segunda-feira, 13 de junho de 2011

APRENDIZADO E REFLEXÃO


Foi com muita satisfação que, pesquisando no mundo de ninguém chamado internet, encontramos o texto que reproduzimos a seguir. Qualquer semelhança com o pensamento deste blog é mera coincidência. Será?

Bom jornalismo vs mau jornalismo

A recente polêmica entre o péssimo jornalismo vs bom jornalismo - que também se vai praticando pelo país, obriga-nos a equacionar alguns valores, princípios e regras que devem presidir a essa nobre tarefa que é informar, de preferência com rigor, objectividade e imparcialidade. Isto pressupõe que uma estação de tv, a sua direcção, todos e cada um dos jornalistas têm (e devem) saber utilizar o "Ferrari" que têm nas mãos, ou seja, a sua função crítico-verificadora a fim de descodificar e redescobrir a realidade para a servir à opinião pública (já) liberta dos vícios, das deturpações e das inquinações que tem no seu estado bruto.
Na prática, é necessário verificar a informação sob pena de se estar a comprar gato por lebre, umas vezes de forma inconsciente e ignorante, outras, como certos jornais de vésperas de fim de semana, de forma ignorante e dolosa, apenas com o intuíto de penalizar terceiros afectando a sua imagem junto da opinião pública e publicada. E nisso, como em tudo na vida, há sempre meia dúzia de vendilhões do templo predispostos a tudo, motivados por razões políticas, pessoais, culturais e outras que tais. Motivações essas que, de facto, não abonam nem ajudam a credibilizar o jornalismo em Portugal.
Por conseguinte, a verificação é uma das funções primordiais da documentação que serve de base à produção de notícias em todos os graus e escalões da actividade informativa, culminando na verificação da verdade - que é sempre uma construção sociológica - e tem um valor semântico que importa precisar a fim de evitar equívocos sempre latentes na produção e divulgação da informação. Seja ela local, nacional, internacional ou de cariz planetário.
Para ler o texto na íntegra clique aqui.

Nenhum comentário: