na nossa imprensa que não são raridades nem difíceis de ver, ler e ouvir. Nós estar de olho aberto!!!

ESCORREGADAS DE FIM DE SEMANA




WSCom, PB Agora, Portal Correio são pelo menos três portais de notícias que cometeram escorregões gramaticais no último fim de semana. Antes de a gente comentar já sabemos as desculpas que vão dizer nas nossas redações. Erro de digitação é a principal delas. E desde quando erro gramatical e atentado à nossa Língua é desculpa pra jornalista escrever errado? Pois estão aí as nossas capturas e elas mostram muito bem que singular e plural são unidos com freqüência nas nossas redações sem falar no neologismo do WSCom sem precedente nenhum pra se basear. O PBAgora concordou o verbo com “assinaturas” quando da realidade o verbo deveria estar concordando com “solenidade”. Já o Portal Correio meteu um presente do indicativo substituindo infinitivo. Mesmo com esses escorregões, nós do BF, já notamos uma redução na quantidade diária de erros dos nossos colegas de profissão. Infelizmente o ideal que nos move a postar diariamente não é compartilhado por muitos jornalistas e radialistas que se isolam no mundo do “eu sou eu” e vivem atacando as regras que regem nossa sofrida Língua. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

TV ARAPUAN E RECORD - TUDO A VER

Como é de conhecimento de todo mundo essa furada do apresentador da Record News não é novidade nenhuma nas paragens paraibanas. É que no programa Manhã da Gente, TV Arapuan, a apresentadora Marília Gimenez Lima também já deu uma escorregada no mesmo nível quando informava, ao vivo, sobre o acidente que envolveu Shaolin e tacou no ar as condolências pela morte do humorista. Matar os vivos e ressuscitar mortos não deixa mais ninguém espantado na imprensa paraibana. É que segundo a rádio peão uma certa apresentadora daqui de João Pessoa, durante gravação do seu programa ano passado, também mandou beijos para uma senhora que não está mais entre os vivos. A apresentadora mandou um beijo para Creuza Pires sem se dar conta do que estava dizendo. Ainda bem que a edição não deixou esse deslize fúnebre ir ao ar. Como somos otimistas, acreditamos que a nossa imprensa ainda vai evoluir o suficiente para não haver mais furadas como estas. Estamos de olho!!!

PÉROLAS DA SEMANA - NOTA DE REPÚDIO

Toda equipe deste blog está indignada com nossos colegas de profissão que insistem em aparecer nas pérolas da semana. Há uma desconfiança generalizada que esses mesmos colegas estão cometendo escorregões propositadamente para que possam ter seus nomes registrados todas as sextas neste blog. Por não acreditarmos que tantos erros possam se replicar, como vem acontecendo, nossas desconfianças começam a se concretizar. Há uma repetição, praticamente, das mesmas pessoas nos atentados à nossa Gramática. Pássaros, gordinhos, grandões, dentuços, carecas e muitas outras figuras carimbadas da nossa imprensa acessam o Bucho Furado só pra ver se seus nomes estão devidamente registrados por escorregões como: pra mim falar, vamos ver o vídio, segunda as informações, estamos se preparando, etc. Então, por esta desconfiança estar causando indignação nos integrantes deste blog, decidimos publicar esta nota para que os nossos leitores saibam o motivo pelo qual não vamos postar, hoje, o quadro mais esperado das nossas redações: o Pérolas da Semana. Esperamos não ter mais que repetir nomes, inclusive, para ninguém achar que temos perseguição com algum deles. Fica registrada nossa tristeza para com os agressores da nossa sofrida Língua Portuguesa Brasileira e que São Francelino e a beata Zarinha tenham piedade de todos nós.

EM QUEM ACREDITAR I

Mais um passeio pelos portais de notícias procurando a boa e verídica informação e mais uma tristeza nos aparece na tela. Afinal a presidente Dilma vem ou não vem para o Maior São João do Mundo na nossa Campina Grande? O Polêmica PB diz que sim e o PB1 diz que não. Novamente algum colega de profissão não fez o dever de casa completo e não fez a devida confirmação da informação. Em quem acreditar? Temos até o início do próximo mês; data de encerramento do São João de Campina Grande. Estaremos, aqui, de olho pra constatar quem está com a razão.

EM QUEM ACREDITAR II

A gente passeia pelos portais paraibanos para ficar bem informado e se depara com notícias que informam sobre o mesmo assunto só que com posicionamentos contrários. Afinal em quem vamos acreditar a respeito da novela do futebol paraibano que envolve Botafogo, Treze e Campinense? Um site afirma que vai ter o jogo e o outro que não haverá jogo. Quem está com a razão? Quem não fez o dever de casa para dar a informação correta? Vamos aguardar pra ver e enquanto isso, nós do BF, vamos capturando essas distorções jornalísticas e arranjando mais um capitulozinho na novela da imprensa capenga que exercemos na nossa Paraíba velha de guerra. Estamos de olho e torcendo pra que nossos colegas de redação façam por onde o nosso futebol cresça em vez de ficar fazendo acusações contra dirigentes que não dão em nada e só mostram as opiniões tendenciosas que se proliferam pelos nossos meios.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

IMPRENSA DA PARAÍBA FAZENDO ESCOLA

Conforme nosso leitor pode constatar, na foto acima, parece que um dos males que se fazem, cotidianamente, presentes nas tvs paraibanas, conseguiu se infiltrar numa determinada revista. Mas não é a revista que o nosso leitor está pensando não. É uma revista de circulação nacional e que, pelo jeito, vende aos montes. É a revista Ana Maria. Nela capturamos um ataque daqueles terroristas que insistem em macular a nossa sofrida imprensa: a união litigiosa do pronome oblíquo “mim” com os verbos no infinitivo. A frase correta é: ... para eu assistir as novelas... Uma coisa em comum com os meios de comunicação paraibanos é, neste caso, uma pessoa que não é jornalista fazendo o que deveria ser de competência de um. Dá nisso. Um erro grosseiro para quem se atreve a escrever ou falar. O gaiato dono deste blog grita lá da copa que não deveríamos mais nos espantar com esses atentados à Gramática. O que discordamos pois toda e qualquer aberração deve ser repudiada e coisas desse tipo deveriam ficar mesmo restritas aos meios paraibanos já que o que vale, aqui, é a chave do cofre não a informação correta. E se o dono do BF quiser nos demitir fale agora ou cale-se para sempre. Recomendaremos para a produção da revista Ana Maria um confessionário urgente com o nosso santim protetô de nóis mitido a iscrevê: São Francelino. Ajudi esse pôvo a iscrevê e falá certo pu favô. Estamos de olho no nacional também!!!

