sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PÉROLAS DA SEMANA

Há meses nós, do BF, chamamos a atenção para vários escorregões, erros mesmo, que colegas nossos de profissão cometem. Erros também de alguns meios que não se importam com informações incompletas, agressões a ética jornalística além de atentados grosseiros à nossa Língua Pátria. Com já é de costume toda sexta nós registramos algumas pérolas que nossos colegas "excretam" nas rádios, nas tvs, nos sites, nos jornais. Vamos a elas.

Resistrando – Batista Sempescoço Silva
Por causa de som alto no Timbú (era Pitimbú) – Carla Torresmim Arantes
Isso gerou por contas de brigas – Marco Homempássaro Águia
Segundas informações – Marco Homempássaro
Porque vocês não se reúnam pra resolver? – Samuka Humildadepura (e foi professor)
Autoridade, intelectual resolva o problema do povo – Samuka Humildadepura Duarte
Desafiou eu. – Samuka Humildadepura Duarte
Laís como é que andam as coisas por aí? Hildebrando Faltoupergunta Neto
Falta agora 2 perguntas – Marcele Achaqueéxuxa Mosso
Hermano Enin - Marcele Achaqueéxuxa Mosso
Peia for só não resolve se for pouco - Fabiano Praeuoupramim? Gomes
Tem muitas lojas e empresas – Fabiano Praeuoupramim? Gomes
Foi eu que deu o coice nela – Fabiano Praeuoupramim? Gomes
Existem bons e mas profissionais - Fabiano Praeuoupramim? Gomes
Daqui a pouco vem os alô – Emerson Hajadente Machado
Toda venda arrecadada é revertido – Meyre Alvesmiudezas


Ainda é tempo para todos acima fazerem uma visitinha ao Santuário do nosso protetor da Gramática São Francelino. Ele pode ser encontrado em alguns cursinhos da nossa Jampa. Por amor à nossa Língua Portuguesa façam essa visita o mais rápido possível. Sempre há tempo. E nós estamos de olho!

5 comentários:

Alceu Kumiama disse...

Por causa de som auto no Timbú (era Pitimbú) – Carla Torresmim Arantes

Eitaaa!!! O BF vai zoar do erro dos outros e acaba sendo atropelado, também. SOM AUTO... Quer dizer que esse SOM ALTO é produzido por um AUTOmóvel, correto??? Ahhh, entendí.
É que a repórter num explica, cara!!
Ela resumiu tudo, até o nome da praia.
E agora, aprendí: Som auto quer dizer que é o som dos paredões dos autos...kkkkkkk

Prof. Moreno disse...

Um alto-falante é um dispositivo que “fala alto”. É composto do advérbio alto (invariável) mais o antigo particípio presente falante (como o Burro Falante, do Monteiro Lobato). No plural, portanto, só pode formar alto-falantes. O problema deste vocábulo já começa no nível fonológico. Já deves ter percebido que, em nosso idioma, o L em final de sílaba é normalmente realizado como um /u/: mel soa /méu/, animal soa /animau/ e o Ed Motta pode cantar tranqüilamente “Manuel foi pro céu” sem assassinar a rima. Esse fenômeno, embora perfeitamente inofensivo na esmagadora maioria dos casos, vai tornar indistinguíveis, na fala, pares como mau e mal, alto e auto. Está aberta a porta para a confusão.
Como os alto-falantes fazem parte do equipamento de som do automóvel, eu também já vi, em muitas lojas especializadas, a grafia auto-falante. É claro que isso está errado, Juan, mas não se trata aqui do uso indevido do prefixo auto com o sentido de “a si mesmo” — como no fogão de forno autolimpante, que, segundo a lenda, teria a capacidade de limpar a si mesmo! Parece-me, antes, a crença errônea de que os alto-falantes sejam parte do automóvel; por isso, usam auto pensando tratar-se algo assim como autopeças, autódromo, automecânica, auto-escola.
Minha convicção de que essa foi a origem do erro ficou ainda mais reforçada quando percebi que muitos técnicos de sonorização para ambientes, para espetáculos, etc., utilizam apenas falantes, como se estivessem preocupados em frisar que não se trata de som de carro: “Aqui vamos instalar 12 falantes“. Essa forma, por ser mais curta e por evitar a velha dificuldade do plural dos compostos, talvez até venha, no futuro, a substituir alto-falante — na mesma direção seguida pelo Inglês, que de loud speaker está passando a usar apenas speaker. Abraço.

Anônimo disse...

kkkkkkk
essa foi boa!
É o famoso "sentar no próprio rabo pra falar do rabo dos outros".

Anônimo disse...

Minha contribuição ao BF:
Na quinta feira passada, no correio debate, mais uma pérola do gordinho fabiano pikareta gomes:
Chamou os vendedores ambulantes de CAMELÔRES, os pobres camelôs espancados pelos bombados de agra.
Um abraço para todos do BF e parabéns!

Anônimo disse...

VOCÊS PRECISAM OUVIR BATISTA SEM PESCOÇO SILVA, FALR "GUNVERNADOR" RICARDO COITINHO.