segunda-feira, 30 de abril de 2012

HONESTIDADE INCOMODA

Há quem defenda o estudo em que Jesus não fez exatamente o que muitos dizem a respeito da sua entrada na Templo (Marcos 11:15-17).  Alguns se referem a uma possível raiva de Jesus que saiu quebrando tudo expulsando todos do templo e por aí vai. Mas há quem diga que Jesus como pacifista que era jamais tomaria uma atitude explicitamente humana. Esses estudiosos dizem que a força moral e a superioridade de Jesus, já alardeada na sociedade da época, eram tão fortes que aqueles que praticavam atos ilícitos na Igreja, simplesmente se sentiram mal com a proximidade do Cristo e incomodados saíram do recinto. Mas qual o motivo de trazermos tal estudo para nossas postagens? Guardadas as devidas proporções, essa tese de a honestidade e de a moral incomodarem alguns foi o que pairou no ar nas ondas radiofônicas, aqui em João Pessoa no momento em que um velho jornalista desabafou fazendo um relato da sua história de não-envolvimento com políticos, mesmo já recebendo propostas tentadoras para isso. Tal desabafo foi uma reação a acusações de tuiteiros que insinuaram ter o jornalista alguma assessoria política. Após a fala do jornalista pudemos sentir, apesar de não estarmos no estúdio, um certo silencio entre os colegas com tamanha firmeza e limpeza de posicionamento daquele que, naquele momento, usou os microfones para um desabafo o qual destoava um pouco da corriqueira linha editorial da emissora o que valeu também o pedido de desculpas do jornalista em "sessão de descarrego" terapêutico. O silêncio e as palavras que se seguiram nos fizeram pensar a respeito de como a profissão jornalística pode sobreviver às tentadoras tetas políticas ou mesmo governamentais. Não é surpresa pra ninguém que jornalistas, radialistas, comunicadores estejam presos monetariamente a algum político. Surpresa, para nós, é ouvir o desabafo de um jornalista que em décadas de profissão não se deixou embriagar por falácias partidárias nem se deixou submeter a um direcionamento de suas ideias. Aos nossos colegas que não seriam leais caso tivessem a mesma atitude do velho jornalista fica o sentimento de que a honestidade incomoda. Estamos de olho!!!

4 comentários:

Massa CríticaPB disse...

Incomoda e surpreende. Já que se trata de uma grande raridade no cenário político e jornalísitco

Anônimo disse...

São poucos os que não se deixam influenciar facilmente, ou nunca se influenciam!!! Existem radialistas, semianalfabetos, que chegam à João Pessoa, vindos lá dos cafundos do Judas e, em pouco tempo, já estão com um carro importado, ou similar!!! É uma vergonha!!! Por falar em radialista... Me incomodou bastante uma matéria divulgada esta manhã (30/04/2012) pela CBN João Pessoa. A matéria, feita por Larissa Pereira, era sobre as chances no mercado de trabalho ampliadas para quem domina um segundo idioma. O meu incômodo foi com o texto. Em vários momentos, Larissa [Pereira], que tem formação em Rádio e TV, conduziu o seu texto como se fosse para TV, não creditando o nome das personagens. Por exemplo, ela narrou "ESTA SECRETÁRIA DOMINA TRÊS IDIOMAS..." e apareceu a sonora da personagem. A pergunta que fica é: Qual secretária? Em outros momentos, ela narrou: "ESTA EMPRESA..." como se o ouvinte tivesse vendo a empresa. Das duas uma: ou Larissa não aprendeu como se escreve para rádio ou o pessoal da CBN está aproveitando as matérias que estão sendo usadas nos telejornais da TV Cabo Branco, empresa do mesmo grupo da CBN João Pessoa. Assim como a galera do Bucho Furado, estou de ouvidos ligados também!!!

Anônimo disse...

QUEN FOI ESTE JORNALISTA..

Anônimo disse...

Assisti a matéria na TV e ouvi no rádio e pelo visto a CBN aproveitou a matéria da TV, o que já percebi ser bastante corriqueiro. Já ouvi matérias de Larissa feitas para o rádio e ela tem um texto muito bom.