ERROS DE A SEMANA

Quando postamos, esta semana, um escorregão de uma crase que não deveria estar onde está, recebemos críticas por tuiter dizendo que era uma besteira. Pois bem. Achamos outra crase, dessa vez na revista A Semana, escrita por bons jornalistas, mas que escorregaram na regra e cometeram um erro. Um não, dois. Na oração “ensino à distância” esse “a” deveria estar craseado se a distância fosse especificada: à distância de tantos metros, quilômetros e assim por diante. Agora diga o nosso leitor onde é que os redatores da revista foram encontrar uma regra pra crasear o “E” em “É fato”? Desde quando a crase foi amiguinha do “E”? Nunca, em tempo algum é a resposta. Falta de revisão, descuido, falta de reciclagem na Gramática Portuguesa, ou seja lá o que for. Cometeram dois atentados “osâmicos” contra nossa sofrida Língua e nós prontamente capturamos e trouxemos para deleite dos mais cômicos e para aprendizado dos mais atentos. Estamos de olho! Em breve, talvez amanhã, apresentaremos novos erros da Politika.


CORREIO CRIANÇA PRA CRIANÇA DESAPRENDER

Em que momento começa a instrução de um ser humano? Quando bebê, quando criança, assim que entra na escolinha? Resposta: nenhuma das respostas. A instrução começa na barriga, a partir da concepção. Todo mundo sabe que o feto já na barriga reage a estímulos, então o aprendizado do futuro herdeiro(a) não deve ser desprezado em nenhum momento da vida. E em se tratando da infância e da adolescência, mais cuidado ainda. Então como é que o pessoal do Jornal Correio se atreve a fazer um suplemento destinado a crianças e adolescentes cometendo um erro “podre” como este que destacamos no título e o que é pior ainda, na primeira página. O acento de cérebro mudou de lugar, alterou a sílaba tônica e consequentemente mudou a classe de proparoxítona para paroxítona. Agora imagine, nosso leitor, como um pai poderia aproveitar esse suplemento para fazer algum dever de casa de Português junto com o filho? E nós já estamos aguardando os comentários dizendo que pegamos no pé por uma besteira, que foi apenas um errinho de digitação, que não temos o que fazer, etc. Mas está aí o erro. Erro é erro e ponto final. Estamos de olho!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

IMPRENSA IMPRENSADA SE MOSTRA OU SE ESCONDE?

Incrível como alguns portais que se acham portais de notícias da nossa pobre Paraíba e que em muitos momentos mostram sua cara de governista, não tiveram a coragem de postar a notícia da merenda ruída de rato e com prazo de validade vencido. Não noticiaram nem mesmo pra publicar a desculpa da secretaria de Educação de João Pessoa. Talvez, pra imprensa imprensada valha mais não tocar no assunto pra ver se menos gente tem acesso à informação. Esquecem que existe um leitor desprovido de partidarismos que acessa os sites noticiosos para se informar e para ficar atualizado dos assuntos do dia. Só que esse leitor passa, naturalmente, por outros sites e vai descobrir, inexoravelmente, quem está atualizado ou não, quem tenta mascarar ou não, quem tenta desviar o foco da notícia ou não. Algumas pessoas acham que somos perseguidores de alguns colegas nossos de imprensa, só que na realidade não somos. O que fazemos é aguçar a discussão, é mostrar que a imprensa é falível mesmo não aceitando e até não tendo permissão para tantas falências como as que registramos, quase que diariamente, no nosso estado. A fratura exposta da nossa classe é o de se julgar acima do bem e do mal, de sempre se achar defensora da sociedade quando na realidade a sociedade está em segundo plano. Este blog deseja apenas continuar fazendo o seu trabalho levantando essas discussões e nada mais. Estamos de olho!!!

TV CORREIO IMITA TV ALEX MASTER

Dando uma passada pelos canais de tv de João Pessoa, na manhã desta terça, pudemos notar que o pessoal da Correio correu, meio devagar é verdade, pra fazer o mesmo que a TV Alex Master já vem fazendo há semanas e que postamos neste blog. A produção do programa humorístico Correio Manhã começou a reproduzir as tuitadas dos telespectadores, no formato que o twitter.com disponibiliza para seus usuários, no rodapé da tela. Praticamente do mesmo jeito que faz a TV Alex Master. Só que a Master reproduz utilizando toda a parte inferior da tela o que proporciona uma melhor leitura do telespectador, foto acima, enquanto a Correio localiza ao lado esquerdo diminuindo o tamanho, quase que sem visibilidade. Talvez a gente devesse trocar o título deste texto por: correndo atrás do prejuízo ou ainda imitando a concorrência. Deve ter gente se perguntando até agora: como é que não tivemos essa ideia antes? Pelo menos alguém teve a ideia de imitar. Estamos de olho!!!

NORDESTE SEM SER PEJORATIVO

É assim que a gente vê a novela Cordel Encantado. As autoras nem imaginavam que iam alcançar tanto sucesso com uma novela que mistura história do nordeste brasileiro, fantasia e romance com um teor de humor na medida certa que arregimenta de crianças a velhos como público fiel. Os índices de audiência surpreendem até a Globo que não depositava tanta confiança no enredo antes do primeiro capítulo. Dizem até que o projeto estava engavetado por falta de confiança nos resultados. De qualquer maneira é uma das poucas vezes que vemos o sotaque nordestino e as histórias peculiares da nossa região serem tratados com tanto cuidado. O nordeste aparece sem o “pejorativismo” com tom “normal” para os sulistas que inventam de falar dos irmãos da região mais sofrida. E é assim que vemos, cotidianamente, cada capítulo de Cordel Encantado. Até aula de Cordel já foi dada na Escola de Brogodó; coisa que dificilmente vemos nas nossas escolas regulares. Uma dica: pra quem chega em casa estressado e cansado é só dar uma assistida no Cordel Encantado, Rede Globo – 18h20. Relaxamento e diversão garantidos. O gaiato grita lá da copa: a gente só lembra das outras emissoras depois que termina o capítulo do Cordel. Vamos aproveitar até o último capítulo.

terça-feira, 14 de junho de 2011

VÍDEO DOS ALUNOS MOSTRA MAQUIAGEM DA UFPB

Existe uma máxima que diz que “pirão que muito se mexe ou fica insosso ou salgado”. Pois é exatamente o que está acontecendo com a repercussão do vídeo dos alunos do curso de Comunicação em Mídias Digitais mostrando a construção abandonada do prédio que deverá abrigar os futuros profissionais em Mídias Digitais. Após a postagem do primeiro vídeo, dos alunos, com mais de 150 mil acessos a turma da UFPB correu pra confeccionar outro vídeo rebatendo as informações dos estudantes. Agora o pirão está mais salgado ainda. É que os mesmos alunos, não dormindo em serviço, postaram outro vídeo mostrando que nem tudo que o filme feito pelo Pólo Multimídia da UFPB mostra está correto. Os alunos conseguiram fotografar toda maquiagem, segundo eles, que foi rapidamente arquitetada para desmentir as imagens do primeiro vídeo feito por eles. O resultado do institucional da UFPB todo mundo consegue adivinhar, então vamos informar apenas o link para o segundo vídeo dos alunos. Nós do BF achamos mesmo que esses alunos deveriam estar fazendo é Jornalismo investigativo tipo Caco Barcelos e Roberto Cabrini. O vídeo ficou bem montado e bem estruturado. Será que a UFPB vai oferecer um curso de maquiagem na sua grade curricular nos próximos semestres? Veja o segundo vídeo dos estudantes clicando aqui.

