terça-feira, 14 de junho de 2011
TÃO ESTRAGANDO RACHEL
Os comentários que a produção do SBT Brasil força nossa
Rachel Shererazade a ler estão ficando quase que piegas e sem graça. Tudo bem
que aquele comentário sobre o carnaval tomou repercussão, nem tanto pelo
conteúdo, mas sim pela força do que a gente chama de vídeo viral na internet. O
conteúdo todo mundo já sabia. A questão é que, o comentário, tornou-se uma
febre pelas redes sociais que, naturalmente, são ocupadas pelos não adeptos do carnaval.
E ficou muito bem colocado no meio do telejornal Tambaú Notícias. Mas o SBT
Brasil não é o Tambaú Notícias. Ele é nacional, deve refletir os anseios dos
telespectadores de todo o país e até dos que estão fora, mas que assistem ao
sinal do SBT de outras formas. Então para se fazer um bom comentário é
necessário um bom mote como se diz nas redações da vida. Filosofar em
telejornalismo, como vem acontecendo em alguns comentários, é uma falta extrema
de se autoavaliar para saber da recepção do seu público. Até Boris Casoy que
ficou famoso com seus comentários rápidos e incisivos está mais comedido e
mesmo assim com falas rápidas pra não ficar cansativo e forçado. Que a edição
do SBT Brasil atente logo para os exageros antes que seu Sílvio dê um “revestrés”
e retorne para o antigo formato com Carlos Nascimento e Karen Bravo. Aguardamos
comentários. A reflexão está em aberto.
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Um comentário:
Sim, concordo. Os comentários andam pra lá de insossos. Aliás, já que aqui falamos de opinião, na minha, bastam notícias. Comentários, sejam quais forem, dispenso. Ainda mais quando ele tem um tom muito explicativo, fica parecendo que minimizaram minha capacidade de interpretação e por causa disso preciso que alguém avalie pra mim. Eca... Comentário só cai bem na internet, onde a interatividade é total. Na TV ela põe a opinião dela e desce goela a baixo... Se o telespectador em determinado momento não concorda, ele muda de canal. No Youtube, se ele não concorda, posta comentário e volta pra ver a réplica. Há uma diferença salutar no sucesso do Youtube e no que é na TV; deveriam ter avaliado a audiência do Tambaú Notícias (perdia pra Samuka, JPB e Jota Jr), nunca foi bom de ibope por causa de comentário. Ah... Alguém lembra de Mike de Mosqueiro? Fenômeno do Youtube, teve que sair corrido de programas como Ratinho e Faustão, antes que a audiência zerasse. Simples assim... Internet é Internet - Televisão é televisão.
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