quinta-feira, 9 de junho de 2011

IBOPE ≠ QUALIDADE

Quem pensa que alto índice de audiência, leia-se Ibope, significa retorno em clientela está muito enganado. Hoje as pesquisas são discriminadas de várias formas: horário, faixa etária, localização e outros detalhes que podem ser solicitados por quem contrata. Alguém acredita, em sã consciência, que uma Hyundai, um Bradesco da vida, um Boticário vão anunciar aonde? No primeiro lugar, no segundo, no terceiro? Pelas nossas contas no segundo que é a TV Cabo Branco com um jornalismo limpo e sem fazer chacotas, sem se candidatar a humorístico. O cliente procura o programa que atinge o seu público consumidor e não pelo tamanho da audiência. Supermercado de bairro, varejão de tecido e tapete importado da China vão para quem tem maior número de telespectadores, natural. Mas já passou o tempo de alarde nos índices apenas pela elevação dos números. O que pesa mais hoje é a qualificação da audiência e neste termo a primeira colocada tá longe de se considerar como tal. Mesmo com uma audiência mais qualificada, nos parece que a TV Cabo Branco, em alguns momentos, quer ser mais que a própria Globo quando não privilegia a comunidade talvez achando que vai cair a sua qualidade. Triste engano. Dá pra se aproximar da sociedade mais necessitada de quem a defenda sem necessariamente se nivelar pelo pior, pelo grotesco. Rebaixar um pouco o salto da afiliada da Globo local talvez seja um bom caminho para se colocar melhor nas pesquisas. Estamos de olho!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

O produto vai ser anunciado onde estiver seu público alvo. Se o cara tem um produto popular vai anunciar num programa popular. Se é um produto que requer um maior poder de compra vai pra outro horário. Toda agência tem um "mídia", responsável por escolher o programa certo para seu produto. Porque se fosse apenas anunciar na maior aundiência todos os anúncios e iriam para o JN. E o que se vê é que produtos mais caros são anunciados no JG, pois este é um jornal assistido por empresários. Carros de luxo estão lá por exemplo. É preciso analisar vários aspectos. E programa popular vende muito.