NA AUSÊNCIA DA REGRA NÃO META A CRASE


Não somos os baluartes da Língua Portuguesa, nem proprietários da NGB – Norma Gramatical Brasileira, mas sabemos e temos plena convicção que para um bom jornalista as regras gramaticais precisam estar na ponta dos dedos, já que na do lápis já não estão mais. Conforme clicada que demos no blog do nosso colega Luís Cabelodetoldo Tôrres (ou Torres?), a famosa e perigosa crase foi digitada inapropriadamente. É que o verbo “ESCONDER” não requer preposição no seu complemento, portanto não poderia haver a contração da preposição “a” mais o artigo “a” o que resultaria no “a” craseado que sucede a palavra esconder conforme está no título publicado pelo nosso amigo Luís. Fica aqui a nossa dica e a nossa observação. Nas estradas da vida sempre vemos aquela plaquinha de advertência: na dúvida não ultrapasse. E em se tratando das regras gramaticais, menos ruim é a ausência que a colocação mal feita. Estamos de olho e antes de dormir peçamos ao santo protetor da nossa língua, em Jampa, entre outros, o São Francelino para nos iluminar. Atenção diretores de emissoras: quanto custa aos cofres um curso de reciclagem e reaprendizado da nossa língua que é ferramenta primordial para o comunicar bem?

PBAGORA FAZ CTRL C E ERRA NO CTRL V


Tem engraçadinho que fica tuitando dizendo que a gente persegue Fulano ou Sicrano e não é verdade. O que acontece é que detectamos algumas escorregadas de colegas nossos e trazemos para reflexão tentando evitar que erros se repitam e para que esses mesmos colegas fiquem mais atentos aos seus textos e suas falas, assim como nós do BF. Se algum leitor nosso fizer uma rápida averiguação nos textos dos portais, nos programas de tv, nas falas de alguns comunicadores, já dá pra notar um maior cuidado no momento em que estão falando e escrevendo. Voltando ao nosso título, clicamos uma falha imperdoável do pessoal do PBAgora que mesmo “chupando” a notícia do G1, inventou de mudar o título da reportagem e fez uma troca de sexo na vítima do crime. Menino no G1 virou menina no PBAgora o que nos faz concluir que quem fez a devida operação de ctrl C + ctrl V não fez o serviço correto. Inventar onde não é permitido pode dar nisso. Escorregão sem perdão. Estamos de olho!!!

TÃO ESTRAGANDO RACHEL

Os comentários que a produção do SBT Brasil força nossa Rachel Shererazade a ler estão ficando quase que piegas e sem graça. Tudo bem que aquele comentário sobre o carnaval tomou repercussão, nem tanto pelo conteúdo, mas sim pela força do que a gente chama de vídeo viral na internet. O conteúdo todo mundo já sabia. A questão é que, o comentário, tornou-se uma febre pelas redes sociais que, naturalmente, são ocupadas pelos não adeptos do carnaval. E ficou muito bem colocado no meio do telejornal Tambaú Notícias. Mas o SBT Brasil não é o Tambaú Notícias. Ele é nacional, deve refletir os anseios dos telespectadores de todo o país e até dos que estão fora, mas que assistem ao sinal do SBT de outras formas. Então para se fazer um bom comentário é necessário um bom mote como se diz nas redações da vida. Filosofar em telejornalismo, como vem acontecendo em alguns comentários, é uma falta extrema de se autoavaliar para saber da recepção do seu público. Até Boris Casoy que ficou famoso com seus comentários rápidos e incisivos está mais comedido e mesmo assim com falas rápidas pra não ficar cansativo e forçado. Que a edição do SBT Brasil atente logo para os exageros antes que seu Sílvio dê um “revestrés” e retorne para o antigo formato com Carlos Nascimento e Karen Bravo. Aguardamos comentários. A reflexão está em aberto.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

APRENDIZADO E REFLEXÃO


Foi com muita satisfação que, pesquisando no mundo de ninguém chamado internet, encontramos o texto que reproduzimos a seguir. Qualquer semelhança com o pensamento deste blog é mera coincidência. Será?

Bom jornalismo vs mau jornalismo

A recente polêmica entre o péssimo jornalismo vs bom jornalismo - que também se vai praticando pelo país, obriga-nos a equacionar alguns valores, princípios e regras que devem presidir a essa nobre tarefa que é informar, de preferência com rigor, objectividade e imparcialidade. Isto pressupõe que uma estação de tv, a sua direcção, todos e cada um dos jornalistas têm (e devem) saber utilizar o "Ferrari" que têm nas mãos, ou seja, a sua função crítico-verificadora a fim de descodificar e redescobrir a realidade para a servir à opinião pública (já) liberta dos vícios, das deturpações e das inquinações que tem no seu estado bruto.
Na prática, é necessário verificar a informação sob pena de se estar a comprar gato por lebre, umas vezes de forma inconsciente e ignorante, outras, como certos jornais de vésperas de fim de semana, de forma ignorante e dolosa, apenas com o intuíto de penalizar terceiros afectando a sua imagem junto da opinião pública e publicada. E nisso, como em tudo na vida, há sempre meia dúzia de vendilhões do templo predispostos a tudo, motivados por razões políticas, pessoais, culturais e outras que tais. Motivações essas que, de facto, não abonam nem ajudam a credibilizar o jornalismo em Portugal.
Por conseguinte, a verificação é uma das funções primordiais da documentação que serve de base à produção de notícias em todos os graus e escalões da actividade informativa, culminando na verificação da verdade - que é sempre uma construção sociológica - e tem um valor semântico que importa precisar a fim de evitar equívocos sempre latentes na produção e divulgação da informação. Seja ela local, nacional, internacional ou de cariz planetário.
Para ler o texto na íntegra clique aqui.

LERAM NO BF E AINDA FIZERAM ERRADO?


Tem muita gente por aí falando dos integrantes do Bucho Furado, que isso, que aquilo e coisa e tal. Dizem que há um integrante em cada emissora pra poder escrever tanta coisa a respeito e muitos ficam até fazendo aposta pra descobrir quem somos. Agora nos diga o nosso leitor, pra descobrir o que vamos falar, nas próximas linhas, precisa que alguém nos diga? É só pesquisar na internet e... Conforme postamos, semana passada, o pessoal da TV Tambaú não tinha atualizado a mudança no horário do programa Panorama apresentado pela bela Pâmela RC Bório. Dando uma passada novamente pelo site da TV Tambaú, descobrimos que os responsáveis leram o nosso blog e fizeram um conserto no horário antigo, só que foi um conserto daqueles de oficina de beira de estrada. Colocaram o Panorama no seu horário correto, 13h, só que disputando o mesmo horário, 13h, com outro programa da casa que chamam de Nova Tambaú FM – Clipes (foto abaixo). Será que o pessoal da Tambaú ta querendo infringir a lei da física a qual nos revela que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço? Vamos ficar de olho na correção e na física também!!!


