quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PELA PARAÍBA

Afinal de contas a quem interessa uma fábrica de carros em Pernambuco? A Pernambuco e ponto final. O que nos incomoda é ver e ouvir jornalistas e radialistas no nosso estado congratulando uma conquista de lá como se fosse uma conquista pro lado de cá, como se estivessem olhando uma festa por cima do muro do vizinho sem ter recebido convite só sentindo o cheiro das guloseimas, apenas por cima do muro. Entre tantas manifestações, para nós esquisitas, pudemos acompanhar alguns momentos, ontem, dos programas Correio Debate e Polêmica PB. Coincidentemente os assuntos eram os mesmos no momento da nossa audição. Nilvan Ferreira, na Paraíba FM, expunha uma postura de quem não vê tanto motivo pra comemoração. Do outro lado na 98 FM, Welington Farias e Heron Cid se debatiam com opiniões conflitantes. Enquanto Welington Farias estranhava tanta comemoração com uma fábrica lá em Pernambuco, o seu colega de estúdio se posicionava como quem queria comemorar a festa do vizinho. Welington, em defesa da Paraíba, dizia que não tínhamos o que comemorar e Heron de forma escorregadia tentava, tentava e tentava arranjar palavras que justificassem essa euforia induzida por alguns meios de comunicação aqui na Paraíba. Pura falsa expectativa. O fato é que a fábrica da Fiat beneficiará, em muito, o estado no qual será instalada e principalmente os municípios no entorno de Goiana. Outra coisa. Fala-se do lado de cá com uma felicidade como se a inauguração fosse pra já, mas a previsão é 2014 coincidentemente o ano eleitoral para governadores, deputados e senadores. A Paraíba vai tirar dividendos com tudo isso? Algum vai, mas nada parecido com os “fogos” que estão soltando por aqui. Em defesa da nossa Paraíba e para que deixemos de ser “quintal” de Pernambuco, que nossa imprensa assuma a verdade: a comemoração é pernambucana e não paraibana. O governador Eduardo Campos está fazendo o dever de casa e a casa dele é lá e não cá. Seremos mesmo é ‘turismo’ para os executivos da Fiat. Paraíba pela Paraíba já.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não entendo o porque do Bucho estar estranhando essa comemoração. Não é assim no futebol? Vibram pelos times do Rio que não trazerm qualquer dividendo pra PB. Infelizmente o povo da PB gosta de vibrar e comemorar por tudo de fora,e esquece de vibrar pelas conquistas daqui.

Kalyne Almeida disse...

Nossa! Parabéns, galera. Uma opinião bem feita.

Alceu Kumiama disse...

Utilizando um termo da net: A PB está apenas "trollando".
Ou no linguajar popular da periferia: "Poivando".
Ou seja, apenas olhando a festa dos outros, como relata o BF.
Um político disse na TV que essa fábrica beneficia todo o Nordeste, pois o que se instalará é uma montadora, que não fabrica nada. E precisará das peças para montar suas unidades e essas peças poderão ser compradas na PB... E eu disse: "oxe! Aqui tem fábrica de peça, é?"
Minino... Esses políticos daqui mal sabem organizar um trânsito na Epitácio... Vão ter condições de trazer grandes empresas pra cá... Acordem.
Pelo menos deveriam aprender com Pernambuco.
Pelo menos no trânsito.
ô, minino da STTRANS!!! Vai lá na Domingos Ferreira, no Recife e aprende como se faz! E coloca pelo menos os semáforos em sincronia de 45 segundos, como é lá. SIM... E lá tem muuuuito mais veículos que aqui, viss? E com a fábrica nova é que vai ter mermo...RSRS
Sim... Ia esquecendo de comentar sobre os jornalistas.
Infelizmente, os citados não tem opinião prórpia. É o que o dono da empresa manda.
Me provem o contrário.

Vinicius Pedrine disse...

Não percebem que isso é uma jogada para tornar o nome de Eduardo Campos mais conhecido? Esquecem que ele quer a cadeira de Dilma em 2014?

Antonio Luis disse...

Eu não entendo é como vocês conseguem ser tão imbecis para não ver que uma fábria de automóvei instalada,mesmo que em outro estado - visinho, vai gerar muitos empregos para nós aqui da Paraiba. Talvez o que vocês não conseguem comemorar é o fato de um estado vizinho nos beneficie de alguma forma. Porque, ao invez de falar tanta besteira, sem analisar os pormenores, você não se ocupam de dar notícia? SIMPLES, resolveria pelo menos uma questão: a da ignorânica.

Anônimo disse...

Conheço muita gente de Goiana que trabalha em JP, por que nós de JP não poderíamos trabalhar em Goiana? Acho positivo a vinda sim...

Anônimo disse...

Se a fábrica vai beneficiar as cidades em torno de Goiana, isso não inclui nenhum município paraibano? Goiana fica grudado na divisa, então é claro que a fábrica vai beneficiar milhares de paraibanos... isso é motivo pra comemorar, não é?

Anônimo disse...

Isso é aprazeirar-se no falo pernambucano.

George disse...

Nós somos o quintal de penambuco pra lá: Refinaria de petróleo , Estaleiro , petroquimíca , Fábrica da FIAT. Para o nosso lado uma banana bem grande.Ô estadozinho atrasado , com jornalistas comedores de bola que dá vontade de vomitar. Não escuto rádio local nem tv local , devido ao produto ser de baixa qualidade e profissionais despreparados.

Vinicius Pedrine disse...

Antonio Luis, imbecil é você. Dê uma passada pelo dicionário e escreva corretamente. Aula grátis
O termo “invés” é substantivo e variante de “inverso” e significa “lado oposto”, “avesso".

Já a expressão “em vez de” é mais empregada com o significado de “em lugar de”, porém, pode significar “ao invés de”, “ao contrário de”. Observe:

A menina assistiu à TV em vez de filme. ( não poderá ser usado “ao invés de”, pois não há oposição de termos).

A professora, em vez de diminuir a nota do aluno, aumentou-a (a expressão “em vez de” poderia ser substituída por “ao invés de”, pois temos termos contrários “diminuir” e “aumentou”).

Se “em vez de” pode significar “ao invés de”, como poderemos identificar o emprego de ambas as expressões?

A expressão de “em vez de” pode ser empregada em múltiplas circunstâncias, desde que seus significados sejam mantidos. Já “ao invéSSSS de” poderá ser aplicada somente quando há termos que indicam oposição na frase, significando “ao inverso de”.

Anônimo disse...

Infelizmente os paraibanos gostam de "gozar no pau dos outros". Não dá pra entender. Torcem pra times de outros estados, enquanto os de casa estão se acabando. Não dá pra dizer que a fabrica da Fiat não vá beneficiar a PB, mas que PE vai ficar com quase tudo vai. Pra quem se contenta com pouca coisa... Viva os Paraiba!!!