sexta-feira, 9 de março de 2012

PÉROLAS DO DESPREPARO

Depois de anotarmos tantos atentados à nossa Gramática e principalmente aos ouvidos dos telespectadores e ouvintes de João Pessoa, ficamos a imaginar qual o limite de quem não tem o senso do ridículo ou mesmo quem não tem a menor noção do que pratica contra nossa sofrida Língua Portuguesa. Ultimamente um colega nosso vem perdendo totalmente os limites da decência quando, na falta de vocabulário, usa de palavrões como se disfarçando uma performance de indignação contra o que ele nem mesmo sabe o que é pois mostra em vários momentos o desconhecimento de leis, de direitos previstos na nossa Constituição Federal e os demais Códigos que regulamentam nosso mundo jurídico. Corre de manhã na TV Paraibana, de segunda a sexta, o programa que revela essas aberrações. Bem que essas aberrações gramaticais podem ser perdoadas. Quem não pode ser perdoado é aquele que consente o autor de usufruir do microfone e das câmeras levando ao telespectador o pior exemplo de como se comunicar. Programa popular não tem que ser confundido com linguajar de baixo calão. Assim como pobreza não é sinônimo de sujeira, a sujeira gramatical também não pode ser sinônimo de identidade com a sociedade. E o dever de informar e formar o telespectador e o ouvinte fica em que nível de prioridade da comunicação? A nenhum radialista ou jornalista é dada a permissão de falar errado. O uso correto da Língua Portuguesa é o mínimo que se pode exigir diante de um microfone ou de uma câmera. Abaixo alguns trechos de falas daquele que tem total liberdade de empresários para promover a vergonha de um programa que se diz jornalístico.

- Esse é o país da p... taria.
- P...rra tá incrível.
- Eu fico puto...
- É f...da.
- Cabra escroto da p...rra
- Isso é uma p...taria

F...da é a gente ligar a televisão, logo de manhã, e dar de cara com atrocidades desse tipo. Pobreza de espírito, de preparo, de estudo, de responsabilidade. Afinal o programa, ainda, não foi classificado e despista como se fosse “Livre” para o horário. Estamos de olho!!! Mas pensa que acabou? Tem mais algumas atrocidades do mesmo autor abaixo.
- Quando em forem
- Vocês prende
- O monossilabo (ele pronunciou sem acento)

Até que enfim acabou. Ficamos com medo de desprender.

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi justamente por causa dessa falta de educação, desse desrespeito aos ouvidos dos telespectadores que aqui em casa deixamos de assistir a TV Correio. Principalmente quando Fabiano Gomes está no ar. Que rapaz sem o menor preparo para comunicação! Que desrespeito dos que fazem essa emissora com os telespectadores! Uma lástima.

João Melão disse...

Em que pé está o fechamento da TV Correio pelo MP?

Nanda Ribeiro disse...

Que texto M-A-R-A-V-I-L-H-H-O-S-O!!!
confesso que estava achando esse blog que tanto amo UM POUCO cansativo.
E eis que me deparo com esse texto que simplesmente define tal jornalista...
Sei que estamos falando de palavras de baixo calão mas vcs são do CARVALHOOOOOO!!!!RSRSRSRS!!

Anônimo disse...

É uma pena que profissionais que, simplesmente, não aprenderam a falar confundam um linguajar acessível com um linguajar que assassina a nossa "Última Flor do Lácio". No curso de Comunicação (UFPB), aprendi uma teoria que diz que tanto a mídia influencia a sociedade, como esta influencia aquela. É a chamada "Two Step Flow Comunication". Acho que o telespectador paraibano tem, sim, um pouco de culpa pelos horrores a que assistimos todos os dias!!! Que saudades do popular limpo feito por profissionais como Jonas Batista!!!