QUEM AINDA AGUENTA GALVÃO?


Nas duas últimas transmissões feitas pelo jurássico Galvão Bueno o telespectador mais atento deve ter sentido urticária auditiva. No jogo de despedida e Ronaldo Adeptodobucho Fenômeno a "babação" em cima do pançudo foi tão grande que a equipe deste blog foi toda para um barzinho da esquina para acompanhar o jogo num canal pago. Ontem assistindo à transmissão de Fórmula 1 a tristeza foi maior ainda quando detectamos pelo menos umas quatro mancadas de Galvão. Parece até que o telespectador consegue ver melhor que o próprio narrador. E é porque nós do BF só entendemos mesmo é da largada e nada mais. É muito carro parecido e muita regra. É safetycar que entra e bagunça tudo. E por aí vai. Mas a narração de Galvão, dá pra notar, que fica cada vez mais complicada. Galvão diz coisa que já aconteceu como se ainda fosse acontecer. É troca de pneu de um que ele diz que foi com outro. Será que ele ainda vai estar na narração da Copa do Mundo em 2014? E na F1 será que ele ainda vai continuar transmitindo? Para o bem dos nossos ouvidos tomara que ele aproveite a aposentadoria de Ronaldo e siga o mesmo caminho. Estamos de olho!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FOTOS DOS ADEPTOS DO BUCHO E DO BUCHO FURADO

Como estamos sendo constantemente vigiados e acessados na intenção de revelar os adeptos do bucho, resolvemos antecipar fotos de alguns colegas nossos. É com muita insatisfação que já fomos contactados por dois inimigos hackers que mesmo nos avisando do ataque não deixaram de fazê-lo. Pense nuns cabras atrevidos. E devem ser dos bons. Depois disso tudo que eles realmente recebam seus 3 mil contos. E mesmo assim não deixaremos de postar. Seguem fotos que alguns perseguidores deste blog já revelaram via twitter. Adeptos do bucho e do bucho furado.

ABRINDO PARTE DO SEGREDO

11 DA MANHÃ FOTOS COM ALGUNS ADEPTOS DO BUCHO E DO BUCHO FURADO.

BUCHO FURADO É DESTAQUE NO PB AGORA. DE NOVO?

Incrível como um blog que surgiu apenas para brincar e discutir os rumos do nosso pobre jornalismo causa tanto espanto no meio. Pois o pessoal do conceituado portal PB Agora nos deu uma importância que nem nós mesmos achamos que possuímos. Postaram como destaque principal, captura acima, nesta quinta, uma falha nossa que inclusive está postada com a devida correção neste blog. Diferentemente de outros blogs, sites, portais, no Bucho Furado quando nós erramos, não apagamos o erro ou substituímos palavras pra ninguém ver mais.Não. A gente corrige, assume e deixa pra todo mundo ver. Afinal o que nos move também serve de aprendizado. Erramos com a palavra “despensa” e colocamos lá, no mesmo post, a devida mea culpa. Agradecemos à editoria do PB Agora pelo destaque a nós conferido apesar de não terem colocado o nosso link, dando o crédito pela escorregada. Mas quem quiser é só dar uma olhada clicando aqui. Dá pra perceber que foram procurar uma foto de uma ambulância velha, nos arquivos do portal, só pra ter uma desculpa pra fazer referência ao nosso trabalho. Uma constatação já temos: é que muitos jornalistas, inclusive do PBAgora, estão mais cuidadosos com próprios textos depois que começaram a fornecer matéria-prima para nossas postagens. Bom para quem escreve; mais atento à Gramática, bom para o leitor. Uma questão: com tantos fatos importantes acontecendo pelo estado afora como manifestação no Lyceu, meningite em Cabedelo, Al Qaeda dos Novais, superbactéria no Edson Ramalho, arapongagem na AL, chuvas, o PBAgora transforma uma escorregada nossa em destaque? Salve São Francelino e beata Zarinha. Estamos de olho!!!
*** Logo abaixo tem as pérolas da semana

SURPRESA A PARTIR DE TERÇA

Soubemos, via twitter, que a partir de terça o Correio Manhã terá um diferencial a mais além das peripécias do seu Luis. Só que desta vez é coisa séria. O experiente jornalista Wellington Farias, o Língua de Tesoura, vai aparecer no programa fazendo seus comentários precisos e incisivos na política. Esperamos que ele tenha toda liberdade para mostrar seus posicionamentos. Estamos na torcida e de olho!!!
*** Logo abaixo tem as pérolas da semana

DIVAGAÇÕES E PÉROLAS

Para deleite do nosso leitor mostraremos, logo a abaixo, criações de alguns colegas nossos no exercício da profissão. São verdadeiros brindes para o ouvinte e para o telespectador que, atento, tende a acreditar que são corretos. Mas um dos princípios que regem um bom jornalista é a procura da fidelidade às regras gramaticais mesmo tendo a permissão para falar em linguagem coloquial. Como dá pra perceber esse uso de linguagem ultrapassa os limites possíveis provocando erros que até uma criança de 10 anos acima já consegue detectar. Uso de pronome oblíquo junto com verbo no infinitivo, singular e plural fazendo concordâncias forçadas e frases que não traduzem nada. Vamos às pérolas da semana. Quem se sentir incomodado é só nos avisar pelo twitter @BFURADO que não citaremos mais.
- A mão de milho é 250 milho - tá ameaçando o Bucho
- Um corpo de uma mulher foi encontrada – tá ameaçando o Bucho
- Bota a música pra mim falar uma coisa – tá ameaçando o Bucho
- Notícias como esta sirva de exemplo - tá ameaçando o Bucho
- Como nós estamos se preparando - tá ameaçando o Bucho
- Me dê licença pra mim ler – (não é quem você está pensando) Fábio Joãograndão Araújo
- É pra mim ir pra onde agora? de novo não é quem você imagina – Fábio Joãograndão Araújo
- Eu acho fantástico essa inteligência dos bandidos – Jomar Bombril Brandão
- Como ela mesmo falou – Jomar Bombril Brandão
- Mais batizada como Rabo da Gata – Emerson Hajadene Machado
- Com as máquinas existiam algumas moedas – Emerson Hajadente Machado
- Chamou pra mim dar um recado aqui – Emerson Hajadente Machado
- Renderam as pessoas que se encontrava dentro – Emerson Hajadene Machado
- Acabou colidindo frontal com outro carro – Marco Antônio Homempássaro
- O carro do Gemol já foram acionado - Marco Antônio Homempássaro
- Estou aqui nas 4 bocas em Mandacaru(e a quinta boca?) – Marco Antônio Homempássaro
- Os bombeiros agiu rápido – Vinícius Tácombucho Henriques
- Quem ganhou aquele prêmio que vai ser sorteado agora – Elisa Canaldevendas
- Este vento faz melhorar a poluição (não seria o ar não?) – Carla Xapinha Vilhena
- Já surge comentários – Iêdo Assustanamadruga Ferreira
- Desceu aí dentro e fei o maió estrago - Iêdo Assustanamadruga Ferreira
- Para os policiais saber - Iêdo Assustanamadruga Ferreira
- Tem aqui uma interrogação (era uma exclamação) - Iêdo Assustanamadruga Ferreira
- Tá aqui os pessoal de apoio - Iêdo Assustanamadruga Ferreira
- Só nós tem - Iêdo Assustanamadruga Ferreira

