quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PASSAGEM NO TELEJORNAL

Antes da dica se faz necessário um esclarecimento para no nosso leitor que não está por dentro da linguagem televisiva. Passagem em televisão é aquele momento em que o repórter aparece no vídeo para dar alguma informação durante uma reportagem. Então vamos ao nosso texto.
Depois de assistir a várias reportagens em nossas emissoras de tv, principalmente em João Pessoa, notamos que alguns repórteres insistem em fazer passagens para, na realidade, aparecer no vídeo. Muitas edições ficariam bem melhor se simplesmente não houvesse a famosa passagem do repórter. Movidos por esta constatação resolvemos pesquisar, pra não parecer arrogância nossa, e trazemos abaixo parte do texto do jornalista Aurélio de Freitas de Juiz de Fora, MG.

O artifício (passagem) tem como principais objetivos enaltecer, ressaltar e destacar determinada informação. É importante ressaltar que, quando se trata de telejornalismo, a informação precisa ser considerada em um contexto. Assim, dados, narrativa, entonação, composição, performance e dinamismo precisam ser pensados a fim de facilitar a compreensão do fato narrado.
Como informação indispensável, o texto por si só já desempenha papel de composição. Um conteúdo bem elaborado para a passagem que transmita ritmo e firmeza para todo o contexto da matéria é elemento fundamental para a coesão do tema e para a compreensão eficaz do telespectador. Porém, outro detalhe que merece atenção do jornalista ao pensar, não o texto, mas a colocação da matéria, é o aspecto físico da montagem. Neste ponto, é necessário sensibilidade e um tom de senso crítico do profissional para a escolha do local onde a passagem será gravada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto aí é de um jornalista de Juiz de Fora, MG? Ora, ora! Taí a explicação que Anco Márcio tanto buscava pra entender o tsunami de repórteres e apresentadores mineiros (de Juiz de Fora, principalmente) nas emissoras pessoenses.

Anônimo disse...

A Tv Panorama de Juiz de Fora é a única afiliada que tem uma afiliada,no caso a Tv Cabo branco.

Anônimo disse...

Na maioria da vezes as passagens dos nossos reporteres obedecem aquela regra narcisista:"mamãe,olha eu aqui!"