quinta-feira, 9 de junho de 2011

IBOPE ≠ QUALIDADE

Quem pensa que alto índice de audiência, leia-se Ibope, significa retorno em clientela está muito enganado. Hoje as pesquisas são discriminadas de várias formas: horário, faixa etária, localização e outros detalhes que podem ser solicitados por quem contrata. Alguém acredita, em sã consciência, que uma Hyundai, um Bradesco da vida, um Boticário vão anunciar aonde? No primeiro lugar, no segundo, no terceiro? Pelas nossas contas no segundo que é a TV Cabo Branco com um jornalismo limpo e sem fazer chacotas, sem se candidatar a humorístico. O cliente procura o programa que atinge o seu público consumidor e não pelo tamanho da audiência. Supermercado de bairro, varejão de tecido e tapete importado da China vão para quem tem maior número de telespectadores, natural. Mas já passou o tempo de alarde nos índices apenas pela elevação dos números. O que pesa mais hoje é a qualificação da audiência e neste termo a primeira colocada tá longe de se considerar como tal. Mesmo com uma audiência mais qualificada, nos parece que a TV Cabo Branco, em alguns momentos, quer ser mais que a própria Globo quando não privilegia a comunidade talvez achando que vai cair a sua qualidade. Triste engano. Dá pra se aproximar da sociedade mais necessitada de quem a defenda sem necessariamente se nivelar pelo pior, pelo grotesco. Rebaixar um pouco o salto da afiliada da Globo local talvez seja um bom caminho para se colocar melhor nas pesquisas. Estamos de olho!!!

RESULTADO DO IBOPE DEIXA DIRETOR DE CAMA

Conforme a penúltima pesquisa do Ibope, a líder na audiência do meio dia era a TV Arapuan. Isso na penúltima. Mas tudo mudou, a Correio virou o jogo e deu uma goleada na concorrente. Até aí tudo normal com o sobe e desce dos números ibopianos. Só que nós descobrimos que o resultado do Ibope deixou o diretor pitizeiro de cama esses últimos dias. Que ele se recupere logo porque o pessoal da Arapuan já ta sentindo falta dos pitis que são verdadeiros hinos nos corredores e nos pontos eletrônicos da Arapuan. Esse realmente leva a sério o Ibope. Será que ele esqueceu que o Ibope é o instituto que mais escorrega em números no Brasil? É tanto desvio nos números que na Argentina, segundo informações de um leitor nosso, o instituto brasileiro não faz mais pesquisa. Então vamos cantar um hino para meditação e recuperação do diretor pitizeiro que já ta fazendo falta pelos corredores do sistema Gregoriano.

CASO DE POLÍCIA MAIS PRA RÁDIO

Esta semana ficamos assistindo ao Caso de Polícia com o futuro bom apresentador Fábio Joãograndão Araújo(tá nas pérolas de amanhã) e a impressão que tivemos foi que falta pouco para o programa migrar para a rádio ou mesmo ser transmitido simultaneamente pela Tambaú FM. É que 'Fabão' fica tanto tempo fazendo comentário e enchendo lingüiça que nem precisaria de câmera. O caso mais gritante que vimos foi quando passaram a matéria sobre o hospital de Bayeux, terça, fechado por medo dos trabalhadores de lá. A produção do Caso de Polícia forçou a barra e fez o apresentador falar por mais ou menos 15 minutos sobre o assunto voltando imagens e revelando indignação. Ou estavam querendo meter o pau na Prefeitura. ou estavam mesmo sem matéria pra colocar no ar. Salvou apenas pela ligação telefônica de uma trabalhadora do Hospital que falou do problema que passam lá em Bayeux. O repórter da madrugada Iedo Assusta Ferreira responsável pelo quadro Enquanto Você Dormia, foi quem apareceu mais no programa com tanta ida e volta da reportagem.  Desse jeito o Ibope da Correio vai aumentar mais ainda. Reação Caso de Polícia. Pelo bem do jornalismo sem piadas e sem chacotas com vidas alheias. Estamos de olho!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

FELICIDADES SAMUKA, MAS FALTOU ALGUÉM


Nossos mais sinceros parabéns e desejos de uma vida de paz, tolerância e amor para Samuka Boidoido Duarte e sua esposa. Que a vida a dois possa ser de aprendizado, de companheirismo, de prosperidade. Nós do BF clicamos uma das fotos que foram postadas no Portal PBAgora e reproduzimos acima. Como todos podem ver a cerimônia foi bem discreta e com poucos convidados. E é nesse item que nos deparamos com uma surpresa: não vimos, prestigiando o enlace matrimonial do amigo, Emerson Hajadente Machado. Coisa estranha. Na TV, na rádio e por onde andam os dois sempre se mostraram íntimos e companheiros, tipo dupla dinâmica. Então por que será que Emerson não esteve no casamento do amigo? Casamento é um momento único e que não volta mais. A danada da rádio peão comenta que os inseparáveis colegas já não estão tão assim inseparáveis. Que estejamos errados nessa desconfiança, mas seriam os holofotes acesos por causa do Ibope, apontados mais pra um do que pra outro, que distanciaram os colegas de trabalho? Vamos aguardar pra ver. Estamos de olho!!!

UFPB: DESCONSTRUÇÕES, GOTEIRAS E AFINS

Os alunos do curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB fizeram uma melodia para servir de protesto pelo atraso da construção do prédio que deverá sediar o curso e postaram no youtube. Mas os problemas não se limitam apenas ao bloco do Mídias Digitais não. Por toda a UFPB existem construções inacabadas, construções recentes que apresentam problemas, goteiras no Decom, na própria Reitoria e decepcionalmente na Biblioteca Central. Tudo isso foi fruto do incentivo monetário do governo Lula que mandou muito dinheiro para a instituição, mas esqueceu de capacitar o pessoal por aqui pra gerenciar tanto dinheiro. O que se vê é um bocado de tijolo e cimento mal arrumado e cheio de problemas na conclusão dos prédios. Os alunos do Curso de Comunicação passaram semanas sem aula, este ano, por causa de uma verdadeira inundação que ocorreu nas salas do departamento. E como nós estamos sempre de olhos afiados, não deu outra, capturamos, na foto abaixo, um atentado à nossa sofrida Gramática com a “dispensa” que virou “despensa” no letreiro da música. Em tempo: a palavra, na foto, está correta. Vamos providenciar uma consulta com o oftalmologista para nosso redator e uma aulinha básica com São Francelino. Obrigado aos leitores que nos atentaram para nossa escorregada. Feita a correção. Clique aqui para assistir ao vídeoclip.

ANA PAULA PADRÃO SE TRAI NO AR

Quem assistiu ao Jornal da Record, nesta terça, presenciou o tropeço da grande apresentadora Ana Paula Padrão, ex-Globo e ex-SBT, no momento quem teve um momento de traição do raciocínio quando trocou o nome do seu próprio jornal pelo da principal concorrente, o Jornal Nacional. Pode ter certeza, o nosso leitor, que ela não dormiu ontem com tanta piada que deve ter ouvido e também por Ana Paula procurar sempre prezar pelo seu trabalho sem erros e sem escorregões como o que reproduzimos abaixo. Estamos de olho graças a uma ajudinha de um seguidor nosso Netinho Costa. O cordão do Bucho Furado cada vez aumenta mais.

SBT E TV TAMBAÚ. TAL MÃE, TAL AFILIADA

Nós do BF desconfiamos que deve ter algum discípulo de Sílvio Santos infiltrado na TV Tambaú. Pois não é que já mudaram o horário do programa Panorama, apresentado por Pâmela RC Bório, em menos de um mês no ar? Craque em mudar os horários, trocar programas da noite pro dia, deixar o telespectador maluco só mesmo Sílvio Santos lá pelas bandas da mãe rede SBT. Será que é um vírus que se alastra saindo do SBT para as afiliadas? E tem mais. O pessoal responsável pelo site da TV Tambaú também não está muito ligado na programação que mudou. Encontramos a prova disso, abaixo, com a programação mostrando o horário das 10h para o Panorama quando na verdade ele já está sendo exibido, aos sábados, às 13h. Estamos de olho!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

IBOPE - JORNALISMO NA PB - POETA DA MORTE

É muito bom ver a nossa imprensa mudando de lado assim como muitos políticos. Quem não lembra da enxurrada de pauladas que o Ibope levou de “jornalistas” que hoje andam de braços dados, com ele, como se fossem irmãos; “ursinhos carinhosos”. Quem se agarra aos números do Instituto defendendo-o como isento e livre de pecados, poucos meses atrás, crucificava os resultados aprestados nas eleições de 2010. Dá até pra lembrar as aulas do professor de Literatura Trindade, um dos protetores da nossa Língua, quando recitava Versos Íntimos de Augusto dos Anjos: a mão que afaga é a mesma que apedreja. No caso da nossa imprensa paraibana: a mão que apedreja, amanhã quem sabe, é a mesma que afaga. E ainda da última estrofe com: escarra nessa boca que te beija. Alguma semelhança com o jornalismo paraibano? Que diga o nosso leitor. Estamos de olho e sentindo que Augusto dos Anjos, o “Poeta da morte” é e sempre será atual. Se o nosso jornalismo passa por uma morte, que evolua no renascimento.

POLITICAMENTE INCORRETO

Muito se discute sobre os fatores pedagógicos da comunicação, da imprensa, e é defendendo este princípio da formação de opinião que, nós do BF, ficamos indagando como é que postaram a foto, acima, mostrando nosso colega de profissão Gutemberg Wanderlei Cardoso degustando um cigarrinho, talvez para relaxar, no Polêmica PB que de polêmica só interessa a relacionada com a política partidária. A postagem dessa foto é o que se classifica como politicamente incorreto, portanto poderiam muito bem ter deixado de fora esse flagrante. Todos nós sabemos das restrições quanto ao vício, mesmo institucionalizado, para não ser exposto como algo normal. Não nos opomos à prática do nosso colega de imprensa, mas mostrar para todo mundo ver... não cai bem. Ele é um formador de opinião, queiram ou não. Estamos de olho e sem fumaça legalizada.

SBT BRASIL JÁ MUDOU

Semana passada postamos comentário a respeito do novo Jornal  SBT Brasil, renovado dia 31 de maio, que apresentou-se frio e sem tempero para o telespectador. Com a saída de Carlos Nascimento e Karen Bravo e a chagada de Rachel Shererazade e Joseval Peixoto o jornal foi repaginado e começou a exibir matérias frias, daquelas que estão na gaveta há meses. Esta semana o telejornal modificou o cenário que parecia uma lateral de um navio e voltou com o mesmo cenário que era utilizado quando apresentado por Nascimento. Nesse recuo para o melhor cenário já dá pra notar também um recuo na estrutura do jornalístico. Hoje ele está menos frio e já começa com reportagens quentes, do dia, demonstrando que o formato inicial estava errado para o horário. Telejornal noturno tem que se espelhar pelas informações que foram destaque no dia ou nos antecessores. Com uma mudança tão aparente já dá pra desconfiar que a audiência da primeira semana não foi lá muito boa. Continuaremos de olho e torcendo para que o SBT Brasil volte a ficar atraente como estava no tempo de Nascimento e Karen.

CONEXÕES DE SEGUNDA

Complicado ver jornalista tentando opinar em matéria de Direito. Nosso colega Luís Cabelodetoldo Torres mostrou essa faceta do jornalismo, no Conexão Arapuan desta segunda, quanto tentou entrar em debate com o experiente Marcos Pires. Serve de alerta a todos nós da comunicação: não adianta querer se mostrar sabedor de tudo que vai passar vexame para o telespectador, para o ouvinte, para o leitor. Claro que nos colocamos também nesse trem dos preocupados e não errar e já erramos; assumimos. Bom ver o catedrático em comunicação Carlos Roberto usar a lembrança do primeiro sutiã como possível permanência da memória dos traumas no governo. Apesar da demora da entrada do Dep. Manoel Jr valeu a pena esperar pra ver um programa em que a institucionalização governamental não estava presente como tem acontecido na maioria das entrevistas do Conexão Arapuan. Quanto ao Conexão Alex Master, da TV Alex Master, o atrativo ficou somente pela agilidade da secretária Aracilba É Rocha em ligar a metralhadora de idéias e recordações históricas que nos fizeram reativar a memória política do nosso estado. A secretária centralizou os olhares e o debate o que foi muito bom para o telespectador. Estamos de olho e elogiando também. Agora alguém poderia nos explicar o que diabo é essa tarja preta, foto abaixo, que ficava aparecendo de vez em quando na cara de Manoel Jr? Seria algum tipo de alarme avisando pra sair logo do ar antes que Manoel Jr falasse mais do governo da Paraíba e da prefeitura de João Pessoa?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

IBOPE? CULPA DO DONO

Desculpem-nos as estrelas que brilham nas telas e que se acham os responsáveis pelos índices de audiência que conquistaram no sistema Correio. A culpa na realidade é do dono. O dono é que contratou vocês para fazerem seus trabalhos. O dono é que teve a visão de mexer na sua TV, nas suas rádios. De que vale ser algo se não tiver alguém que dê a oportunidade e o espaço? Então a culpa é e sempre será do dono. O sistema Correio conseguiu o primeiro lugar graças aos gastos que o dono quis patrocinar. E se outros donos penaram com os índices é porque lhes faltou visão. Se a Correio tem Samuka e Emerson é porque quem os tinha não soube prendê-los. Culpa do dono de lá que levou a "rasteira" do de cá. Se o Correio Verdade chegou aonde chegou, com 60 pontos, e o Cidade em Ação caiu pra lástima de 10 pontos quem é o responsável? É mais provável e “normal” que procurem um coitado pra meter a culpa do fracasso do Cidade em Ação, mas todos sabem que carro que não se bota gasolina não anda. Qual investimento foi feito no concorrente do Correio Verdade quando este se estruturou? É assim que os números devem ser analisados. A Arapuan teve Samuka que se foi, Nilvan que se foi, e agora só tem Anacleto que, segundo diz a rádio peão, está lá por um acordo. E em panela que muitos mexem... Então, nosso reconhecimento vai para quem teve a visão de mudar e dar suporte pra essa mudança acontecer. Apesar de duvidarmos dos números, não duvidamos da liderança alcançada. E só citamos a Arapuan e a Correio pela perda do primeiro lugar da emissora do sistema Gregoriano. Um questionamento: até quando o grotesco e o humor com vidas sofridas vão dar resultado? E só para instigar mais ainda essa balbúrdia que virou o Ibope, veja a captura que clicamos no portal Bayeux1. Além de Samuka e Emerson, no alvo, já soubemos de outras pessoas que podem mudar de endereço de trabalho. Tem gente da Arapuan no meio. Vamos aguardar.

DESCUIDO DE BLOGUEIRO

Como podemos notar nas capturadas do BF, o nosso colega de profissão Luís Cabelodetoldo Torres, apesar de toda vaidade que esbanja, é meio descuidado com sua imagem. É que há muito tempo ele ordenou um novo layout para seu site com cara de blog só que não providenciou a troca da marca velha no próprio site que oferece o link para seus textos.Culpa não só dele, mas de quem ele contratou para dar um novo visual no seu site/blog. E claro que nós do BF clicamos esse descuido. Bem que poderiam também providenciar uma foto nova pra renovar o visual. Na realidade só trocaram as fontes, pelo menos no nome. E só mais detalhe: o Torres tem acento ou não? Estamos de olho em quase tudo, inclusive esperando que ele faça a devida alteração no Paraíba.com.

OVERDOSE DE MELANCIA NO PORTAL CORREIO

Como o nosso leitor pode ver, na captura acima, o pessoal do Portal Correio se empolgou com a notícia da avantajada e ‘bombada’ Mulher Melancia, que fez a grande façanha de se abaixar até o chão, e contaminou a página logo com três postagens neste sábado 04/06. Será que é pra fazer merecer a siliconada que a garota já promoveu no corpo? Ou foi empolgação masculina? De qualquer maneira foi mais uma triste constatação nossa que a pressa em postar e a falta da revisão sempre estão presentes nas nossas redações. Estamos de olho.

GLOBO PEGA CARONA NO SBT?

Com o sucesso da novela Amor e Revolução do SBT, a globo pegou carona e está fazendo um vale a pena ver de novo no seu canal Viva com a exibição de Anos Rebeldes que tem os anos da revolução como foco. Bem que podiam esperar mais um tempinho pra reapresentar o Anos Rebeldes. Ficou muito na cara que estão pegando carona na temática reativada pelo SBT. E se caso não estão pegando carona, assim está parecendo. De qualquer maneira o canal Viva foi uma grande sacada dos Marinho que trouxeram, para nosso deleite, as peripécias da Escolinha do Professor Raimundo, o humor de Chico Total, a irreverência de Chacrinha, a novela Vale Tudo entre outras produções que marcaram nossas vidas. Dá pra ver o sucesso com a quantidade de clientes que já conquistaram. Bom pra nós, melhor ainda pros Marinho.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FOMOS REVELADOS? SERÁ?

Conforme captura nossa do twitter do Sr. Fabiano Támeameaçandomajor Gomes, nossa identidade foi pelo ralo assim como a nossa pobre imprensa. A essa hora deve ter alguém com 3 mil no bolso. Será? E descobrimos quem foi o infeliz das costa oca que revelou pro mundo a nossa identidade. Foi um cabra que esperamos não encontrar por aí, um tal de Renan Filho que no seu twitter desta quinta meteu a nossa foto pra todo mundo ver. Até a renomada Gissa Veiga, que temos muita estima, retuitou a foto e nos entregou também. Pra os seguidores e amigos deste blog vamos tuitar pra esse tal de Renan mostrando todo nosso repúdio e vamos processá-lo por exibir a nossa foto. Nos aguarde. Outra coisa que exigimos e ver quem nos entregou recebendo os 3 mil conto ao vivo nos estúdios da Correio. Se isso não acontecer nunca mais vamos acreditar em nada que o Sr. Fabiano, o resto todo mundo sabe, disser ou prometer. Para ver a nossa foto acesse http://twixar.com/i/NsZJQBkqmH5

FALTOU NO PORTUGUÊS, FALTOU NA MATEMÁTICA

Depois de tanto alarde de 3 mil pra cá, 3 mil prá lá, e não é que descobrimos que as contas não batem. O Sr. Fabiano Támeameaçandomajor Gomes, conforme captura nossa, fala que são 3 mil conto pra dedurar o BF só que nas nossas contas a vaquinha só dá 2.250. Se três fiéis amigos(alguém acredita em fidelidade no nosso jornalismo?) deram a mísera quantia de 750 contos? Quanto dá a soma? Como é que renderam 3 mil? Já tem gato na tuba? Ou será que o dinheiro é lá de Brogodó e 2.250(750x3) são 3.000? O hacker vai ter que espremer esse valor e nos dar uma bela aula de matemática. Alguém por aí tem o livro de Ary Quintela pra salvar essa gente? Ary Quintela é lá das catacumbas do Mobral. Bem que o Mago poderia reativar o Mobral pra nossa classe. Tem gente precisando e muito. Estamos de olho!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

LEILÃO PARA DENUNCIAR O BUCHO FURADO

Numa certa manhã...

- Mulher eu tive um sonho.
- Que sonho homem? Foi coisa ruim?
- Sonhei que tava no mercado e fui atrás de bucho...
- E daí comprou ou não o bucho?
- Calma vou contar. Eu cheguei no mercado e falei com o marchante.
--------------------------------------
- Bom dia. Quanto é o bucho?
- 3
- 3 reais?
- Não amigo. 3 mil reais.
- Quanto?
- 3 mil reais. Já disse.
O homem com um olho arregalado diz:
- E que bucho é esse? É de ouro?
- Não, mas é internacional. Fica lá no Google. É um tal de Bucho Furado.
- Furado de quê? Dá pra contar essa história direito?
- É que tem gente oferecendo 3 mil reais pra quem entrá no Bucho e metê a pexeira nele. É negócio de gente lá do sertão que depois que viu o Bucho teve uma dô de barriga da gota e agora qué rasgá o bichin todin.
- Se o sinhô quisé é só contratá um raque pra passá a faca no bucho e cumê ele todinho. E depois pegá os 3 mil. Não sei se vão pagá.
- Ah... Agora eu tô entendendo. É quanto tão oferecendo pelo número do IP do Bucho Furado, aquele blog que fica mostrando que a imprensa paraibana ta no ralo.
- Mas, só 3 mil reais?
- O senhor não acha que é pouco não pra tanto trabalho?
------------------------------------------------------
- Foi nessa hora que eu acordei mulher.
- Aí eu descobri que tava no mercado negro e não no mercado central.

Essa história é uma ficção, mas a revelação é verdadeira. Um “sinhôzin” tá oferecendo 3 mil reais para quem identificar a equipe do Bucho Furado. O gaiato grita lá copa: e a gente só vale 3 mil? Tão pouco assim? Com tanta gente querendo saber quem somos esse valor deveria ser de, pelo menos, 10 mil. Será que algum integrante do BF está sendo cooptado para se entregar? Não. Dedurar e se vender é pra outro tipo de gente que não está neste blog.
Façam suas apostas. Leilão está aberto.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

BUCHO FURADO PODE SAIR DO AR

Recebemos uma tuitada com tom ameaçador de processo na justiça. Nos perguntamos em que momento erramos e com quem? Em outras oportunidades já citamos que brincamos com quem achamos possuidor de senso de humor. Será que nos enganamos? Nossa intenção nunca foi fazer chacota nem prejudicar qualquer colega de imprensa. Por aqui já passaram Correio, Tambaú, Cabo Branco, Clube, Arapuan, TV Caisinal UFPB, TV Alex Master, portais nacionais e locais, Luis Cabelodetoldo, Jonas Topatudo, Jomar Bombril, Alex Alex Filho, Simon Bombadinho, Hildebrando Metro, Edilane Neandertal, Anacleto Catacumba, Marcele Achaqueéxuxa, Marcone Boteoóculos, Eugênia Vaitumesmo, Eliane Xapinha, todos os pássaros, Samuca Boidoido, Emerson Hajadente, Bruno Danielsam, Fernanda Matraca, Marília Gimenez, Rafaely Leite Desnatado, Jerônimo Irmãodeninão, Laura Cantinhodeparede, Ainoã Gemendo Geminiano, Heron Achaqueé Cid Moreira, Jota Redondo Ferreira, Anderson Fininho, Laís Bombadinha, Meire Alves Miudezas, Vanessa Xepinha, e outros mais que nunca se magoaram com nossas brincadeiras. Agora pensem bem. E se o nosso maior presidente de todos os tempos, Lula, fosse processar quem esculhambou com ele tomando uma pinga, e FHC que foi perturbado pelo Casseta e por todos os humorísticos da época. Até Dilma já entrou na roda do Pânico e demais programas de humor pesado. Afinal em que erramos? Com quem? E por que até esta data ninguém se pronunciou pedindo que não fosse mais citado? E agora nos avisa, via tuiter, em tom de ameaça que seremos processados? O que diremos em frente ao juiz depois de ele ler nossas brincadeiras no processo? E a mais importante de todas: onde está a liberdade de expressão que todos acima e muitos outros lutam? Vamos aguardar e não citaremos mais o nome da pessoa que nos enviou o tuiter com tom ameaçador. Continuamos brincando e desejando a evolução de todos que brincaremos daqui em diante.

SISTEMA TAMBAÚ EXEMPLO PARA OS DEMAIS

O sistema Tambaú composto pela TV Tambaú e pela Tambaú FM teve seu dia da faxina, no último sábado, com a participação da maioria dos funcionários. O Dia da Faxina faz parte de um processo de reeducação de modos e tratamentos em ambientes de trabalho que foi batizado em todo o mundo como 5S. 5S é uma ferramenta de trabalho desenvolvida no Japão que bem treinada e bem trabalhada resulta em melhor produtividade e bom relacionamento dentro da empresa. Tomara que seja apenas um dos passos que, esperamos, a Tambaú esteja implementando para a melhoria no ambiente e que todos os funcionários que estiveram no sábado nas dependências da empresa possam desfrutar dos conhecimentos praticados no 5S. E como nem tudo é treinamento, durante o sábado da faxina teve muito divertimento, brincadeiras entre colegas, uma boa feijoada patrocinada pela empresa e teve até música com a banda Tambaú (batismo nosso), composta por funcionários. Nossos elogios à nova superintendência que vem se estruturando, passo a passo, a cada dia. Que esse tipo de iniciativa sirva de lição para os demais sistemas de comunicação do nosso estado, pois não temos conhecimento de que o programa 5S tenha sido implantado em nenhuma outra empresa além da Tambaú. Estamos de olho!!!

CONTRA CORDEL, JPB E CHAVES NÃO DÁ

A produção do aguado Jornal da Arapuan apresentado por Hildebrando Começouafaltar Neto e Carla Quejimdeminas Arantes, tem que ralar muito pra disputar audiência com a novela Cordel Encantado, com o JPB2 logo em seguida e Chaves. Assistindo ao programa nesses últimos dias não deu pra segurar muito tempo a teleaudiência. Estão querendo fazer um programa todo bonitinho, mas sem praticidade. Conforme os créditos informam, a quantidade de gente não é pouca e além do mais inventam de fazer ao vivo por qualquer motivo sem motivo que faça valer. Tem ao vivo que aparece, parece, só pra dizer que tem equipamento pra isso. Jornal Arapuan que não ferroa. Pros desinformados a palavra arapuan, de origem tupi, significa um tipo de abelha, portanto, tá faltando um pouco de ferrão jornalístico no Jornal Arapuan pra poder fazer valer a força e a tradição desse nome que tem origem nos anos 60 com a inauguração da primeira emissora com esta denominação em nosso estado.

NÓS NO CONEXÃO ALEX MASTER

A TV Alex Master inovando em tecnologia teve o perspicácia de colocar no ar os tuiteres que recebiam durante o Conexão Alex Master apresentado pelo metro Alex Alex Filho e sem, aparentemente, censurar quaisquer mensagens que foram enviadas na noite de segunda. E como nós estávamos ligadinhos não deu outra e tuitamos. Resultado: meteram no ar uma de nossas mensagens que também astutos como somos capturamos imediatamente conforme se vê acima. Vamos aguardar, agora, quem vai copiar esta ideia. Estaremos de olho!!!